A ESPIRITUALIDADE DO NATAL (cf Mateus 2,1-12)

Imagem relacionada

Confira nessa meditação um estudo Bíblico sobre a espiritualidade do Natal.

Algumas considerações:  O Evangelho de Mateus foi escrito especialmente aos judeus convertidos; Mateus faz questão de revelar que todas as profecias referente ao messias e a restauração de Israel se cumprem com a vinda de Jesus.  Por isso o evangelista cita muitas profecias do antigo testamento.

  1. Nesse texto o mesmo aplica duas importantes profecias ao nascimento de Jesus:

Sobre o local geográfico onde viria o messias, que foi profetizado por Miquéias (700 A.C); De acordo com Miqueias 5,1 ss, o Messias viria da cidade de Belém, a menor e mais simples das tribos de Judá. Encontramos Mateus o citando (cf Mt 2,6). Muitos não sabiam desse dado, Isso explica o porquê Natanael de início não acreditou em Jesus por que pensava que o Senhor havia nascido em Nazaré. “De Nazaré pode vir algo de bom?” (João 1,46). Jesus era de Nazaré mas nasceu em Belém de Judá, conforme a profecia.

Uma outra profecia que se cumpre é dos magos que seguem a estrela (cf Nm 24,17).

Os magos que caminham ao encontro de Jesus eram de uma tribo de sacerdotes da pérsia (irã) dados a astrologia.  Por isso os magos são conduzidos por esse sinal, à estrela que sai do oriente e caminha para Judá, no livro de números cap.24 v. 17;19-20 “uma estrela sai de Jacó” Jacó era o Pai de Judá, de acordo com as escrituras o messias deveria nascer em Judá, local do nascimento de Jesus.

E quando os magos partem conduzidos por essa estrela profetizada nas escrituras eles caminham até o estábulo onde o menino Jesus está (cf Mt 2,9-11).

  1. Mas nesse texto vamos ver uma outra realidade: Herodes (cf Mt 2,3-4).

Vamos ver no texto que a revelação do nascimento do menino deixou Herodes perturbado. Mas porque Herodes ficou perturbado com o nascimento do menino?

Herodes também conhecia a profecia, Ele sabia que com nascimento do menino

Herodes é aquele que deseja matar o menino, Herodes nos dias de hoje é o grande inimigo do Avivamento que produz santificação e salvação. O reinos das trevas seria aniquilado pelo reino da luz, o nascimento do messias seria causa de queda e reerguimento para muitos em Israel (cf Lc 1,34) Jesus esmagaria a cabeça da serpente, uma grande luz surgiria para Israel.

Por isso Herodes tenta de todas as formas articular um plano para matar o menino. Satanás tenta de todas as formas fazer com que o menino seja assassinado em nossos corações. Sem ele não temos vitória e somos presas frágeis em suas mãos.

Qual é arma do diabo? O pecado, seu projeto é desviar nossos corações do foco e mudar nossa mentalidade para nos levar a apostasia.

Os magos fogem da astucia de Herodes de duas formas, existem duas formas de mantermos viva a experiência que temos com Jesus:   1ª ADORAÇÃO (Mt 2, 9-12)  Os magos em adoração oferecem ao menino três elementos: Ouro, incenso e mirra.

Resultado de imagem para os magos oferecendo presentes

Podemos fazer duas aplicações:

A primeira sobre o conteúdo da adoração:  Os presentes dos Magos podem parecer estranhos a um primeiro olhar, mas nos ensinam a reconhecer a Deus na pequenez do Menino Jesus. Mateus quer nos revelar o significado dos presentes:

Ouro significa a realeza esse era o presente dado aos reis. Os magos em adoração proclamam Jesus como rei.

O Incenso a adoração: Os vapores de incenso eram considerados símbolo de oração “Suba a minha oração perante ti como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde”.(Sl 141.2) Nisto os magos em adoração proclamação que o menino não era apenas rei mas também Deus.

A Mirra: A mirra é como uma pomada para embalsamar os mortos. A mirra foi uma das especiarias usadas no sepultamento de Jesus (João 19.39). A mirra representa a humanidade de Jesus, que meio de sua morte, salvará a humanidade de seus pecados.

Assim em toda adoração devemos adorar Jesus, mesmo que diante de nossos olhos se apresente fraco como menino, preso na cruz o dentro do sacrário, como Rei, Deus e nosso salvador. Aleluia!

Mas os Santos também fazem outra aplicação: Ensina Santo Afonso de Ligório comentando esse texto:

Lembra-te, porém, do que ordena o Senhor: Não aparecerás em minha presença com as mãos vazias (cf Dt 16,16 b). Quem se aproximar do altar para me honrar, não se aproxime sem me oferecer alguma oferta. Na noite do Natal, os pastores que foram visitar o Menino Jesus na gruta de Belém, trouxeram-lhe os seus presentes. Que poderás oferecer-lhe? O presente mais precioso que possas trazer para o Menino Jesus, é um coração penitente e amante: Pois quando aproximamos para adorar Jesus nos pede o seu maior desejo: Meu Filho, dá-me o teu coração.

Esse coração precisa ser dado de três formas:

  1. a) Como ouro: O santo revela que o ouro é o melhor amor. O primeiro amor (cf Ap 2,4).

Você tem entregado ao Senhor o melhor de sua vida? Tem derramado diante dele um amor sincero, maduro, desejoso de agrada-lo?

  1. b) O Incenso: Uma vida de oração continua… Diz o livro do Levítico 6,6 que o fogo deve arder continuamente no altar, sem jamais apagar.

Jesus quer que seu coração arda, queime continuamente por Ele, esse fogo do amor não pode apagar, para isso precisamos orar sem sessar, orar de todas as formas possíveis a começar por nossa oração pessoal e diária e a transbordar em nossa oração comunitária.

  1. c) A Mirra: Purificação do coração, a verdadeira adoração exige uma purificação continua de nossos pecados e paixões desordenadas. Esses três elementos: Amor, oração e purificação. Produz uma fé Avivada.

Para concluir: Aprendemos um segundo elemento: Conversão (v,12) Os magos voltaram por outro caminho.

 Aqueles que realmente encontraram com Jesus nunca mais voltam pelo mesmo caminho. É impossível dizer que encontrei com Jesus e continuei o mesmo, onde o Espírito Toca Ele transforma.  Precisamos encontrar Jesus para vivermos uma segunda conversão.

 

Leave a Reply


4 + 2 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas