O ANTROPOFORMISMO NA BÍBLIA

Resultado de imagem para a mão de Deus

O antropomorfismo é uma forma carinhosa de Deus que inspirou os hagiógrafos (escritores da Bíblia)  para compreendermos suas características, mistérios e ações. Na Renovação cantamos vários louvores que revelam o antropomorfismo: “Tua mão desceu sobre mim” nós sabemos que Deus é espirito e não tem mão, mas quando falamos tua mão desceu sobre mim, estamos querendo dizer que ele nos toca, nos impulsiona, podemos experimenta-lo, compreender essas imagens que a Bíblia nos apresenta sobre os antropomorfismo abrirá nossa mente para nos relacionarmos mais profundamente com o Senhor. E esse é nosso objetivo principal; Conhecer para amar mais, e amar mais para conhe-lo melhor. (Santo Agostinho).

leia mais…

Antropomorfismo (Gr.: antropos [humano] + morfe [forma]), é a atribuição de características humanas às coisas não-humanas. Os antropomorfismos bíblicos são usados principalmente em referência a Deus, que não é visível (João 1.18), nem humano (Nm 23.19; 1 Sm 15.29). Eles também são usados para atribuir características humanas aos anjos (Gn 16.7; 18.1-19.1), Satanás (1 Cr 21.1; Lucas 13.16), e os demônios (Lucas 8.32). O mal é também personificado; descrito como matando (Salmo 34.21) e prosseguindo (Pr 13.21). Raramente qualidades humanas são atribuídas aos animais (Nu 22.28 -30) ou vegetação (Jud 9.7-15).

O uso da terminologia humana para falar de Deus é necessária quando nós, em nossas limitações, desejamos expressar verdades sobre a Divindade que, por Sua natureza, não podem ser descritas ou conhecidas. Desde os tempos bíblicos, até o presente, as pessoas se sentiram compelidas a explicar como é Deus, e não há outras expressões do ponto de vista humano que sejam capazes de transmitir qualquer aparência de significado para o indescritível. Assim, em Gênesis, podemos entender que apenas Deus: cria (1.1), move (1.2), fala (1.3), vê (1.4), divide (1.4), coloca (1.17), abençoa ( 1.22), planta (2.8), anda (3.8), fecha (7.16), cheira (8.21), desce (11.5), dispersa (11.8), ouve (21.17), testa (22.1), e julga (30.6).

Antropomorfismos também atribuem forma humana à Deus. Deus resgata Israel da escravidão egípcia com um braço estendido (Ex 6.6). Moisés e seus companheiros veem a Deus, e eles comem e bebem com Ele (Êxodo 24.10-11). Outros textos se referem às costas, rosto, boca, lábios, ouvidos, olhos, mão e dedo de Deus.

Em sua leitura Bíblica comece a observar esses antropomorfismos, encontrando-os, medite, comtemple e reze com eles, essas alegorias nos ajudaram a crescer na intimidade com o Senhor, que deseja nos reunir “debaixo de sua asas como uma galinha faz com seus pintinhos”.

“Ó Jerusalém, Jerusalém… Quantas vezes Eu quis reunir os teus filhos, como a galinha acolhe os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vós não o aceitastes! (Mateus 27.37).

Paz e pentecostes!

Leave a Reply


3 + 4 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas