Em ordem de batalha! (Josué 4,12 b)

 

  1. Olha ao seu redor!

Você conhece pessoas que um dia já influenciaram a sua vida e hoje estão caídas? Conhece gente que já andou com Deus e hoje está ferida e envergonhada pela inimigo? A vida Cristã não é uma férias coletiva é um combate permanente espiritual. Dizia o Papa Francisco: “O diabo não lança flores mas flechas o incendiadas para matar”

confira essa reflexão na íntegra!

       2. Precisamos estar “em ordem de batalha”
O caminho da perfeição passa pela cruz. Não existe santidade sem renúncia e sem combate espiritual. O progresso espiritual envolve ascese e mortificação, que levam gradualmente a viver na paz e na alegria das bem-aventuranças:

Aquele que vai subindo jamais cessa de progredir de começo em começo, por começos que não têm fim. Aquele que jamais cessa de desejar aquilo que já conhece. Catecismo da Igreja Católica §2015

 3.Temos três inimigos nesse combate espiritual:
a) O diabo, o grande tentador e inimigo da fé Cristã. b) 0 mundo, existe uma grande mentalidade ccontrária a palavra de Deus que nos afronta diariamente. c) A tentações da carne, nossas concupiscências, as paixões desordenadas fraquezas da carne.

4. Há duas atitudes perigosas em relação à essa batalha:

a) Subestimar o inimigo – Não conhecer o seu poder, suas estratégias, sua malignidade. Muitos não acreditam na existência do diabo e suas capacidades de nos influênciar através das tentações.

b) Superestimar o inimigo – Foi o caso de Golias, Saul e os Israelitas engrandeciam o gigante Golias porque desacreditavam no poder de Deus e de suas capacidades.

5) Como vencer nesse campo de batalha?

Se revestir do poder de Deus. Diz Paulo aos Efésos “Fortalecei-vos no Senhor e no poder de sua força” Ef 6,10. – Nesse combate todo o poder de Deus está à nossa disposição. Não há cristianismo sem poder. Não há evangelho sem poder. O mesmo poder que Deus exerceu para levantar Jesus da sepultura está à nossa disposição. Aleluia!

Mas como nos revestimos desse poder? Os Santos nos ensinam muitas armas que se resumem em cinco elementos:
a) Oração, b) Sacramentos, c) leitura assídua da palavra de Deus d) Jejum e) vigilância constante – Por isso a exortação: Estar em ordem de batalha!

Conclusão:

Nessa guerra não há trégua. Não podemos abaixar as armas. Não podemos distrair. Sansão e Davi tiveram grandes vitórias e foram derrotados num momento, porque não vigiaram. Há muitos cristãos instáveis hoje. Firmes hoje e desanimados amanhã. Precisamos permanecer firmes e inabaláveis, sempre!

Que possamos na leitura do livro de Josué assumir essa palavra de ordem! e estar sempre vigilantes em ordem de batalha. Paz e pentecostes!

Leave a Reply


5 + 5 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas