Construindo a casa sobre a rocha (Parte II)

Suas escolhas de hoje terão impacto amanhã! Cada decisão que você toma, cria oportunidades, quanto obstáculos no futuro. Jesus revela que é fundamental construir nossa casa, sobre a rocha para que a mesma não venha a desmoronar. Quero deixar uma palavra para você que deseja construir sua casa sobre a rocha, seja começando um namoro, seja pensando em um noivado, seja pensando no casamento, ou na criação e educação de filhos.

Resultado de imagem para FAMILIA CASA SOBRE A ROCHA

A construção de uma casa basicamente se divide em quatro elementos:

1º A fundação; 2º A construção das paredes; 3º A construção do teto; 4º O acabamento.

Construindo a casa sobre a rocha! (Parte II)

O primeiro elemento que devemos considerar na construção de uma casa é o fundamento. Quanto mais alto for o seu projeto: namoro, noivado, casamento, educação de filhos, maior deverá ser o seu fundamento.  Investir no fundamento é fundamental, o fundamento suporta o peso de toda estrutura que esta sobre a casa.

Na vida espiritual construímos esse fundamento em nossos relacionamentos em dois elementos:

O primeiro é o batismo no Espírito Santo – O batismo no Espírito Santo é a experiência nos une a cristo, que nos convence de seu proposito e amor.  É fundamental que você seja cheio do Espírito Santo e uma vez que você quer alguém de Deus para sua vida, escolha alguém que seja batizado no Espírito Santo. Isso evitará problemas no futuro, problemas maiores como desordem em via moral (Adultério, mentiras… ), mas também problemas menores conheço vários amigos que as esposas lutam com todas as armas impedindo seus maridos de irem a missão.

O segundo é o Senhorio de Jesus – Viver o Senhorio de Jesus em nossos relacionamentos nos fará enraizados na graça de Deus.  A palavra raiz vem de radical, precisamos ser radicais na vivencia da palavra, e não podemos abrir mão de nada que seja a vontade de Deus.  Se o seu namorado, ou noivo quer ter relações com você antes do casamento e por isso ameaça o fim do seu relacionamento é melhor terminar o relacionamento do que construir uma casa sobre a areia.

Uma vez que investimos no fundamento partimos para a segunda etapa da construção da casa: A construção das paredes.

Construímos as paredes de um edifício espiritual por meio da oração.  Algo que precisamos crescer e investir é a vida de oração. Mas você me poderia perguntar pra que rezar?

Na oração se resume em três elementos:

1º A oração nos da à graça de conhecer a vontade de Deus.  Algo que é fundamental para que os planos de Deus se realizem.  “Clama por mim, que eu te ouvirei e te mostrarei coisas grandiosas e sublimes,que tu não conheces”. (Jeremias 33.3).

2º A oração nos converse da vontade de Deus.

Quando mais eu rezo mais Deus é Deus em mim. Quanto menos eu rezo menos Deus é Deus em mim. A oração nos convence dos planos de Deus, vencemos os medos e temos convicção de nossas decisões.

A oração eficaz não é aquela em que Deus faz a nossa vontade, mas aquela em que nos leva a desejar fazer a vontade de Deus. “Meu Pai, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, seja feita a tua vontade!” (Mateus 26.42).

3º A oração me capacita para fazer a vontade de Deus. Na oração recebemos a graça de Deus para agir (oração orar e agir).  Quanto mais rezarmos mais coragem teremos para agir.

Quando Paulo estava sendo afligindo por uma espinho na carne ele orou: “A esse respeito, roguei três vezes ao Senhor que ficasse longe de mim. Mas o Senhor disse-me: “Basta-te a minha graça; pois é na fraqueza que a força se realiza plenamente” (2 Cor 12.8-9). É na oração que recebemos a graça de Deus que atua em nossas fraquezas.

Depois que construímos as paredes, entramos no terceiro passo da construção da casa: A construção dos telhados.

Os telhados são muito importantes eles nos protegem das chuvas e do calor escaldante de sol. Os telhados são duas coisas fundamentais para se desenvolver um relacionamento saudável:

1º O dialogo –  Muitos casamentos são destruídos pela ausência do dialogo. O casamento que da certo é aquele que é um eterno namoro. E o namoro que da certo é aquele que é uma grande amizade.  A amizade protege o relacionamento da rotina, do desanimo. A Jessica antes de ser minha esposa, precisa ser minha melhor amiga, é com ela que preciso partilhar meus sonhos, abrir meu coração, pedir oração. Precisamos desenvolver os laços de amizade.

2º O perdão – Um casamento não acaba por coisas grandiosas, mas por causa das pequeninas coisas que vão se acumulando no dia a dia, magoas, decepções, mentiras… Que vão gerando ressentimentos, brigas e discussões. O único elemento que pode destruir esse ressentimento é o exercício do perdão.  Um relacionamento saudável é aquele que no crescimento do diálogo compreende as fraquezas do outro aplicando sobre as feridas a misericórdia o perdão.

Para concluir:  A ultima etapa da construção de minha casa: O acabamento

  É o acabamento que da beleza e a construção. O acabamento de nossa construção são os sacramentos.

Quero falar de três sacramentos: A eucaristia. A reconciliação. E o matrimonio.

O primeiro é a eucaristia: Os padres da Igreja dizem que a eucaristia é o sustento e fortalecimento na caminhada crista. Precisamos estar fortalecidos para vencermos os ventos contrários que dão contra a casa.  O Senhor diz no Evangelho de João 6,56 “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele”  São Tomas de Aquino diz que a comunhão destrói a tentação.

O segundo: A reconciliação – A reconciliação é o sacramento da cura e libertação. Contra o pecado não existe outro remédio a não ser a misericórdia e o perdão. Principalmente na luta pela castidade, o sacramento da reconciliação deve ser buscado constantemente para não cairmos em pecados mais graves.

E terceiro o matrimonio – Todo namoro ou noivado, deve ter em vista o matrimonio, se esse não é seu propósito maior, você ainda não esta pronto para edificar uma casa sobre a rocha. Se você já é casado e recebeu o sacramento do matrimônio compreenda que no altar você recebeu uma investidura de poder e graça para vencer os ventos contrários, o que Jesus fala para Igreja também se aplica ao matrimônio e a família: As forças do inferno não prevaleceram sobre a Igreja. (cf Mateus 16.18).

Tome posse dessa palavra profética!

Não sei quais são as tempestades que você tem enfrentado, mas o Senhor nos garante que os ventos contrários não poderão vencer a casa que foi construída sobre a rocha. Aleluia! Penso que hoje poderíamos fazer como Zaqueu e pedir a Jesus que entre em nossa casa, para  abalar com  nossa estrutura, sarar  todas as nossas feridas e nos ensinar a viver a santidade, coloque a mão em seu coração.

Fala para o Senhor Jesus – Entra na minha casa Senhor….

obs:Para conferir a primeira parte acesse: http://jovensdefogo.comunidadejavenissi.org/2018/04/03/familia-projeto-de-deus-a-casa-construida-sobre-a-rocha-mateus-724-27/

Leave a Reply


9 + 6 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas