O antropopatismo na Bíblia

Muitas vezes nos questionamos ao mesmo tempo que ela diz que Deus se cansa: No sétimo dia Deus repousou de toda sua obra (cf Gn 2.1-2; Ex 3112) mas ao mesmo tempo a mesma afirma que Deus nunca se cansa (Is 40.28) – Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não há esquadrinhação do seu entendimento.  Por isso uma leitura superficial da Bíblia pode nos fazer cair em uma heresia ou perder a profundidade literal do texto que ao dar  figuras de antropopatismo quer nos revelar coisas tremendas sobre nosso Senhor.

ANTROPOPATISMO – Vem do grego anthropos, “homem” e pathein, “sofrer”. Atribuição de sentimentos humanos a qualquer coisa não-humana, como objetos inanimados, animais, poderes da natureza, seres espirituais e Deus.

Resultado de imagem para o espirito entristece

leia mais…

Sabemos que a Bíblia está repleta de trechos que possuem uma linguajem antropomórfica e antropopática. Ou seja, respectivamente falando, textos que visam dar a pessoa divina um atributo físico (mãos, olhos, pés) ou um sentimental (zelo, amor, raiva, tristeza) do homem. Antropomorfismo é a junção de duas palavras gregasantropos = homem e morfê = forma, logo, se tem o significado de forma de homem. Antropopatismo segue neste mesmo vácuo, a saber; antropos = homem e pathos = sentimentos, logo, se tem o significado de sentimento do homem. Estes textos são de caráter pedagógico para que a compreensão da Bíblia se torne mais acessível, pois se não houvesse esses recursos literários no bojo das Sagradas Escrituras, sua compreensão seria muito mais complexa do que já é. Imaginemos a possibilidade de Deus – um ser perfeito e puro – nos comunicar a sua revelação na sua linguajem restrita. Se isso ocorresse, de fato, o homem jamais o compreenderia.

ANTROPOPATISMO

Vem do grego anthropos, “homem” e pathein, “sofrer”. Atribuição de sentimentos humanos a qualquer coisa não-humana, como objetos inanimados, animais, poderes da natureza, seres espirituais e Deus.

Há na Bíblia diversos textos com essas características, os termos estarão em negrito para facilitar seu reconhecimento. Há a possibilidade também de um termo antropopatico vir oculto no texto, neste caso, colocaremos entre parênteses, são eles:

Exemplos de antropopatismo:

Gênesis 6.6 – “Então se arrependeu o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração”. (Aqui se tem a palavra arrependeu)

I João 4.8 – “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor”. (Aqui se tem a palavra amor)

Provérbios 6.16 – “Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina”: (Aqui se tem a palavra odeia)

Ezequiel 13.13 – “Portanto assim diz o Senhor DEUS: Fendê-la-ei no meu furor com vento tempestuoso, e chuva de inundar haverá na minha ira, e grandes pedras de saraiva na minha indignação, para a consumir”. (Aqui se tem as palavras furor e ira)

Efésios 4. 30 “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.” – 

O próprio Deus revela que Ele não é filho do homem para que minta ou que volte atrás com sua palavra (Nm 23.19). Ou seja, Deus não volta atrás com Sua palavra, portanto, não se arrepende. Tudo isso não passa de uma linguagem antropopata para que o homem entenda a revelação divina. A melhor tradução para a palavranacham não seria o verbo arrepender, como ocorre nas Bíblias em geral, mas sim o verbo confortar ou tranquilizar. Nessas passagens a melhor tradução seria que Deus confortou-se ou tranquilizou-se em realizar tal evento ou exercer seu juízo sobre alguém. O que enfatiza mais ainda o caráter antropopata do texto.

Em sua leitura espiritual considere os antropopatismos, os mesmos revelam coisas profundas de Deus, que se intristece, alegra, ama, sofre… Compreende-los é fundamental para crescermos no relacionamento e conhecimento com nosso Senhor. Aleluia!

Leave a Reply


3 + 3 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas