A experiência da brisa leve (1 Rs 19.12)

Passado o terremoto, veio um fogo, mas o Senhor não estava no fogo. E depois do fogo ouviu-se o murmúrio de uma leve brisa (1 Rs 19.12).

Existem duas formas de Deus se manifestar em nossas vidas pela experiência do Batismo no Espírito Santo, uma como leve brisa e outra como vento impetuoso. Sobre a experiência do vento impetuoso postarei uma reflexão a seguir, mas agora vamos meditar no significado da leve brisa, o que o texto bíblico quer nos dizer?

Imagem relacionada

confira na íntegra

No contexto Bíblico do capitulo 19, Elias foi jurado de morte por Jezabel estava com medo, tinha pedido para Deus a morte, mas um anjo lhe tocou e ordenou a percorrer o caminho pois o mesmo tinha ainda uma grande missão a realizar. Então o profeta se esconde na fenda do rochedo no mesmo lugar onde Moisés viu a Glória de Deus  ( cf Ex 33,22-23) no monte Horeb. E nesse mesmo lugar, Elias foi surpreendido por Deus, pois o mesmo conhecia os relatos das experiências de Moisés com Deus, essas experiências eram marcadas por sinais “fogo, trovões, relâmpagos, ventos impetuosos”  sinais da onipotência divina. Mas agora o Senhor se manifesta em uma leve brisa.

E depois do fogo ouviu-se o murmúrio de uma leve brisa (1 Rs 19.12). 

Qual é o significado dessa experiência para Elias e consequentemente para nós hoje?

“Brisa leve” significa uma experiência de calmaria, a mesma que os discípulos sentiram quando Jesus acalmou a tempestade, tornando o barco onde estavam em uma grande calmaria tanto exterior quando interior (cf Mc 4.35 ss).

A mesma experiência faz Elias do “medo a paz” do “medo a fé” do “desespero a confiança” tanto que ele recobra o animo e a coragem e volta pelo mesmo caminho por onde estava fugindo.

v.15 O Senhor disse-lhe: “Vai e volta por teu caminho, rumo ao deserto de Damasco.

Por essa palavra podemos compreender que essa experiência aparentemente sensível e suave provoca no interior do profeta uma profunda transformação, Elias experimenta uma cura profunda que o permite novamente encarar seus problemas.

Essa experiencia da brisa leva é conhecida na Renovação Carismática como a cura interior.

A cura interior como o nome diz é uma profunda cura onde Deus mergulha no mais profundo abismo de nosso EU, onde estão as raízes de nossos traumas, medos, pecados… Um lugar onde só ele pode chegar, como nos afirma São Paulo:

pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus. (1 Cor 2.10 b).Todos nós precisamos dessa poderosa e suave experiência por meio dela  Deus nos possibilita vencer e avançar diante de todos os obstáculos que nos mantem paralisados.  Digo hoje a você, você não pode desistir, ficar paralisado diante dos seus medos, vícios, decepções e problemas, pois sua missão ainda não acabou como o profeta Elias, você tem:

 “Ainda tens um caminho longo a percorrer” (v.7b).

Faça como Elias, busque refugio na fenda do rochedo, essa fenda é Jesus Cristo, nele espere pois Deus passará por meio do Espírito Santo, trazendo uma leve brisa, produzindo cura e libertação em nossas vidas.

 

Leave a Reply


8 + 7 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas