Recuperando o machado perdido (2 Rs 6.1-7) Restituindo o que foi perdido!

Recuperando o machado que afundou nas águas do Jordão! nesse texto apresento três caminhos para voltarmos “ao primeiro amor” e recuperarmos promessas que foram abandonadas ou perdidas.

Não deixe que seus sonhos, seus planos, seus projetos, a sua fé, e sua alegria afundem…, existem três caminhos para Deus restituir o que foi perdido em nossas vidas. Deus não quer Nos ver abatidos ou pensando que ele nos esqueceu, Cristo não esqueceu dos nossos Sonhos, do que temos de mais valor, Ele quer trazer a tona, e nos dar uma porção dobrada de Bênçãos, pois os Sonhos Dele, são bem maiores que os nossos. Confira essa meditação na íntegra e se prepare por que Deus vai falar com você. Aleluia!

A comunidade dos discípulos esta crescendo e os discípulos de Eliseu vão ao rio Jordão pra cortar vigas de madeira para construir uma casa maior. “chegando ao Jordão, cortavam madeira. Um deles, enquanto estava cortando a viga, deixou cair na água o ferro do machado. Gritou e disse: “Ai, meu senhor. Bem este que eu peguei emprestado!”               

(2 Reis 6,5).O DISCÍPULO DE ELISEU PERDEU O MACHADO.

Não podemos julgar o discípulo de Eliseu porque ele estava empenhado em uma grande missão. Sua intenção era reta, afinal seu desejo era construir um lugar maior para reunião dos discípulos de Eliseu.

Mas perdeu o machado por falta de zelo.

Faltou ao servo de Eliseu conferir se o ferro do machado estava preso no cabo de madeira e por causa dessa negligência o discípulo perdeu o ferro do machado que caiu no fundo do rio Jordão.

E sem o ferro do machado era impossível o discípulo terminar o seu serviço. O ferro do machado era o sinal da eficácia do serviço, sem ele nada do discípulo poderia fazer.

Aqui vem uma revelação para Igreja: O que ferro do machado era para o discípulo de Eliseu, o Espírito Santo é para Igreja.

É o Espírito Santo quem nos da eficácia as nossas obras e a experiência do primeiro amor quem da sentido em nossa vida, ou nas palavras do apóstolo Paulo é a ação do Espírito Santo quem nos da dinamys, poder para realizar as obras em Cristo.  Como ensina o Papa Paulo VI na encíclica evangeli nuntiand 75. “Nunca será possível haver evangelização sem a ação do Espírito Santo”.

Em Apocalipse o Senhor exorta a Igreja de Eféso: “O que eu tenho contra ti, é que abandonaste o teu primeiro amor” (Ap 2,4).

Se formos analisar vamos verificar que abandonamos a experiência do primeiro amor assim como o servo de Eliseu perdeu o ferro do machado por negligência.

A própria palavra abandonar nos remete a essa confirmação: deixar de lado, desprezar, esquecer, não vigiar, fingir que não tem importância, desistir, deixado de lado.

Infelizmente abandonamos o primeiro amor por falta de amor e zelo. Aquilo que os judeus fizeram para Cristo, nós hoje fazemos ao Espírito Santo. Assim o resistimos, entristecemos e o magoamos com nossos pecados (cf Ef 4,30).

Mas afinal como podemos encontrar o ferro do machado? Como podemos voltarmos à experiência do primeiro amor?

Esse texto nos ensina três caminhos:

O discípulo que ao perdeu o machado chama Eliseu, e Eliseu pergunta ao servo: “Aonde caiu o machado?”

Em Apocalipse 2.5 o Senhor nos diz: “lembra-te de onde caíste” Então o discípulo leva Eliseu nas aguas do rio Jordão.

O primeiro caminho para voltarmos ao primeiro amor é voltar ao rio Jordão. O rio Jordão é figura do Espírito Santo no antigo testamento, foi no rio Jordão que Naamã se banhou sete vezes e se purificou de todas as lepras. (cf 2 Rs 5,14).

Se queremos voltar ao primeiro amor precisamos mergulhar incansavelmente nas aguas do rio Jordão, precisamos voltar a experiência do Batismo no Espírito Santo exatamente como no começo de nossa caminhada espiritual.

O segundo caminho é a cruz:

(2 Rs 6,b) Eliseu cortou um pedaço de madeira e lançou nas aguas do Jordão. Essa madeira é o lenho da cruz.

Se queremos voltar ao primeiro amor, precisamos fazer a experiência de redenção na cruz de Cristo. Precisamos clamar a Jesus que nos liberte de nossos pecados, medos, traumas, magoas, falta de perdão. Precisamos ser redimidos em Cristo pelo sangue que é derramado na cruz.

E o terceiro caminho: “É a apropriação da graça”

(2 Rs 6,6 b-7) Eliseu cortou um pedaço de madeira, jogou-o na água, e o machado veio à tona. Tira-o, disse ele. O homem estendeu a mão e tomou-o.

“O homem estendeu a mão e tomou-o”.

O discípulo de Eliseu toma posse da graça por meio da fé. “Ele estende a mão” pela fé já que o Ferro evidencia o milagre, já que é impossível Ferro flutuar na agua. Nós precisamos nos apropriar da graça por meio da fé, por que aquele que não apropria não usufrui. Temos que pedir o Espírito Santo sabendo que já estamos recebendo um novo avivamento. Exatamente como o Servo que estendeu a mão e novamente pegou o machado para si. Tome posse da graça em sua vida!

Não deixe afundar seus Sonhos, seus Planos, seus projetos, a sua Fé, e sua alegria, porque Deus não quer Nos ver abatidos ou pensando que ele nos esqueceu, Cristo não esqueceu dos nossos Sonhos do que temos de mais valor, Ele quer trazer a tona, e nos dar uma porção dobrada de Bênçãos, pois os Sonhos Dele, são bem maiores que os nossos.

Então Deus contradiz a Física e a Ciência, nessa passagem que mostra o ferro do machado que afundou no rio Jordão por um milagre começou a flutuar, mostrando que Ele é Deus e que o poder esta em suas Mãos.

O Senhor quer restituir em sua vida aquilo que foi roubado, perdido. Quer levantar aquilo os sonhos que foram lançados ao fundo mar, fazendo novas todas as coisas, volte seu coração para o Senhor e Jesus fará nova todas às coisas.  Aleluia!

Leave a Reply


3 + 7 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas