A Carta à Igreja em Filadélfia (Ap 3.7-13)

Das sete Igrejas exortadas e encorajadas por João no Apocalipse encontramos duas que não são advertidas, a Igreja de Esmirna e a Igreja da Filadélfia, hoje continuaremos nosso estudo versículo a versículo meditado conhecendo essa Igreja fantástica que apesar de pequena e sem forças e dependente de Deus, me fazendo recordar São Paulo:

“Mas ele me disse: Basta-te minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força. Portanto, prefiro gloriar-me das minhas fraquezas, para que habite em mim a força de Cristo.” (II Coríntios, 12.9).

leia mais…

Ao Anjo da Igreja em Filadélfia

A igreja em Filadélfia (7): As únicas referências bíblicas a Filadélfia se encontram no Apocalipse (1.11; 3.7). Filadelfia significa amor fraternal, de acordo com historiadores foi fundada pelo rei de Pérgamo, Atalo, cerca de 140 a.C. Ele foi conhecido por sua lealdade ao seu irmão, assim dando origem ao nome da cidade.

 Estas coisas diz o santo, o verdadeiro (7):

Santo e o verdadeiro são características divinas professadas por aqueles que adoram Jesus em espirito e verdade (Ap 6.10).  Deus é Santo, nele não há pecado, sua santidade se estende e preenche toda a terra. A palavra “verdadeiro” é usada freqüentemente no Novo Testamento, e especialmente nos livros de João, em referência a Deus (Pai e Filho). Confira João 3.33; 1 João 5.20; Jesus é a verdade, que envia o Espírito da verdade para revelar a verdade ao mundo.

Aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá (7):

Esta linguagem vem de Isaías 22.22  “Porei sobre seus ombros a chave da casa de Davi; se ele abrir, ninguém fechará, se fechar, ninguém abrirá;”

A chave representa autoridade e poder. Jesus, como descendente real de Davi, tem autoridade e poder, Ele é Senhor, aquilo que Ele abre, e ninguém é capaz de fechar. Ele fecha, e ninguém consegue abrir.

Conheço as tuas obras (8): Como afirmam todas as cartas, Jesus conhece de primeira mão as obras dos cristãos em Filadélfia.

Tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar (8):

A porta indica barreira ou passagem, o Senhor indica que os mesmos terão livre acesso no cumprimento de sua missão, pois o Senhor confirmará suas obras com sinais de sua presença (cf Marcos 16.20).

Pois tua força é pequena, mas guardaste minha palavra e não renegaste o meu nome (v.8)

A fraqueza da Igreja de Filadélfia pode indicar duas limitações:

Filadélfia era um pouco rebanho, uma Igreja pequena. E seus membros eram limitados na arte da oratória e conhecimento. Quando medito nessa realidade comparo a Igreja da filadelfia com São Paulo, que ao contrário do que se imagina, este Santo Apostolo não era campeão de eloquência, não tinha um dom da oratória, veja o que o mesmo fala de sua pregação: “pois há quem diga: “As cartas são severas e enérgicas, mas a presença física é fraca e o discurso, desprezível” (2 Cor 10.10 e também 2 Cor 11.6).

Entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome (v. 8):

“Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes e a palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o Maligno.” I São João, 2.14 b.

Apesar de suas limitações e todo contexto de perseguição, a igreja em Filadélfia se mantinha fiel.

“Eu te entrego adeptos da sinagoga de Satanás, desses que se dizem judeus, e não o são, mas mentem.

A sinagoga de Satanás (9): Havia uma sinagoga de Satanás, uma congregação de falsos judeus, também em Esmirna (2.9). Sabemos do livro de Atos que as primeiras perseguições da igreja, tanto em Jerusalém como na Ásia, foram feitas por judeus. A igreja em Filadélfia sofreu por causa desses falsos judeus.

Eis que os farei vir prostrar-se aos teus pés e reconhecerão que eu te amo.”  (v.9)

Apesar de serem fracos, os discípulos em Filadélfia ficariam do lado do vencedor. O Senhor nos ama, Ele é fiel e nunca nos desamparará. Aleluia!

Os profetas não podem temer a resistência, pois Aquele que nos envia, está conosco e nos garante o seu Espírito (cf Atos 1.8)!

“Porque guardaste a palavra de minha paciência, também eu te guardarei da hora da provação, que está para sobrevir ao mundo inteiro, para provar os habitantes da terra.” (v.10).

O Senhor Recompensa aqueles que nelas esperam! Os discípulos em Filadélfia seriam guardados num período de provação que afligiria o mundo. Pode ser uma referência à perseguição que começou no reinado de Domiciano e que causou terrível sofrimento e a morte de centenas de milhares de pessoas. Independente da natureza específica desta provação, Jesus prometeu proteção (mas não isenção de sofrimento) aos fiéis em Filadélfia. Ainda precisariam conservar o que tinham (3.11).

Venho em breve (11): Jesus voltará! 

Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada.  (Rm 8.18).

Os A vinda de Jesus traria alívio para os servos que sofriam pelo nome dele, e castigo terrível para os perseguidores e imundos. Para a maioria em Sardes, seria um dia de angústia (3.3). Para os cristãos em Filadélfia, seria um dia de alívio.

Se Jesus voltar hoje, como será para você?

Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa (11):

Somos chamados a perseverar até o fim! Não podemos desanimar “conservas o que tens” Depois de tudo que Jesus fez e prometeu, os cristãos em Filadélfia ainda teriam que fazer a sua parte. Ainda enfrentariam tentações e correriam o risco de perder tudo que haviam alcançado. Mesmo os servos mais fiéis precisam vigiar e permanecer fiéis até o fim.

“Farei do vencedor uma coluna no templo de meu Deus, (v.12)

Colunas dos templo no livro dos Atos são os Apóstolos, são aqueles que pregam a doutrina de Jesus sem esmorecer (cf Galatas 2.9), eles sustentam a obra e continuam a missão iniciada por Jesus. Esses receberam o prêmio, serão pertença do verdadeiro e definitivo templo que jamais será destruído.

De onde jamais sairá (v. 12): Os vencedores permanecerão no templo para sempre. Gozarão comunhão eterna com Deus.

Escreverei sobre ele o nome de meu Deus (v.12)

Nomes gravados sugerem posse. O vencedor pertence a Deus. Ele faz parte do “povo de propriedade exclusiva de Deus” (Isaías 49.16).

Ele também pertence à cidade de Deus, a nova Jerusalém (v.12).

A nova Jerusalém é a noiva de Cristo (21.2).  Haverá com a vindoa do noivo uma grande núpcias, os vencedores enfim conhecerão e verão a face do noivo definitivamente.

Quem tem ouvidos…ouça (13): Jesus viria logo para castigar e salvar. É importante ouvir a sua mensagem e estar preparado.

Conclusão

Uma Igreja GRANDE pode não ser uma GRANDE Igreja aos olhos de Deus. Muitas vezes desanimamos da missão por causa dos números, mas não devemos preocupar com os mesmos e sim com a qualidade. Sejamos fiéis ao nosso chamado até o fim!

Leave a Reply


9 + 8 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas