Deus escolhe os fracos (1 Cor 1.27)

Deus escolhe os fracos!  O que São Paulo queria afirmar com essa colocação?

Resultado de imagem para na fraqueza achei tua força

Vencendo o medo!

leia mais…

“Pois a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Vede, irmãos, o vosso grupo de eleitos: não há entre vós muitos sábios, humanamente falando, nem muitos poderosos, nem muitos nobres.O que é estulto no mundo, Deus o escolheu para confundir os sábios; e o que é fraco no mundo, Deus o escolheu para confundir os fortes; e o que é vil e desprezível no mundo, Deus o escolheu, como também aquelas coisas que nada são, para destruir as que são.”   (I Coríntios, 1 – 25-28)

Deus escolhe os fracos! Quando São Paulo na Grécia cita “o poder de Deus que manifesta na fraqueza” de suas escolhas, ele traz em mente os apóstolos para encoraja-los mediante ao medo de aceitar o chamado a serem testemunhas de Cristo por causa das perseguições e oposições.

Quem eram os apóstolos?

Os apóstolos como nos é narrado nos Evangelhos eram homens simples e sem instrução.  Em sua maioria pescadores da Galileia,  desprezados pelos cidadãos Romanos e também pelos próprios Judeus. Na região da Galileia ficavam os mais pobres, simples e xucros.  Podemos ver esse panorama em várias ocasiões: Eles eram invejosos, medrosos, em algumas ocasiões gananciosos, duros de coração, lentos para compreender os ensinamentos de Jesus. Em algumas ocasiões enciumados não permitiam nem mesmo que as crianças se aproximassem de Jesus. Em algumas situações os mesmos cansavam até o Senhor

““Ó geração sem fé e perversa! Até quando estarei convosco e sofrerei com vossa incredulidade?” (Lucas 9.41).

  Esses simples apóstolos foram chamados pelo Senhor para uma missão grandiosa: Anunciar o Evangelho em todo mundo, fazendo novos discípulos ensinando pela formação da doutrina do Evangelho. 

Mas em que mundo?

Um mundo hostil ao Evangelho, logo de imediato foram perseguidos, presos, torturados, humilhados, ignorados, mas algo extraordinário acontecia, quando maior e mais intensa era a perseguição, mas a mensagem do Evangelho crescia.

Estes homens que transtornaram o mundo inteiro, agora chegaram aqui também (Atos 17.6 b).   Dizia a tradição: O sangue dos mártires é sementeira de novos Cristãos. 

Diante essa terrível só podemos chegar a uma conclusão:  De fato o que estamos vendo não é fruto da força humana, mas do poder de Deus!

Deus intervem na história escolhendo os fracos justamente para que todos reconheçam que essa força extraordinária vem dele e não dos homens.

“Porém, temos este tesouro em vasos de barro, para que transpareça claramente que este poder extraordinário provém de Deus e não de nós.”   II Coríntios, 4.7

Por isso quer sejam Gregos, Judeus, Romanos, estendendo a  fala de Paulo, Brasileiros… Não devemos temer o chamado, será em nossa fraqueza que Deus manifestará sua força extraordinária. Meu irmão (ã) não fuja do seu chamado, Deus fará obras maiores que realizou em seus apóstolos  se encontrar em nossos corações o ardor e o desejo de fazer a sua obra. Aleluia!

Leave a Reply


5 + 7 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas