Inclinados para o amor! (João 20,11)

 “Enquanto chorava, inclinou-se para o interior do sepulcro”.(Jo 20, 11)

Por que Maria madalena inclinou para ver o interior do sepulcro, se a mesma sábia que Jesus não estava la? Dizia, São Gregório Magno: “Ao que ama não lhe basta olhar uma só vez, porque a força do amor multiplica o esforço de buscar”.

Resultado de imagem para maria madela vendo o sepulcro

Você tem se inclinado de amor pelo Senhor?

Confira essa meditação na íntegra!

Maria Madalena sabia que o sepulcro estava VAZIO; porém, era um CONSOLO para o seu coração OLHAR e TORNAR a OLHAR os lugares e pertences do AMADO, para que fosse mais viva a sua recordação. INCLINOU-SE, como fizera o discipulo amado  (Jo 20, 5) para poder ver o INTERIOR do sepulcro à busca de seu divino amado.

A mesma se configura a amada do cantico dos canticos e de todos que estão desesperadamente apaixonados:

Em meu leito, durante a noite, procurei o amado de minha alma. Procurei-o, e não o encontrei.Vou, pois, levantar-me e percorrer a cidade, pelas ruas e pelas praças, procurando o amado de minha alma. Procurei-o, e não o encontrei. Encontraram-me os guardas, que faziam a ronda pela cidade: “Acaso vistes, vós, o amado de minha alma?”  (Cantico dos Canticos  3,1-3).

Dizia Santo Agostinho:

Ainda chorando, INCLINOU-SE para olhar pela abertura baixa da entrada do sepulcro. Não conformava com a ausência do seu Senhor: “Porque o fez, não sei. Sabia que não estava ali aquele que procurava. Ela mesma anunciara aos discípulos que ele tinha sido tirado. Tinham vindo ao sepulcro e procuraram o corpo do Senhor, não só examinando, mas entrando. Porque olhou ela, inclinando-se para o sepulcro, enquanto chorava? Porque morria de dor e julgava não dever acreditar nem nos seus olhos nem dos Apóstolos? Ou teria olhado, movida por certo divino instinto?” (Santo Agostinho).

Maria Madela realmente foi uma das mulheres que mais amou o Senhor, desde que o Senhor lhe libertou das trevas do pecado, seu coração se tornou adorador, a mesma carregava em seu coração um grande amor por Jesus, proprio de todos aqueles que experimentam o fogo do Espírito Santo em seu coração. O coração de Santa Maria Madalena ardia de amor, por isso mesmo em meio aos prantos não deixou de busca-lo, como o pai Abraão “Esperando contra toda esperança, ela firmou-se na fé…  pois estava plenamente convencida de que Deus tem poder para cumprir o que prometeu” (Rm 4,18;21).

Como desenvolver esse amor por Jesus? de nossa parte podemos tomar duas iniciativas concretas:

1ª Precisamos pensar mais no seu amor:   

Os Santos deixaram essa marca sobre a terra, os mesmos  passavam grande parte do dia com o Evangelho diante dos olhos, meditando nos padecimentos a que Ele se entregou por nosso amor. Recentemente o Papa Francisco revelou que grande parte de sua oração é fazer “memória” ao Senhor e o que o mesmo fez em sua vida.

2º  Busca-lo de maneira continua: 

Quem ama a Jesus Cristo não desiste de buscá-lO… não consegue viver longe do seu amor… Quem ama, visita a pessoa amada e se por acaso não a encontra continua a busca-la. Onde mora Jesus todos o sabemos. Ele se encontra no sacrário, na Palavra, nos sacramentos, nos mais pobres e excluídos. Mas será que temos o buscado?

O profundo amor de Maria para com aquele que a tinha curado, a fez sair de casa naquela fatídica manhã. Primeiro, descobre que o túmulo estava vazio. E então o viu. Viu aquele não tinha a abandonado. Que possamos fazer contnuamente essa experiência de vivermos curvados diante do Senhor, inclinados ao seu amor que nos constrange, capacita, restaura, revigora e impulsiona para gritar ao mundo que Ele vive, como fez Maria Madalena. Aleluia!

Leave a Reply


8 + 6 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas