Livros Sapienciais parte II: “Provérbios, Eclesiastes, cântico dos cânticos, Sabedoria e Eclesiastes”

Hoje vamos conhecer mais sobre os livros sapienciais, os livros da sabedoria. E vamos fazer um resumo de cinco livros: Provérbios, Eclesiastes, cântico dos cânticos, Sabedoria e Eclesiastes. Esses livros foram constituídos por vários autores mas são conhecidos por serem livros de Salomão.

Salomão é figura de Sabedoria e Israel. Mas quem era Salomão?

leia mais

Salomão era filho do rei Davi, mas se destaca na escritura por sua experiência pessoal com Deus quando era ainda uma criança. (1 Reis 3,5-11). Em um sonho Deus se revela a Salomão em um sonho. E o Senhor diz: “Pede o que desejas e eu to darei”.  Salomão poderia ter pedido todas as coisas, riquezas, fama, mulheres, saúde… Mas pediu ao Senhor obediência. Esse desejo agradou tanto a Deus que o Senhor lhe concedeu o dom da sabedoria, de modo que nunca houve em Israel um homem tão sábio como Salomão.

No seu reinado a dinastia Dávidica vive um grande crescimento, Salomão construiu o templo para o Senhor, e reis de todo mundo vinham de longe para ouvir a sabedoria de Salomão.

1 Rs 5,9-12 –  Deus deu sabedoria e prudência extraordinárias a Salomão. Seu coração era magnânimo como a areia das praias do mar. A sabedoria de Salomão superava a de todos os orientais e egípcios. Era mais sábio que todos os homens, mais sábio que Etã, o ezraíta, Hemã, Calcol e Dorda, filhos de Maol, e era famoso em todas as terras circunvizinhas. Salomão pronunciou três mil provérbios, e seus cânticos foram cinco mil.

Por isso os autores Bíblicos atribuíam a autoria dos livros a pessoa de Salomão figura da Sabedoria em Israel.

Vamos aprofundar um pouco mais:

1º PROVÉRBIOS: A palavra provérbios, significa “palavra dentro de palavras” ou seja um provérbio não é apenas uma palavra ou frase, mas um lição de vida onde podemos encontrar um balsamo de ensinamentos. No livro de provérbios destaco dois elementos:

  1. No primeiro capítulo (1,1-6) temos a finalidade ao qual o livro foi escrito.
  2. O livro de provérbios tem 31 capítulos, você pode fazer um plano de leitura, lendo um capitulo por dia.

2ª ECLESIASTES:  Eclesiastes, significa é “reunir, convocar”. Em grego “ecclesiastes” significa também “orador que fala na assembleia”, certo tempo acreditou-se que esse livro fosse um discurso, um sermão feito ao povo israelita em assembleia pública.

3º CÂNTICO DOS CÂNTICOS –  Cântico dos Cânticos é uma poesia que narra a história de amor de Salomão por sua esposa Sulamita que de acordo com muitos teólogos era um linda pastora que Salomão conheceu no início do seu reinado. Os padres da Igreja veem esse livro como o amor de Cristo por sua ser consumado em Sua Segunda Vinda.  Por isso Cântico dos Cânticos é um livro de profunda riqueza espiritual e deve ser lido em espirito de oração. Destaco cap 3 “a busca desesperada a amada por seu amado’ e o capitulo 8,7 a-8 ‘o amor é forte como a morte… nem as aguas torrenciais podem extinguir o amor, nem os rios poderão afoga-lo.

4º SABEDORIA –  entre todos os livros didáticos do Antigo Testamento, o presente apresenta um grande elogio a sabedoria que tem por objeto orientar a verdadeira religião, aquela que está enraizada no próprio Deus.

 Nesse livro encontramos dois personagens: O sábio: Aquele que possui o temor de Deus, o princípio da sabedoria. Temos o insensato, o ímpio aquele que não possui a sabedoria pois não possuí o temor a Deus.

4º ECLESIASTICO:

O livro de Eclesiástico foi escrito por um sábio que possui um nome que era muito comum entre os judeus, Jesus, para não confundirmos com o nosso Senhor Jesus Cristo a tradução grega atribui o nome de Jesus bem filho de Sirá.

O livro, formado por reflexões pessoais do autor, era comumente lido em templos cristãos, aliás o nome Eclesiástico (Livro da Igreja ou da Assembleia) provém do uso oficial que a Igreja faz desse livro, em contraposição à Sinagoga judaica, que não o aceita como Palavra de Deus.

O centro do livro está no cap. 24, em que o autor identifica a Sabedoria com a Lei de Moisés (24,23). Não se trata das leis (= legislação), e sim dos cinco livros do Pentateuco que, em hebraico, se chamam Torá = Lei. Esta, na visão do autor, constitui a Sabedoria de Israel. Com efeito, a narração toda do Pentateuco mostra a experiência básica de todo homem e de qualquer povo: a sabedoria que nasce da experiência concreta e conduz à vida.

Espero que esse breve resumo desperte em seu coração o desejo de mergulhar mais profundamente na Sabedoria da Palavra de Deus.

Leave a Reply


6 + 8 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas