A eficácia da liderança Cristã (João 15.5) Sem mim nada podeis fazer.

Praticas para uma liderança eficaz

(João 15.1-5) Vários teólogos do mundo inteiro se reunião em uma convenção e depois de muita discussão chegaram a conclusão que o que Jesus revelou em João 15.5 é isso mesmo , “sem mim nada podeis fazer”.

Nesse texto Jesus revela de maneira bem clara qual é o segredo para obtermos eficácia em nossa vida espiritual: PERMANECER UNIDOS A ELES. Tanto que do versículo 1 ao 16 o verbo permanecer aparece 13 vezes.do seu Espírito ele nos sustenta. É na oração que podemos testemunhar como Paulo “Eu tudo posso naquele que me fortalece”.

Um dos sentidos da palavra permanecer no original é sustentar. Quando permanecemos em Deus por meio

Por isso nessa meditação quero gastar esse tempo precioso para falar sobre a vida de oração.

No livro a alma de todo apostolado São Bernardo falando sobre o apostolado ensina: “Se sois sábios, sede reservatórios e não canais”.

O canal deixa correr a àgua recebida, sem guardar uma só gota. Pelo contrário, o reservatório enche-se, primeiramente, e, depois, sem se esvaziar, derrama torrentes, incessantes renovadas, sobre os campos que fertiliza. Dos que devotam às obras, quantos há que são apenas canais, ficando sempre secos, mesmo quando procuram fecundar os corações! Hoje a na Igreja muitos canais e poucos reservatórios.

Ministério sem vida de oração, é ministério sem unção!

São Bernardo chama de uma ocupação maldita tudo aquilo que nos afasta da vida de oração. #AoraçãoNãoétudosó100%

Alias vamos ver essa realidade em toda sagrada escritura (Ag 1.5-7) Prestai atenção na vossa maneira de viver!.

Existem um meio para verificarmos o tamanho de nosso amor a Deus:

Pela qualidade de tempo que me relaciono diretamente com ele

Por exemplo  como verificar o tamanho do amor de Jesus pelo Pai. É só lermos (Lucas 5,15-16) Cada vez mais, sua fama se espalhava, e as multidões acorriam para ouvi-lo e para serem curadas de suas doenças. 16 Ele, porém, se retirava para lugares desertos, onde se entregava à oração.

Esse ‘porém” revela qual era a prioridade de Jesus, quem era a pessoa mais importante de sua vida, o seu primeiro amor.

Quanto tempo que Jesus desfrutava na presença do Pai (Lucas 6.12) Naqueles dias, Jesus foi à montanha para orar. Passou a noite toda em oração a Deus.

O mesmo vemos na vida dos apóstolos eles priorizavam  a oração a tudo (Atos 6,4)

Como esta a sua vida de oração?

(CiC 2744). Orar é uma necessidade vital. A demonstração do contrário não é menos convincente: se não nos deixarmos conduzir pelo Espírito Santo, recairemos na escravidão do pecado (33). Ora, como pode o Espírito Santo ser a «nossa vida» se o nosso coração estiver longe d’Ele?

Ainda o Cic diz: 2697 O catecismo ensina que a oração é a vida do coração novo e essa vida deve ser atualizada por meio de uma vida de oração pessoal e diária.

Precisamos compreender que a oração é uma conquista! 

A vida de oração não vem pronta, precisa ser conquistada todos os dias.  Pois a mesma é uma necessidade vital.

Alguém aqui já ficou sem escovar os dentes por dois dias?

Você já nasceu sabendo escovar seus dentes, ou foi tomando consciência da importância para sua higiene bocal no dia?  Você conseguiria ficar uma semana sem escovar seus dentes?

Espero que não, se não é porque o habito de escovar os dentes se encarnou em sua vida e faz parte da sua essência, você não pode mais viver sem essa pratica.

O mesmo deve acontecer com nossa vida de oração, esse desejo de orar sempre deve ser impregnado em nós ao ponto de você não conseguir ficar um dia mais sem rezar, porque se tornou uma necessidade vital um habito.

Se você me perguntasse como manter o fogo do primeiro amor?

 eu diria: Conserve o combustível, muitas vezes ficamos preocupados com o fogo e esquecemos que é o combustível que mantem o fogo aceso.  E esse combustível que mantem a chama do Espírito Santo em nós é a oração.

A vida de oração é o meio mais seguro de mantermos o fogo do primeiro amor. Diz São Felipe Neri: “O melhor remédio contra a aridez  espiritual consiste em colocarmo-nos como pedintes na presença de Deus e dos santos, e andar, como um pedinte, de um canto para o outro, rogando uma esmola espiritual com a mesma impertinência com que um pobre pede esmola”. (São Filipe Néri).

É na oração que o Espírito Santo aquebranta nossos coração, para que a obra de Deus seja realizada. 

Inácio Larannaga fala sobre as 4 leis da oração:

1.Quanto mais eu rezo  mais Deus é Deus em mim.

2.Quanto menos eu rezo menos Deus é Deus em mim.

3.Quanto mais eu rezo mais fome de Deus em tenho.

4.Quanto menos eu rezo menos fome de Deus eu tenho. 

A vida de oração nos faz ser de Deus e ter fome dele.  E é na vida de oração que nos tornamos semelhantes a Ele. (eu quero ser semelhante a ele).

Leave a Reply


7 + 1 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas