A renovação Carismática na visão dos Papas

Podemos dizer que João XXIII foi precursor da Renovação Carismática. Sua é esta oração que compôs como preparação espiritual da Igreja ao trabalho do Concílio Vaticano II:

“Repita-se no povo cristão o espetáculo dos Apóstolos reunidos em Jerusalém, depois da ascensão de Jesus ao céu, quando a Igreja nascente se encontrou reunida em comunhão de pensamento e de oração com Pedro e em torno de Pedro, pastor dos cordeiros e das ovelhas.
Digne-se o Divino Espírito escutar da forma mais consoladora a oração  que sobe a Ele de todas as partes da terra.  Que Ele renove em nosso tempo os prodígios como de um novo Pentecostes, e conceda que a Santa Igreja, permanecendo unânime na oração, com Maria, a Mãe de Jesus, e sob a direção de Pedro, dilate o Reino do Divino Salvador, Reino de Verdade e Justiça, Reino de amor e de paz”.

No conteúdo dessa linda oração podemos ver claramente o desejo do Santo Padre: “Repita-se no povo cristão o espetáculo dos Apóstolos reunidos em Jerusalém….Que Ele renove em nosso tempo os prodígios como de um novo Pentecostes”

 

leia mais….

Quando o mesmo fala de Pentecostes (cf Atos 2.1-4)  ele remete ao evento do cenáculo, ao qual os díscipulos de Jesus reunidos com Maria a mãe de Jessus em oração ficaram cheios do Espírito Santo.

Pentecostes foi uma experiência concreta, sensível que realizou uma transformação na vida dos mesmos, assim ele caracteriza os primeiros sinais daqueles que são batizados no Espírito Santo.

Quais são os primeiros sinais daqueles que são batizados no Espírito Santo?

O Santo Papa Paulo VI responde:

Nesta renovação aparecem certas notas comuns:

–    O gosto por uma oração profunda, pessoal e comunitária;
–    Uma volta à contemplação e uma ênfase colocada na palavra de Deus;
–    O desejo de entregar-se totalmente a Cristo;
–    Uma grande disponibilidade às inspirações do Espírito Santo;
–    Uma leitura mais assídua da Escritura;
–    Uma ampla abnegação fraterna;
–    Uma vontade de prestar uma colaboração aos serviços da Igreja.

Peçamos essa Santa graça em nós, que o Senhor cumpra essa maravilha em nossas vidas…. Senhor!  “Repita-se no povo cristão o espetáculo dos Apóstolos reunidos em Jerusalém….Que Ele renove em nosso tempo os prodígios como de um novo Pentecostes”. Aleluia!

continua….

Fonte: Os Papas falam sobre a renovação Carismática pag. 6-7

 

Leave a Reply


3 + 3 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas