INTRODUÇÃO AOS JUÍZES

Juízes foram chamados os líderes de Israel que, depois da morte de Josué até à constituição do reino — isto é, desde o século XII ao XI a.C. — libertaram, em várias circunstâncias, o povo de Israel dos inimigos.

Resultado de imagem para livro de juizes

ESTUDO BÍBLICO LEIA MAIS…

Esses juízes eram levantados pelo Senhor de tempos em tempos de acordo com as necessidades. Os mesmos eram uma espécie de “ditadores” que, cumprindo a missão libertadora, continuavam a exercer autoridade sobre o povo pelo resto da vida. Mas um detalhe eles não dominavam as doze tribos, mas somente as tribos que libertavam do inimigo.

O livro de Juízes narra as ações desses líderes não como uma narrativa como o livro do Êxodo por exemplo, mas como uma coleção de memórias de diversos heróis.

São doze no total, classificados em maiores e menores, não tanto pela diferente importância dos empreendimentos e dos heróis, quanto pelo modo de serem apresentados. Dos menores, o autor contenta-se com citar o nome, alguma notícia da família, a duração de sua atividade e o lugar da sepultura, sem especificar detalhes de sua missão; ao passo que dos maiores narra a história com mais particularidades, segundo um esquema fixo, que comporta quatro momentos:

  1. O pecado do povo (práticas idolátricas), b) o castigo (dominação estrangeira), c) o arrependimento e d) a libertação por obra de um juiz.

Podemos ver todo esse esquema na introdução do próprio livro (cf Js 2,11-19) que infelizmente se repete a todo o momento, o versículo que mais vamos ouvir será:

“Os israelitas cometeram o que é mau aos olhos do Senhor; esqueceram-se do Senhor, seu Deus” (Cf Jz 3,7).

Nesse intuito o autor quer revelar que Israel se manteve em paz enquanto era fiel a Deus, mas se torna infeliz, escravizada e oprimida quando peca e se afasta da aliança. Com isto dá-nos a conhecer a finalidade do autor: afastar eficazmente os israelitas do culto idolátrico.

Quantas lições podemos trazer para nossas vidas, se fizermos uma releitura de nossa caminhada espiritual?

Personagens destaque:

Debora (Cap 4 e 5) Destaque por ser uma mulher, valente que organizou uma guerra santa contra um cananeu Jabin e seu general Sira.

Gideão (Cap 6 a 8)  Oprimido pelos medianias, vence a guerra com apenas 300 homens (Jz 7.7).

Jefté  (Cap 11-12)  Oprimido pelos Amonitas e filisteus o Senhor levanta Jefté.  Jefé fez uma promessa, (Jz 11.30) se me entregares os amonitas, a primeira pessoas que eu ver descendo da montanha irei oferecer ao Senhor em holocausto. Deus cumpre sua parte da vitória a Jefté, mas quando ele esta descendo vê sua filha masfa,  masfa foi sacrificada por causa do voto de Jefté. Chamo Jefté de homem da alegria sem razão.

Sansão (Jz 13-16) – Sansão dispensa comentários o mais famoso dos Juizes, o homem mais forte da história, mas que infelizmente foi infiel as promessas de Deus e perdeu sua força. Os filisteus vazaram seus olhos e ele foi colocado como escravo. No final de sua vida se arrepende e seus cabelos voltam a crescer, sinal da força (comunhão com Deus) então ele cumpre seu proposito derrotando todos os filisteus, mas morre com eles.

Como você tem caminho diante do Senhor? Será que não estamos vivendo como os Israelitas e muitos de seus Juizes, fazendo o que é mau aos olhos do Senhor?

Deixo essa indagação!

Leave a Reply


8 + 4 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas