“Rute e Booz” Jovens que impactaram em seu tempo!.  

Resultado de imagem para dois jovens orando apaixonados

Rute é o tipo de mulher com quem nós homens deveríamos almejar casar: ela é a verdadeira personificação da mulher virtuosa que encontramos no livro de provérbios (cf Pr 31). Por outro lado, Boaz é justamente o tipo de homem que sem duvidas chamaríamos de um jovem cheio do Espírito Santo. Justo, acolhedor, generoso, bondoso,  para com Rute. Mas O livro de Rute é mais do que um romance, uma história sobre o modo como deveríamos nos relacionar com nossos futuros cônjuges ou escolhe-los. É uma história sobre Deus usando a vida ordinária dessas pessoas extraordinárias – seus sofrimentos, alegrias, virtudes e defeitos, juventude – para dar vida à grande narrativa de redenção!

confira essa reflexão na íntegra.

O livro de Rute é sem dúvida umas das histórias mais impactantes quando meditamos na história da salvação. Rute era uma mulher pagã, Moabita, mas se converteu ao Deus de Israel quando conviveu com sua sogra Noemi que por causa de uma fome migrou-se para Moab e lá permaneceu por dez anos. Nesse meio tempo o esposo e os dois filhos de Noemi faleceram. Então Noemi decidiu voltar para Judá e despediu de sua noras, Rute e Orfa. Orfa decidiu ficar em sua terra, voltando para a casa de seus pais adorando o seu deus. Rute pelo contrário jurou fidelidade a Noemi, e tomou a decisão de não abandoná-la, assim voltou com ela para Judá. Em Judá trabalhando pesado para sustentar a sogra, nos campos conheceu Booz, um homem muito rico dono de uma propriedade, Booz se encantou com o testemunho de vida de Rute, os dois se conheceram, se apaixonaram e se casaram. De sua união nasceu um filho chamado Obed, (Rute 4.22) Obed gerou Jessé e Jessé gerou Davi. Da descendência do rei Davi veio Jesus, o nosso salvador e Senhor.

A união de Rute e Booz prefigura o amor fiel que Cristo espera de sua Igreja que infelizmente comete o pecado da idolatria, quebrando a aliança, abandonando o primeiro amor (cf Ap 2.4).

Para você que é jovem Rute e Booz são protótipos de jovens virtuosos que deveríamos espelhar e também esperar para um matrimonio santo, vale a pena você ler toda o livro de Rute na íntegra.

Rute era uma moabita, uma mulher pagã, mas é tão fiel e comprometida com sua sogra e com o Deus de Israel que não mediu esforços para nunca se afastar de ambos. Ela depois do falecimento de seu esposo, foi casta, não se abateu com a pobreza que vivia, mas colocou a mão na massa para garantir o sustento de sua nova família. Essa atitude impressionou a Booz:

(Rute 4.10) Ele disse: “Que tu sejas abençoada pelo Senhor, minha filha. Tu fizeste que este teu último ato de bondade fosse melhor ainda que o primeiro. Não saíste à procura de jovens, quer pobres, quer ricos.

De certa forma Rute é o tipo de mulher com quem nós homens deveríamos almejar casar: ela é a verdadeira personificação da mulher virtuosa que encontramos no livro de provérbios (cf Pr 31). E não foi justamente esta disposição de Rute para a fidelidade ao Deus “em cujas as asas te vieste abrigar” (Rt 2.12) que chamou a atenção de Booz?

Por outro lado, Boaz é justamente o tipo de homem que sem duvidas chamaríamos de um jovem cheio do Espírito Santo. Justo, acolhedor, generoso, bondoso,  para com Rute. Ele a respeitou, encantado com seu testemunho de vida. Ele como redentor, não mediu esforços para fazer de Rute sua esposa amada. Inclusive, a ação de Boaz ao resgatar Rute já é um anuncio do generoso resgate que temos em Cristo. Assim, Boaz e Rute refletem uma história de pessoas virtuosas em Deus e de cujo caráter deveria ser imitado por nós jovens que somos chamados a impactar em nosso tempo “cristificando! como sal da terra e luz do mundo.

O livro de Rute é uma profunda demonstração que esse impacto vai além do que podemos imaginar. É mais do que um romance, uma história sobre o modo como deveríamos nos relacionar com nossos futuros cônjuges ou escolhe-los. É uma história sobre Deus usando a vida ordinária dessas pessoas extraordinárias – seus sofrimentos, alegrias, virtudes e defeitos, juventude – para dar vida à grande narrativa de redenção!

Pense um pouco no contexto do livro: Em Juízes vemos a infidelidade do povo de Deus que estava flertando com deuses estrangeiros. E é neste lugar nos aparece Rute, uma estrangeira que abandona os deuses de sua terra e se torna fiel ao Deus da aliança. É a partir desta fidelidade que Deus enxerta Rute ao drama da redenção, a colocando num lugar importante da linhagem do nosso grande Salvador, fantástico. Nossa ações podem impactar além do que podemos imaginar

A narrativa de Boaz e Rute não é sobre eles. É sobre algo maior do que eles!  E creio que esse deve ser o desejo do nosso coração em todas as coisas da nossa vida: Casamento, amizades, profissão, hobbies, missão, vida comunitária… Precisamos compreender que Deus nos chama a cumprir seus Eternos e gloriosos propósitos a partir das coisas simples e rotineiras da vida.  Por que Ele é um Deus gracioso que chama pecadores como nós ao arrependimento para cumprir um propósito maior.

(Jeremias 29.11) Sei muito bem do projeto que tenho em relação a vós – oráculo do SENHOR! É um projeto de felicidade, não de sofrimento: dar vos um futuro, uma esperança!

Que o Senhor use as coisas ordinárias de nossas vidas para impactar nossa geração! Fogo!!!

 

Leave a Reply


8 + 4 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas