NA TORRENTE DE CARIT – (1 Reis 17.1-4)

Imagem relacionada

Na torrente de carit – É interessante que o método de Deus para preparar seus grandes homens de fé não muda, antes de enviar um servo para uma grande missão o Senhor o recruta para uma grande preparação em recolhimento espiritual. Confira essa meditação sobre a vida de oração na íntegra.

Nesse texto o Senhor ordena a Elias que se esconda na torrente de carit, a leste do Jordão. E nessa torrente o mesmo deve se esconder e morar por uma longo período.

O mesmo plano vemos na vida de Abraão, Moisés, João Batista, Jesus, Paulo, seus ministérios começaram no deserto, na solidão, em retiro espiritual.  O Senhor fala ao profeta:  “Parte daqui e toma a  direção do oriente.Vai esconder-te junto à torrente de Carit”.

  1. Parte daqui e toma direção –

O Senhor nos tira da zona de conforto “Abraão sai de tua parentela e vai para o lugar onde vou te indicar” (Gn 21.1).  O deserto indica na Sagrada Escritura dois elementos: Lugar de provação e lugar de experiência com Deus, no deserto encontramos a Deus, as também enfrentamos as tentações, o diabo.

Assim o Senhor vai nos forjando, preparando para ouvir a sua voz, perceber sua presença e ao mesmo tempo para conhecer a nós mesmos e os ataques do inimigo. Quanto mais intimo do Senhor o profeta estiver para eficácia o mesmo terá em seu ministério.

  1. Esconde-te – Pois morreste e a vossa vida esta escondida com Cristo em Deus. (Cl 3.3).

Elias teve uma vida totalmente escondida em Deus, temos poucas informações a seu respeito, sabemos que ele era tesbita oriundo de galaad, mas não sabemos se era casado ou solteiro, se tinha família, o que fazia, mas sabemos que ele estava sendo conduzida pelo Espírito Santo para um caminho de solidão e intimidade com Deus.

Uma vês que tomamos a decisão de nos retirar em Deus, começamos a fazer do Senhor nosso refugio e fortaleza, escondemos debaixo de suas asas e passamos a  sobreviver de sua providencia.  Antes de falar da providência de Deus, quero te frisar que ela não vem sem estarmos dispostos a pagar um alto preço, o preço do recolhimento interior.  Oração, vigílias, jejuns, meditação da palavra, luta continua contra as tentações…

O Senhor levou Elias para carit justamente para torna-lo um homem sensível as direções do seu Espírito e dependente do Senhor.  Na torrente de carit, Elias experimentou a provisão de Deus, que lhe enviava diariamente dois elementos:

(v.6) Os corvos traziam-lhe pão e carne, tanto de manhã como de tarde, e ele bebia da torrente.

Alias dois elementos que irão marcar a vida de Elias: Pão e Agua.

Mas adiante em seu ministério, quando o profeta pediu para si a morte e dormiu, um anjo do Senhor o tocou oferecendo, justamente pão e agua. (1 Reis 19.6)  Ele abriu os olhos e viu junto à sua cabeça um pão assado na pedra e um jarro de água.

Se analisarmos a história da salvação vamos perceber claramente que Deus ofertou dois grandes presentes para humanidade. O homem necessitava de dois elementos para ser pleno segundo o projeto do Senhor: Perdão e restauração.

Deus enviou Jesus para o perdão de nossos pecados (cf João 3.16) e o Espírito Santo para que pudéssemos viver a vida e vida em abundância que Jesus veio trazer (cf João 10.10).

Esses dois presentes representam um grande significado: O pão, prefigura a Pessoa de Jesus Cristo. O pão vivo de desceu do céu (cf João 6). Jesus revela na escritura como pão que devemos comer para ter vida eterna em dois elementos: A palavra e a Eucaristia.

O pão é o alimento para que a vida Espiritual não morra, somos servos de Deus precisamos comer diariamente desse pão vivo, buscando o Senhor em sua palavra, comungando frequente a eucaristia, adorando sua presença na hóstia consagrada.

A água: Prefigura o Espírito Santo, a água viva (cf João 4.10).

Interessante que no meio de uma escassez de água, pois Elias tinha profetiza que um longo período não iria mais chover, o Senhor o leva onde existe uma torrente, abundância, grande quantidade de agua. Irmão (ã), se você esta vivendo na escassez das experiências do Espírito Santo não é porque o Senhor afastou de ti, é porque você não o tem buscado, lembre-se da palavra do Senhor Jesus: “Quem tem sede venha a mim e beba, do seu interior manaram rios de aguas vivas”.

Trazendo para o plano espiritual para muitos as comportas do céu estão fechadas, por causa do pecado e da ausência de sede de Deus, mas para aqueles que buscam o Senhor em uma vida de intimidade sempre existirá uma torrente de água viva do Espírito Santo para saciar toda nossa sede.

E porque Deus levou o profeta para torrente de carit?

Resultado de imagem para fonte de manancial

1º Porque o céu estava fechado – Ou seja não era tempo de chuvas abundantes, mas época de buscar a aguas nas fontes.  O Senhor revelou que do nosso interior que manariam as grandes fontes (cf João 7.38).

Existe um tempo onde todos são banhados constantemente pelo Espírito Santo, onde acorrem muitas conversões, milagres, sinais. A renovação Carismática começou de forma extraordinária, era chamada como “fogo no canavial” a mesma se espalhava rapidamente, enchia estádios, os sinais eram abundantes. Hoje vivemos em um tempo que se tem falado de uma “renovação sem carismas”  onde estão os grandes sinais? As grandes conversões?

Isso é um sinal que por vários fatores o céu esta trancado, não haverá abundante chuva, enquanto os verdadeiros adoradores não buscarem as torrentes de carit, que estão escondidas. O avivamento sempre é iniciado por uma pessoa ou um pequeno grupo de pessoas que desejam buscam o Senhor com sinceridade em uma profunda vida de oração, jejum e meditação da sua palavra.

2º  Porque Elias estaria em combate contra Acab e Jezabel

Acab era o rei, Jezabel a esposa de Acab. Acab significa o sistema, o mundo. Jezabel bem mais perigosa que Acab representa o diabo “Quando Jezabel matara os profetas do Senhor, ele tinha acolhido cem profetas para escondê-los em cavernas”… (1Reis 18.4).

O significado do nome Jesabel ou Jezebel é “Baal exalta” ou “Baal é marido de” ou “impuro”. … Jezabel era sacerdotisa dominadora e potencialmente religiosa e se denominava porta-voz de deus. Ela matava torturava e matava aqueles que adoram a Javé.

Todo Cristão batizado também esta em combate permanente contra o sistema e também contra as forças do mal. Aqueles que buscam intimidade com o Senhor viveram em oposição a esses dois inimigos, e essa batalha só poderá ser vencida pela força da oração.

3º Porque os Israelitas estavam se dobrando a Ball

A batalha no Carmelo representa essa realidade, Elias vai exortar aos judeus: (1 Reis 19.21) Então Elias, aproximando-se de todo o povo, disse:“ Até quando andareis mancando de um lado e de outro? Se o Senhor é o verdadeiro Deus, segui-o; mas, se é Baal, segui-o.

Somos chamados a uma profunda vida interior porque precisamos interceder por aqueles que estão se dobrando a ball.

O Senhor diz através do profeta Ezequiel: “E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei”. (Ezequiel 22.30)

Você precisa ser essa homem de intimidade com Deus, que vai interceder por sua família, seus amigos, a comunidade, sem oração não haverá conversões sem vitória.

4º Porque o Senhor tinha para Elias uma vida extraordinária

Alguns feitos de Elias:

1º Orou e não choveu em Israel  (1 Rs 17, 1-2);

2º Profetizou que o azeite e a farinha não acabariam na casa da vivpuva até voltar a chover sobre a face da terra ( 1 Rs 17,10-16)

3º Ressuscitou o filho da Viúva ( 1 Rs 17-22)

4º Mandou descer fogo do céu no  sacrifício no monte Carmelo ( cf 1 Rs 18.22-23,37-39)

5º Orou e novamente choveu depois de três anos e seis meses (cf 1 Reis 19,45).

 De onde vinha a autoridade a força de Elias?

Da unção que estava sobre ele. A unção é uma potencialização do poder de Deus em nós que nos capacita para realizar obras extraordinárias em seu nome.

A unção serve para quatro coisas:

1)            Para você fazer o que jamais faria.

2)            Para que você possa ter o que jamais teria.

3)            Para você chegar onde jamais chegaria.

4)            E principalmente para você ser, quem jamais seria.

Mas como adquirir a unção de Deus?

Precisamos tomar a decisão de nos esconder também em carit, em uma profunda vida de oração. #AoraçãoNãoétudosó100% 

Leave a Reply


2 + 9 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas