Filho dá-me o teu coração! (Provérbios 23.36)

O coração na bíblia (Pr 23.26) Provérbios 23,26 Dá-me, filho, o teu coração, e teus olhos guardem os meus caminhos.

Resultado de imagem para jesus fala ao coração

Porque Deus pede o coração e não a cabeça?

O que significa o coração na Sagrada Escritura. 

Confira essa reflexão na íntegra!

Te convido a iniciar essa reflexão entregando seu coração para Deus. Pois o olhar do Senhor ” não é o dos homens: o homem vê a aparência, o SENHOR vê o coração”. (1 Sm 16.7).

  1. Porque Deus pede o coração e não a cabeça?

Nos homens carnais a cabeça ordena o coração. No homem espiritual o coração ordena a cabeça. É impossível alguém crer no evangelho somente pela razão, pois o agir de Deus na história da salvação só pode ser assimilado pela fé.

Como por exemplo explicar a trindade Santa? A encarnação do verbo em Maria sendo virgem? Como amar os inimigos? Perdoar 70×7? Crer na eucaristia? Que Deus ouve nossas orações?

A resposta é única: Pela fé! Como ensina São Paulo é “Se, pois, com tua boca confessares que Jesus é Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo”. (Rm 10.9).

  1. Deus pede nosso coração porque:
  2. A) É no coração que Deus fala: (Os 2.16) Pois, agora, eu é que vou seduzi-la, levando-a para o deserto e falando-lhe ao coração.
  3. B) É no coração que Deus derrama seu amor; (Rm 5.5) E a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
  4. O coração é a sede de nossos sentimentos, desejos, é nele que planejamos nossas ações e projetos.

É no coração que decidimos quem amamos. Por isso somos chamados a amar a Deus de todo o coração: (Dt 6.5) Amarás o SENHOR teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças..

O coração é o centro das emoções.

A Bíblia fala a respeito do coração alegre (Êx 4.14), do coração amoroso (Dt 6.5), do coração medroso (Js 5.1), do coração corajoso (Sl 27.14), do coração arrependido (Sl 51.17), do coração ansioso (12.25), do coração irado (19.3), do coração avivado (Is 57.15), do coração angustiado (Jr 4.19; Rm 9.2), do coração gozoso (Jr 15.16), do coração pesaroso (Lm 2.18), do coração humilde (Mt 11.29), do coração ardente pela Palavra do Senhor (Lc 24.32) e do coração perturbado (Jo 14.1).Todas essas atitudes do coração são, antes de tudo, de natureza emocional.

  1. O pecado também nasce do nosso coração. (Mc 7,20)Pois é de dentro, do coração humano, que saem as más intenções: imoralidade sexual, roubos, homicídios…
  2. Por isso o livro de Provérbios exorta: (Pr 4,23) Com todo o cuidado guarda teu coração, pois dele procede a vida.

Guardar o coração!

Salomão no final da sua cometeu a maior loucura ele não vigiou sobre seu coração e desagradou o Senhor.  (1 Reis 11,4) Quando Salomão ficou velho, suas mulheres desviaram-lhe o coração para outros deuses; seu coração já não pertencia integralmente ao SENHOR, seu Deus, como o do seu pai Davi.

  1. Como guardamos o nosso coração?
  2. A) Tendo uma vida de oração. Orar é estar com o coração em Deus.
  3. B) Meditando a palavra. Por duas vezes encontramos que Maria Sua guardava todas as coisas no seu coração. (Lucas 2.51)
  4. C) Vigiando as ocasiões de pecado. (Sl.27,14) Espera no SENHOR, sê forte, firme-se teu coração e espera no SENHOR.
  5. D) Buscando a imitação do coração de Jesus, que era: Manso e humilde. (Mateus 11,29)Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós.
  6. E) sendo dócil ao Espírito Santo. (Hebreus 3,7) Por isso – como diz o Espírito Santo -, “hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na rebelião, no dia da tentação, no deserto.

E para concluir essa pedindo a transformação do nosso coração pela ação do Espirito Santo.

(Ez 36.26) Eu vos darei um coração novo e porei em vós um espírito novo. Removerei de vosso corpo o coração de pedra e vos darei um coração de carne.

Peçamos ao Senhor: Jesus transforma o nosso coração!

Leave a Reply


5 + 9 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas