Josué 8,1-35 – A queda Hai.

Imagem relacionada

Aprenderemos nessa meditação: Não podemos desistir dos planos que Deus tem para nós, por causa de nossas derrotas. Após a desolação sempre vem um tempo de consolação (São Inácio de Loyola). Deus esta nos levantando para vencermos no presente inimigos que nos derrotaram no passado.

Confira essa reflexão na íntegra!  

O Senhor disse a Josué: “Não temas nem te acovardes. Toma contigo todos os guerreiros, levanta-te e sobe a Hai! Vê, estou entregando em tua mão o rei de Hai, junto com o povo, a cidade e a terra (Josué 8,1).

Da primeira vez, por causa da prevaricação de Acã que contaminou todo o Israel, eles não puderam derrotar Hai. Os espias disseram que bastavam uns 2000 para dar fim neles e Josué enviou 3000 e ao fim foram humilhados, para ver o texto na íntegra acesse:  https://bit.ly/2LWkpDB.  Resolvida à questão do pecado, o Senhor garante a Josué a vitória sobre Hai e pede-lhe que vá contra eles que agora ele irá com eles e triunfarão.

  1. O Senhor disse a Josué: “Não temas nem te acovardes.

Uma palavra de ordem em todo livro de Josué “Não temas nem te acovardes” antes de nos levar para uma batalha o Senhor cuida de nossos corações, nos curando, animando, reinflamando a fé em nossos corações, os mesmos necessitavam dessa consolação, pois estavam temerosos, preocupados e cheios de dúvidas.

Em segundo lugar, pediu que ele enviasse todos os homens de guerra (os preparados para batalha). Deus poderia vencer o exercito de Hai sem a mão dos Israelitas? Claro que sim, mas Ele não age sem nossa cooperação, a Josué competia avançar, andar pela fé em obediência. E ele obedeceu enviando 30.000 soldados para batalha ou seja colocou o melhor no projeto que Deus tinha para ele.

Josué então se prepara e traça uma estratégia de guerra contra eles ao lhes preparar uma armadilha para os apanhar na sua arrogância, pois pensaram que seria como da primeira vez que colocaram os Israelitas para correrem deles (cf. Josué 7). 

Começaram a perseguir os Israelitas de forma obstinada, deixando para trás toda a cidade desguarnecida de proteção. Nenhum homem ficou para guardar ou de sentinela sobre a cidade, mas todos saíram em perseguição a Josué que se parecia aos olhos deles como fugitivos e feridos de guerra.

(v,15) “Josué e todo o Israel fingiram-se de derrotados e fugiram em direção ao deserto”.

Deus intervém novamente e manda Josué estender a sua lança contra o rei de Hai (v,18). Assim uma segunda tropa de soldados entrou na cidade saqueando e queimando tudo. Os soldados de Hai ficaram desesperados ao ver a fumaça subindo ao céu e temeram ao ver que caíram em uma grande emboscada. Deus cumpriu fielmente sua palavra entregando o inimigo nas mãos dos Israelitas. e Josué permaneceu com a lança estendida até o final da batalha, até que todos os habitantes de Hai tivessem passado ao fio da espada. Uma atitude semelhante à ordem que Deus deu a Moisés na vitória contra os Amalecitas (cf Ex 17,8-16).

Josué em júbilos de salvação pela vitória alcançada pelo braço de Deus renova a aliança.  Construindo um altar e talhando nas pedras uma copia da lei de Moisés, instruindo, revelando as bênçãos para aqueles que cumprem a mesma e as maldições. A ênfase do texto bíblico

“Não omitiu nenhuma das coisas que Moisés tinha ordenado, mas repetiu-as na presença de toda a assembleia de Israel”,

É que não houve nenhuma palavra que fora omitida, isto é, a leitura foi atenta, zelosa e cuidadosa e o silêncio deveria ser enorme ali diante de todo o povo. Depois disso todos se posicionaram de um e de outro lado da arca. Metade deles se posicionaram diante do monte Ebal e metade diante do monte Garizim.

O monte Ebal ficava a poucos quilômetros ao norte de Siquém. Foi nele que Abraão recebeu a promessa – “darei à tua descendência esta terra” (Gn 12,7) – e ali, ele tinha construído um altar. Com a construção do altar de Josué ali, também naquele lugar, a promessa estava sendo cumprida. Aleluia!

Quantas lições podemos tirar deste texto maravilhoso?

Santo Inácio dizia: Depois da desolação vem a consolação! Deus permite algumas derrotas no campo de batalha para que possamos aprender a lutar por uma Santidade maior de vida. O Senhor nos ama e não quer apenas nos dar muitas vitórias, mas se preocupa com nossa salvação, para os Israelitas a conquista da terra prometida, para nós o céu.

É necessário eliminar todo o pecado, o mesmo nos enfraquece, faz perder a comunhão e gera a morte em nossa vida espiritual. Precisamos estar atentos ouvindo as direções de Deus que nos da às estratégias certas para vencermos o inimigo que nos humilha.  Na obediência o caminho para vitória é certo, por isso Josué faz questão de erguer um altar (consagrar tudo a Deus) e ler novamente atentamente a lei é no poder da palavra e do Espírito que devemos andar para vencer nossos inimigos e não recair a escravidão.

Desafio Bíblico 8/365 Jovens de fogo Comunidade Javé Nissi.

 

Leave a Reply


8 + 2 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas