O poder da fé carismática!

“Não te disse eu: se tu creres verás a Glória de Deus ?”

A chave para vermos a glória de Deus é a fé carismática. Confira esse ensino na íntegra! 

Resultado de imagem para o poder da fé

leia mais…

“Não te disse eu: se tu creres verás a Glória de Deus ?”

foram as palavras de Jesus a. Marta, antes de ressuscitar Lázaro dentre os mortos. E Marta realmente viu a glória de Deus quando Lázaro saiu do túmulo. Deus é glorifìcado quando opera de maneira prodigiosa, que possa ser vista e admirada pelos homens. Quando Jesus curava as pessoas, expulsava delas os demônios e as ressuscitava dentre os mortos, os homens viam diante de seus olhos, e de maneira inegável, a glória de Deus. E a glória de Deus é o que procuramos quando queremos a vida Espírito. Queremos uma vida vivida sob o poder de Deus, uma vida na qual Deus age de maneira perceptível e experimentável. Queremos ver a glória de Deus nas nossas próprias vidas, e queremos que Deus seja glorificado entre os homens.

A chave para obtermos a m es glória de Deus, a chave para a experiência da vida do Espírito, a chave que nos abre à ação poderosa de Deus em nós e através de nós, é .a fé. Se tivermos fé, veremos acontecerem coisas que ultrapassam o poder humano. Se tivermos fé, veremos Deus agir de um modo que nunca ousáramos esperar.

As vezes pensamos que a fé s6 é necessária no início da vida cristã, para entrar em relação com o Senhor. A fé é para o início de nossa vida cristã, mas é também parte de toda a nossa vida de cristãos. Diz S. Paulo em Colossensses 2, 6-7:

Sempre que desejarmos que Deus faça alguma coisa quando quisermos experimentar a sua presença ou vê-lo melhorar uma situação, precisamos de fé. Se quisermos viver a vida do Espírito, temos que viver a vida de fé. A fé permite que o Espírito viva em nós e atue através de nós.

  1. Deus quer agir

Freqüentemente, demasiado freqüentemente, nossa atitude em relação a Deus se assemelha mais à de um estóico do que a de um cristão. A atitude do estóico é: “O que quer que aconteça, é vontade de Deus. Portanto, vou esperar para ver o que é que Deus vai fazer comigo, e seja lá o que for, será o que é melhor para mim”. As vezes o cristão piedoso diz isso assim: “O que eu mais quero é o que Deus quer. Portanto, o que quer que Deus faça, está bom para mim”.

É verdade, devemos querer acima de tudo o que Deus quer. Se o amamos, devemos querer agradá-lo. Mas se cairmos na atitude estóica de aceitar as coisas que nos acontecem como se fossem todas vontade de Deus, deixamos escapar duas importantes verdades cristãs :

A primeira verdade e que deixamos escapar, é que Deus já nos disse o que Ele quer.  Ele já nos mostrou o que é que o agrada e o que é que ele quer fazer. Portanto, a partir do que Ele já nos disse, podemos afirmar que muitas das coisas que nos acontecem não são queridas por Deus. As vezes são até mesmo o resultado da atividade de Satanás. Podemos também afirmar que há coisas que deveriam estar nos acontecendo, e não estão.

Outra importante verdade cristã que deixamos escapar, é que Deus quer que lhe pecamos as coisas, que 1he solicitemos mesmo as coisas de que precisamos, ou que nos foram prometidas por Ele.

Ele não nos quer como crianças passivas tranqüilamente resignadas. Ele nos quer como filhos impacientes, ávidos de conhecê-Lo, ansiosos por experimentar a sua presença, desejosos de ver a sua glória. Jesus mesmo nos diz isso através de uma história no capítulo 11 do Evangelho de São Lucas.

Deus não quer que fiquemos espernado passivamente que Ele faça Sua Vontade, ms quer nos ver pedindo, procurando, batendo. Quer que tenhamos fome de ver sua Glória. E somente quando estivermos ansiosos por conhecê-Lo, vê-Lo nos transformar e vê-Lo agindo no mundo, é que estaremos prontos para ter fé.

A fé se baseia no conhecimento de que Deus quer fazer coisas por nós e através de nós; Ele nos disse que quer fazer coisas por nós, e por isso podemos ter fé em que ele fará. As Escrituras estão cheias das promessas de Deus, declarações do que ele quer fazer por nós e através de nós. Por exemplo, no capítulo 5 da primeira epístola de São João (1 Jo 5, 3-4), está escrito: “E seus mandamentos não são penosos, porque todo o que foi nascido de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”. Encontramos uma outra promessa no Evangelho de São João (Jo 14.12 ), quando Jesus diz aos seus discípulos: “Em verdade, em verdade vos digo; aquele que crer em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para o Pai”.

Há um fato muito simples na base de nossa fé : Deus quer operar em nós e através de nós, e ele pode fazer tudo o que quer.

Deus não somente quer agir em nós e através de nós, também quer fazer mais do que normalmente esperamos que Ele faça.

A vida de fé começa no momento em que abrimos nossos olhos para uma verdade: a verdade que o Todo Poderoso, Criador de tudo, está conosco e quer fazer coisas por nós e através de nós. Seu poder está à nossa disposição e Ele está pronto a fazer muito de fato, muito mais do que esperamos. (Efésios 3,20-21) Estamos na mesma situação do servo de Eliseu que encontramos no Segundo Livro dos Reis. (2Rs 6,1-17) :

“Na manhã seguinte, o homem de Deus, saindo fora, viu o exército que cercava a cidade com cavalos e carros. Seu servo disse-lhe: ‘Ai, meu senhor! que vamos Jazer agora?’ `Não temas, respondeu Eliseu; os que estão conosco são mais numerosos do que os que estão com eles’. Orou Eliseu e disse: ‘Senhor, abri-lhe os olhos, para que veja’. O Senhor abriu os olhos do servo, que viu o monte cheio de cavalos e carros de Jogo, ao redor de Eliseu:”

Estamos cercados pelo poder de Deus, por exércitos de anjos e santos, e uma vez que virmos isso, uma vez que virmos que não dependemos de nossos próprios recursos pessoais para viver a vida cristã, teremos começado a viver a vida de fé.

3. A fé é uma força espiritual

Fé é simplesmente uma maneira de captar a força espiritual que está ao nosso alcance. Neste instante, a sala em que estamos está carregada de todos os tipos de força. Há ondas magnéticas, ondas radiofônicas e até mesmo força nuclear. Toda essa forca estava aqui na terra já há dois mil anos, mas as pessoas não sabiam como captá-las.

Mas no correr da história, aprendemos a captar a força que nos dá a luz elétrica, ou nos faz ouvir a música que está sendo tocada a quilômetros de distância. Mas na mesma sala há ainda força espiritual muito maior do que a força física. O poder de Deus está aqui conosco neste instante. Precisamos aprender como captar essa força, precisamos aprender como ter fé.

Para algumas pessoas parece injusto que Deus faça da fé a maneira de captar o seu poder. Elas acham que é difícil ter fé, da mesma forma como era difícil para as pessoas de há dois mil anos, ouvir a música que estava sendo tocada a quatrocentos quilômetros de distância. Elas acham que Deus está só tentando dificultar as coisas para elas, que Ele está tentando levantar um obstáculo intransponível para impedir que recebam os seus dons. A fé lhes parece tão fora de alcance como os milagres. E, contudo, o Senhor não exige a fé porque quer nos dificultar a vida cristã. Ele exige a fé porque sua intenção é tornar a vida cristã mais fácil para nós. Ou talvez, seja melhor dizer que ele exige a fé porque quer nos capacitar a fazer mais, e a ver acontecerem mais coisas que jamais pensamos ver.

Fé é o que Ele pede, simplesmente porque fé é o meio peÌo qual nós deixamos que Ele aja em nós e através de nós. Fé é a maneira de nos submetermos a Deus, de forma que ele possa operar através de nós.

Precisamos de fé para viver a vida do Espírito. O poder de Deus está aí para nos sustentar e permitir que nos movamos de forma que não imaginaríamos ser possível. Nós agimos como se o único modo de obtermos progresso fosse pelo nosso próprio. poder. Mas quando aprendemos a confiar no Espírito que está em nós, quando aprendemos a deixar que Deus opere com o seu Poder aquilo que Ele quer operar em nós e através de nós, ai então as coisas começam a acontecer.

A fé nos torna possível contar com Deus e cooperar com a ação divina. Repetimos, para que a vida de fé seja possível em nós, precisamos conhecer e acreditar num fato muito simples: que Deus quer fazer coisas por nós e através de nós.

Uma vez que sabemos que ele quer, e sabemos que o seu poder está à nossa disposição, então poderemos confiar nesse poder, esperá-lo e agir em dependência dele.

4. O que é fé?

Muitas vezes, as pessoas acham que não são capazes de ter fé porque entendem mal o que seja a fé. Geralmente pensam que a fé seja um salto no escuro. De acordo com esse ponto de vista, a fé consistiria em se decidir a crer que alguma coisa acontecerá, mesmo sem apoio em qualquer motivo de credibilidade. A fé é concebida simplesmente como um ato cego da vontade, um salto sem nenhuma garantia de encontrar chão do outro lado. Há ocasiões na vida, em que vale a pena dar um pulo no escuro (às vezes nem temos outra alternativa), mas a fé cristã a fé de que o Senhor Jesus nos falou, não é a mesma coisa que um pulo no escuro.

Na carta aos Hebreus, a fé é descrita da seguinte maneira:

“A fé consiste em realizar o que se espera, é uma certeza a respeito do que não se vê.” (Hbr 11,1).

Embora não vejamos as coisas em que temos fé (se as víssemos, teríamos um conhecimento delas, e não fé nelas), a fé entretanto nos dá uma certeza, uma garantia. Podemos ter fé porque conhecemos alguma coisa que nos permite esperar que Deus fará certas coisas. A fé cristã é fé no invisível , mas não é cega. O cristão não tem fé porque está no escuro, mas porque viu a luz, e essa luz é a revelação de Deus para nós.

Às vezes o cristão só teve um vislumbre dessa luz. Outras, ele pode ver apenas indistintamente (e por isso se engana). Mas vê uma luz. A fé é uma resposta ao fato de que Deus está aí, e que nos mostrou o que é que podemos esperar Dele. Uma vez que conhecemos a verdade, uma vez que vimos (ou começamos a ver) a luz da revelação, podemos ter fé.

Fé é esperar que Deus faça aquilo que nos mostrou que fará, é esperar que isto aconteça. Não temos porque duvidar já que a garantia é a Palavra do próprio Deus. Nosso papel é esperar e fazer tudo o que for necessário para Lhe permitir agir conforme sua promessa.

Podemos conhecer suas promessas nas Escrituras e são muitas as promessas. Suas promessas valem para sempre, por isso em qualquer situação nossa fé está segura.

Há ainda um outro modo pelo qual podemos ter fé mediante a revelação. As vezes não temos uma promessa universal em que nos fundamentar, ou não tivemos uma inspiração interior, mas podemos confiar largamente no Senhor porque Ele nos ama e gosta de fazer coisas boas para seus filhos. Podemos ter fé porque sabemos quem Deus é. Sabemos que Ele tem o poder.

A fé, portanto, não é um salto no escuro, mas resposta a uma revelação. É uma resposta àquilo que sabemos de Deus e do que ele quer fazer por nós. Mas é um tipo muito especial de resposta.

Fé é a reação que temos diante de uma rocha. A rocha é segura. O homem pode se apoiar numa rocha, ou construir sobre uma rocha. Não se pode confiar na areia, mas pode se confiar na rocha. Porque a rocha é firme, pode-se contar com e1a e esperar dela.

Nos Salmos o Senhor é chamado de nosso rochedo. Ele é nosso rochedo porque podemos confiar nele. Quando Ele diz uma coisa, podemos contar com ela. Se ele anuncia que alguma coisa vai acontecer, podemos esperar por ela. Se ele nos diz para fazer coisa, deveríamos fazer porque ele é digno de confiança,

5. Três tipos de Fé

Há três tipos de fé :

  1. a) Fé que crê : A fé que crê poderia também ser chamada fé doutrinária. Muitas pessoas têm esse tipo de fé porque aceitam as verdades cristãs. Elas crêem que Cristo é o Filho de Deus e todo o corpo de doutrina da Igreja.
  2. b) Fé que confia : A fé que confia é a fé na bondade de Deus. As pessoas que têm uma fé confiante, crêem que tudo acabará bem. Deus cuidará delas porque as ama.
  3. c) Fé que espera ( fé expectativa ): Não começamos a ver a glória de Deus enquanto não tivermos a fé que espera.

A fé doutrinária e a fé confiante, são ambas importantes, mas não são suficientes para ver a Glória de Deus.

A diferença entre ter a fé doutrinária ou a fé confiante, e ter a fé que espera, pode ser vista na história da mulher hemorroíssa, contada no Evangelho de São Marcos. (Mc 5,24)

Enquanto se aproximava de Jesus, para tocá-Lo, em seu coração não havia uma formulação teológica da verdade a respeito do Filho de Deus, tampouco uma visão de confiança de que seria compreendida  ou um sentimento conformista de que Deus a ama assim mesmo e que iria dar certo. Ela esperava a cura e a cura veio, sua fé era expectativa.

Fé é uma resposta à revelação de Deus. Quando deus começa a nos mostrar alguma coisa daquilo que podemos esperar Dele, a nossa resposta será crer nisso. Quando começamos Ter uma fé expectativa naquilo que Deus está nos mostrando, começaremos a ver as coisas acontecerem.

6. Crescer na fé

A fé cresce. Não é preciso ficar preocupado se notamos que não temos a fé que remove montanhas.

Freqüentemente as pessoas que são batizadas no Espírito Santo começam a ficar nervosas e com sentimento de culpa em relação ao modo como exercem a fé. Lêem as promessas feitas por Cristo àqueles que têm fé, e pensam que deveriam ser capazes de fazer todas aquelas coisas de uma vez. As vezes ficam até com medo de tentar qualquer coisa, porque receiam que, se aquilo que esperam não acontecer, isso possa ser fatal para  a pouca fé que pensam ter. Ou então tentam rezar por alguma coisa que não acontece, e aí começam a sentir-se culpados por terem uma fé tão insignificante.

Deus não espera de nós uma fé madura uma fé uma fé totalmente formada de uma vez por todas, mas sim a disposição para crescer na fé. Mais do que isso ele quer que tenhamos a expectativa de crescer na fé.

Ele não quer que vivamos ansiosos por das falhas de nossa fé, mas quer que o procuremos e que esperemos dele que aumente a nossa fé. Quer que saibamos que a fé vem Dele e que cresce. Quando esperamos Dele que aumente a nossa fé, começamos a ver mudanças.

Muitas vezes Deus forma a fé em nós através da experiência. Nossa fé é alimentada quando vemos Deus agir.

Embora a fé cresça em nós pelo dom de Deus, nós também temos a nossa parte no crescimento da nossa fé. Podemos cooperar com Ele quando ele opera para aumentar a nossa fé. Se aprendermos algumas lições simples, conseguiremos crescer constantemente na fé.

Para que nossa fé cresça é necessário:

a) Escutar a palavra de Deus

Para crescer na fé precisamos ouvir a Palavra de Deus. Sua Palavras alimentam a fé em nós. A Palavra de Deus é viva e isso significa que Ele que falar conosco constantemente.

O que Ele nos diz são a verdades que edificam nossa fé :

O Amor de Deus por nós que se manifesta em Jesus Cristo morto na cruz por nossos pecados. No amor derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos é dado. Esta é uma verdade fundamental para edificação da fé.

O Senhor está conosco. Ele não nos deixa nunca. Isso significa que qualquer que seja a situação que nos defrontamos, seja qual for a preocupação que nos atinge, o Senhor está conosco. Não precisamos, não devemos, agir sozinhos.

Cristo está em nós pelos Espírito que habita em niosso coração. (2Cor 13,5) Portanto podemos contar com sua sabedoria e força.

Não ter medo. O Senhor venceu o mundo por nós. Se Ele é por nós quem será contra nós ?

Quando escutamos a Deus estas verdades sempre são repetidas e elas nos consolam e edificam.

b) Rezar para pedir a fé

A sugestão seguinte é muito simples, além de óbvìa: devemos rezar para pedir a fé. Essa é uma oração que Deus sempre atende. Devemos perseverar nessa oração até vê-la realizar-se em nós, sabendo que Deus não só quer que tenhamos fé, como nos dará, como nos ensina São João. (1Jo 5,14s)

  1. c) Agir na fé ( ao menos tentar )

Deus insiste para que não tenhamos medo. Ele nos dará a fé, e espera que aprendamos a ter fé. Se quisermos crescer na fé que cura, deveríamos rezar com as pessoas para que fossem curadas, e rezar por nós mesmos para sermos curados. Se não temos fé para esperar que Deus faça coisas em uma determinada área, podemos pelo menos confiar o suficiente nele para esperar dele que aumente a nossa fé. Talvez precisemos até ter a persistência do homem que procurou o amigo no meio da noite para pedir pães; devemos nos preparar para insistir e não desanimar. Não devemos parar de pedir enquanto não tivermos perfeita fé.

d) Olhar o Senhor

Não tentar elaborar sentimentos de fé, olhar o Senhor.

A fé é um dom e não um sentimento que temos de desenvolver por nós mesmos.   Ao buscarmos um “sentimento” de fé, estamos olhando a nós mesmos e confundindo a verdadeira fé com nosso esforço emocional.

Não é olhando para nós mesmos, mas para Jesus Cristo, que cresceremos na fé. Nossa atenção deve es voltada para Cristo, e não para nossos sentimentos, aliás, Cristo muitas vezes age a despeito dels.

e) Rezar, pedindo com confiança

A maneira como pedimos as coisas faz uma diferença enorme no crescimento da fé. Temos freqüentemente a tendência de mendigar as coisas de Deus. Estamos continuamente pedindo que nos dê aquilo que queremos. E a maneira mesma de pedir revela falta de fé. A quem mendigamos, senão às pessoas que sabemos que não nos darão, de outro modo, aquilo que estamos pedindo? Deus quer que nos aproximemos dele com confiança, como filhos e filhas que contam com o Pai.

Quando pedimos, devemos pedir com confiança, agradecendo-Lhe por tudo o que Ele fizer, proclamando seu Poder, louvando-O  Nossa oração deve ser um ato de fé e não uma demonstração de nossa falta de fé.

Nossa oração é mais eficiente quando está de acordo com a verdade.  Quando reconhecemos que Jesus é o Senhor e tem poder sobre o céu e a terra , quando nos lembramos de seu amor, então estamos rezando no Espírito da Verdade. Quanto mais nossa oração for enraizada no espírito da Verdade, masi eficiente será.

E o que é o Espírito da Verdade.? É o Espírito Santo que nos revela e nos conduz a Jesus, Verdade, Caminho e Vida.

f) Resistir aos espírito de medo e de dúvida

Há muitas coisas em nós que trabalham contra a fé : medos, dúvidas, hesitações, confusões, ansiedades. Há muita coisa na nossa maneira de ser que é obstáculo para o crescimento da fé.

São Paulo nos diz que devemos estar atentos ao fato de que temos de lidar com maus espíritos que agem sobre as nossas fraquezas, tornando mais difícil ter fé.

“Confiai-Lhe (a Deus) todas as vossas preocupações porque E1e tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar. Resisti-lhe fortes na fé.” (1 Pdr 5,7-9).

Um dos meios através os maus espíritos agem sobre nós é através da mentira. Eles começam por nos sugerir pensamentos que inibem a nossa capacidade de seguir o Senhor. Eles nos dizem: “isso não vai dar certo”. ou “voce não tem bastante fé”…ou “isso não deu certo da últlma vez”…

Quando prestamos atenção a esses pensamentos e acreditamos neles, nossa fé começa a diminuir. Precisamos resistir a eles. E preciso dizer a nós mesmos: “Eu sei qual é a verdade, e esses pensamentos não são verdade”.

Se nos rendermos a todos os pensamentos de dúvida e de medo que nos passam pela cabeça, não seremos capazes de crescer na fé.

Um grande obstáculo à nossa capacidade de resistir à influência dos , tendência de viver segundo nossos sentimentos. Muitos de nós tendemos a enfrentar as situações com a seguinte idéia: “se eu sinto assim, é assim que deve ser”.

espírito Santo nos dá a capacidade de seguir Jesus Cristo, independentemente de nossos sentimentos ou emoções.

Precisamos solicitar esse poder e começar a agir contando com Ele. Precisamos nos lembrar da verdade e agir com fé, quando somos assaltados por sentimentos de medo e dúvida.

g) Alimentar a fé

Se a nossa fé é alimentada com testemunhos de Deus e pelo contato com cristãos confessos que vivem de fé, deveríamos procurar as situações nas quais podemos ver Deus agindo, e onde possamos entrar em contato com homens e mulheres de fé. Se quero crescer na fé, é lógico que procure ir onde a fé possa ser ajudada. para muitos, isso significa buscar a vivência na comunidade cristã. É difícil crescer na fé sozinho.

É claro que não podemos ver Deus agir sempre que queremos ver (poderíamos, se tivéssemos fé, o problema maior é o de chegar a esse ponto de fé).

Deus tem agido história e que podem nos faz ver que aquilo que se lê nas Escrituras, não é apenas alguma coisa acontecida no reino da fantasia, nem tampouco num determinado período especial da história, mas alguma coisa que sempre aconteceu em todas as épocas desde Cristo, e está acontecendo hoje a pessoas como nós.

Leave a Reply


9 + 7 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas