Éfeso — Uma Igreja fiel, mas que perde gradativamente a sua essência!

Apocalipse 2.1-7 O perigo de perdemos o primeiro amor

Resultado de imagem para efeso igreja

Foto: ruinas da cidade de Éfeso – Turquia

Éfeso é uma das Sete Igrejas do Apocalipse, a mesma  era a mais importante, com cerca  de  250 mil habitantes; era poderoso centro do império romano, capital da província romana na Ásia Menor. Ali viviam representantes de todas as camadas sociais — ricos, letrados, pobres e analfabetos. As condições gerais de vida faziam dela uma cidade abastada, culta e corrompida e também repleta de idolatrias. Nos capítulos de 18 a 20 do livro dos Atos dos Apóstolos, podemos ver o histórico da fundação e dos primeiros empreendimentos desta igreja iniciados por Apolo e Paulo (cf Atos 18.24 s; Atos 19.1;17). A igreja vinha já lutando pelo Reino de Deus por cerca de quarenta ou quarenta e cinco anos, quando lhe foi endereçada esta mensagem. Conduto foi exortada a voltar ao primeiro amor! Confira esse tudo na série Apocalipse.

leia mais…

  1. INTRODUÇÃO:

(v.1)  A o anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro.

  1. Ao anjo:

O anjo ao qual se refere a Carta é o ancião, o presbítero ou o pastor-chefe da igreja. O Novo Testamento nos lembra, e também outros escritos, que as igrejas às vezes tinham vários pastores incumbidos de diferentes deveres na vida da comunidade. “O anjo da igreja”, então, seria o pastor-chefe. Era ele que tinha o dever de apresentar a mensagem deste livro à igreja. Ele conduzia o “castiçal” que espalhava a luz de Cristo pelo mundo em trevas.

  1. Éfeso

No tempo em que foi escrito este livro,  Éfeso era a mais importante de todas as cidades que vemos no Apocalipse que na época devia ter cerca de 250 mil habitantes; era poderoso centro do império romano, capital da província romana na Ásia Menor. Ali viviam representantes de todas as camadas sociais — ricos, letrados, pobres e analfabetos. As condições gerais de vida faziam dela uma cidade abastada, culta e corrompida e também repleta de idolatrias.

Nos capítulos de 18 a 20 do livro dos Atos dos Apóstolos, podemos ver o histórico da fundação e dos primeiros empreendimentos desta igreja iniciados por Apolo e Paulo (cf Atos 18.24 s; Atos 19.1;17). A igreja vinha já lutando pelo Reino de Deus por cerca de quarenta ou quarenta e cinco anos, quando lhe foi endereçada esta mensagem.

  1. Identificação do Cristo

O Senhor se apresenta à Igreja de Éfeso como o que tem em sua destra as sete estrelas e como o que anda por entre os sete castiçais de ouro.

  1. A mão direita significa o poder de Deus;

 A Bíblia nos mostra o quanto Deus tem feito com sua mão direita: Com ela Deus nos sustenta (Salmos 18.35); com ela dividiu em dois o Mar Vermelho (Êxodo 15.6); com ela faz proezas (Salmos 118.15,16).

  1. As sete estrelas estão em sua mão – A Igreja está sobre seu domínio, ‘Estar na mão, ou sob a mão de alguém’, significa estar sob o poder ou domínio.
  2. Ele anda no meio dos sete candelabros de ouro: Os candelabros representam a missão da Igreja (Iluminar, ser luz para as nações); o Senhor está andando, a Igreja em sua missão não está sozinha, ele confirma a mensagem da Igreja através dos seus que se realizam. (Mateus 28.20) Eis que estarei convosco todos os dias…

Isto aclara tão bem sua posição que não deixa dúvida alguma quanto ao que vem a seguir sobre o conhecimento que ele tem das igrejas — ele está aí, e sabe o que acontece.

Versículo  II.  “Conheço tuas obras, teu trabalho e tua paciência: não podes suportar os maus, puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são e os achaste mentirosos.”   Apocalipse, 2 – Bíblia Católica Online

  1. O DIAGNÓSTICO DE TUDO
  2. Conheço tuas obras – O Senhor é onisciente, tem conhecimento de cada detalhe de sua Igreja, nada passa despercebidos aos seus olhos, ele está andando no meio de sua Igreja dizendo: Conheço sua conduta!
  3. O louvor (2.2, 3, 6) – É interessante notar nestas cartas que quando há algo a louvar ou elogiar na vida da igreja, o Senhor trata primeiro disso. A igreja em Éfeso tinha muitas coisas que mereciam louvor.
  4. Fidelidade na vida de cada dia.

“Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência.” A palavra “obras” certo refere-se aos bons serviços que a igreja estava prestando.  Éfeso era uma Igreja dinâmica digna de louvor, era paciente, esforçada, mesmo diante das tribulações e sofrimentos que passavam os cristãos em vista da perseguição do império Romano.

  1. b) Fidelidade a doutrina:

A Igreja de Éfeso não dava brecha ao inimigo:  Suportando os maus, e colocando a prova aqueles que diziam serem apóstolos mas eram mentirosos (os falsos mestres).  Em Éfeso existiam muitos mestres gnósticos tinham conquistado algum terreno em Éfeso. Gnóstico significa: “Aquele que possuí o conhecimento” Os gnósticos eram umas das linhas de pensamentos da época, uma corrente filosófica-religiosa, porem sincrética, essas linhas de pensamentos chegaram a mimetizar-se com o cristianismo nos primeiros séculos de nossa era.  Mas foram declaradas como uma corrente herética pela Igreja.

Na igreja primitiva essas correntes tentavam deturpar os ensinos dos apóstolos, mas a Igreja em Éfeso os provou, declarando como falsos mestres  e os rejeitou.

O Senhor fala da atuação dos Nicolaítas (v.6) que foram recebidos com uma santa irá pela Comunidade, os Cristão de Éfeso tinham um grande zelo pela palavra do Senhor.

Os Nicolaítas que eram explanadores das doutrinas de Balaão (2.14, 15), praticavam sexo ilícito e eram imorais, além de adotarem práticas pagãs, e procuravam secularizar a Igreja, propondo uma doutrina que compatibilizasse a Igreja e o mundo, em seu núcleo os Nícolaítas eram compostos de homens ricos apegados aos bens materiais. Fosse o que fosse esse ensino falso, recebeu ele o ódio comum de Cristo e dos cristãos de Éfeso.

A Igreja de Éfeso ao primeiro momento se apresenta como uma Igreja exemplar:  Fiel a missão e fiel a doutrina, sem esmorecer na obra do Senhor, era, de fato, o que se poderia esperar duma igreja que tinha sido grandemente abençoada através das atividades de grandes líderes, como Paulo, Apolo, Priscila e Áquila, Timóteo, João e Maria a mãe de Jesus que viveu um tempo na cidade. Mas o Senhor examina tudo com olhar penetrante e descobre uma grande falha.

  1. QUEIXA (2.4) “Mas tenho contra ti que arrefeceste o teu primeiro amor.”

“Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor”.

O que significa o primeiro amor?

O primeiro amor reclamado por Jesus é o primeiro amor a Ele. A palavra grega para “primeiro” é “protos”, e tem o mesmo significado de “melhor”, “lugar de honra”, “líder”, “ser o primeiro” ou “assumir o lugar principal”. Na parábola da Casa de Betânia Jesus elogia Maria porque tinha escolhido a melhor parte (cf lucas 10.38-42), não que o que Marta estava fazendo servir fosse algo ruim, pelo contrário é necessário, mas a atividade de Maria era essencial.

O Senhor estava exortando a Comunidade de Éfeso que a excelência nas coisas secundárias refletidas acima estava levando os mesmos a negligenciar o essencial “o verdadeiro amor a Deus”.

Todos nós corremos o risco de por causa das obras de Deus, esquecer o Deus das obras. O Senhor encontrou muitas coisas boas entre os cristãos da igreja em Éfeso (cf. Ap 2.2-3), mas Ele em si não era mais o Melhor e Primeiro entre eles. O primeiro amor a Jesus – deve vir antes de qualquer outra coisa. Quando permitimos que algo venha antes do “primeiro amor”, então este passa a ser o segundo ou até mesmo o terceiro amor…  E o Senhor não divide sua glória com ninguém (cf Isaías 42.8).

  1. O CONSELHO (2.5, 7A)

“Lembra-te, pois, donde caíste. Arrepende-te e retorna às tuas primeiras obras. Senão, virei a ti e removerei o teu candelabro do seu lugar, caso não te arrependas.”

A recomendação que Cristo faz à igreja em Éfeso pode resumir-se em três verbos — lembrar, arrepender-se, voltar.

  1. Lembrar da alegria e entusiasmo que dantes tínheis em vosso amor por Cristo e sua obra; lembrar da poderosa força daquele vosso amor.
  2. Arrepender-vos de um serviço feito sem amor, anomalia que deixastes crescer em vossa vida interior. De fato, isto é um inimigo mortal — como um câncer — do serviço efetivo no Reino do Senhor. Voltar àquele primitivo espírito de serviço, que brota dum coração cheio de amor.
  3. Voltar; Cristo avisa que, se eles não voltarem ao seu primeiro amor, estarão perdendo o direito de existir como Igreja.

Ameaça tirar o candelabro do lugar em que se acha. O candelabro é a igreja (1.20), e ela já não terá mais o direito de existir, (perderá a unção) uma vez que não satisfaz ao propósito e programa que Cristo tem para com ela. Que aviso solene para toda e qualquer igreja cristã!

A primeira parte do versículo 7 serve de transição do conselho para a promessa. “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” Aqueles que têm percepção espiritual são aqui aconselhados a escutar. Não se trata da mensagem de um homem, não. E o Senhor glorificado quem está falando e alertando Seu povo, para que se ponha em guarda contra esse inimigo mortal que é a apatia espiritual.

5 – A PROMESSA (2.7B)

“Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do jardim de Deus.” A ideia de vitória é uma das principais em todo o livro do Apocalipse. Significa sair vitorioso das circunstâncias em que nos encontramos (provação e perseguição).

No contexto que tem, neste livro, parece significar viver uma vida de serviço para Deus, serviço esse prestado com o coração cheio de amor. A quem estiver vivendo uma vida assim, o Senhor promete os frutos do jardim de Deus. Simbolicamente, ele está dizendo: “Ao que for fiel a mim lhe darei alimento e sustento.” Deus nunca deixa de acudir ao seu povo nos tempos de sua necessidade. Ele pode atender a todas as suas necessidades, mas espera da parte de seu povo uma vida vitoriosa.

Fontes e textos de Apoio:

http://jovensdefogo.comunidadejavenissi.org/2017/04/26/o-perigo-de-perdermos-o-primeiro-amor-voce-sabia-que-a-igreja-de-efeso-reside-hoje-na-turquia-e-hoje-completamente-esta-aniquilada/

http://jovensdefogo.comunidadejavenissi.org/2017/03/14/efeso-uma-licao-para-igreja-contemporanea-ap-2-4/

https://www.ofielcatolico.com.br/2005/10/quem-eram-os-nicolaitas.html

http://www.semeandovida.org/2010/02/apocalipse-21-7-efeso-fiel-mas-em-falta_04.html

https://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2008/05/07/a-casa-de-nossa-senhora-em-efeso/

2 Comments
  1. Reply ProjetoGospel 6 de setembro de 2018 at 15:31

    Gostei do conteúdo, um ótimo estudo, parabéns ao pessoal do jovensdefogo.

Leave a Reply


9 + 3 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas