A promessa do Pai (Lucas 24.49) Áudio Mp3

(Lucas 24.49) “Eu enviarei sobre vós o que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade até que sejais revestidos da força do alto”.

Uma das ultimas palavras que Jesus falou na terra antes de sua ida para o Pai, terminando o seu ministério. Quando um homem se fala as ultimas palavras de sua vida, quer se deixar a ideia que é mais importante. Não que não seja importante o que Jesus falou antes, mas o que será revelado agora é mais importante é o testamento de Jesus.

Essa palavra é dividida em três elementos:

  1. a) Eu enviarei sobre vós o que meu Pai prometeu.
  2. b) Por isso, permanecei na cidade.
  3. c) Até que sejais revestidos da força do alto”.

Um detalhe: O único homem na terra capaz de falar essa promessa: “Eu enviarei sobre vós” Era Jesus, nem mesmo Abraão o pai da fé, nem mesmo Davi, o homem segundo o coração, nem mesmo Isaias, aquele que revelou com clareza como seria o sofrimento de Cristo na terra. É verdade que muitos homens na Sagrada Escritura foram inspirados por Deus para falarem dessa promessa, mas ter a ousadia de dizer que iria cumpri-la, “Eu enviarei sobre vós” somente Jesus, pois é ele quem batiza no Espírito Santo e fogo (Mc 1.8).

Mas antes de falarmos do conteúdo dessa promessa e do seu efeito. Quero falar sobre o meio dessa frase, Jesus indicou um local onde eles deveriam permanecer, e esse local é Jerusalém.

JERUSALEM É O LUGAR DA PROMESSA

Jerusalém é a cidade escolhida por Deus. Ela é a única cidade na bíblia chamada de “CIDADE DE DEUS” no novo testamento é chamada por Jesus de ‘CIDADE DO GRANDE REI”. (Cf Sl.48:2; Mt.5:35).

Primeiro: Jerusalém começou a ser importante antes de sua existência. Isso aconteceu por causa de Abraão, quando Abraão levou seu filho Isaac para o sacrifício ele o levou para o monte Moriá, lugar onde hoje reside Jerusalém.

Segundo: por causa de Davi, quando Davi foi escolher o lugar onde construir o templo para Deus, ele foi no mesmo monte onde Abraão sacrificou o seu filho, no monte Moriá ou monte Sião. Em Jerusalém.

 

Terceiro: quando Jesus foi escolher o lugar para morrer e ressuscitar, Ele também escolheu a cidade de Jerusalém.

Jerusalém, portanto é a cidade de Abraão o pai da fé, a cidade de Davi o homem segundo o coração de Deus e também a cidade de Jesus, o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Aleluia!

Por isso Jesus disse aos discípulos “PERMANECEI NA CIDADE” precisamos compreender que Jerusalém tem um significado espiritual.

Alias foi em Jerusalém que Jesus pela primeira vez falou do Pai, quando tinha doze anos: “Vós não sabeis que devo estar nas coisas de meu Pai” Jerusalém é lugar de revelação.

Alguns significados de Jerusalém para nós:

Jerusalém é lugar de sacrifício e adoração, como aprendemos com Abraão;

Jerusalém lugar  fé e experiência comunitária como aprendemos com Davi;

Jerusalém lugar e de cumprimento da vontade do Pai, obediência, como aprendemos com Jesus.

Permanecer em Jerusalém, é permanecer no sacrifício e adoração, na vivencia comunitária e na fé e também obediência.

  1. O CONTEÚDO DA PROMESSA

A bíblia é um livro de promessas, alguns teólogos dizem que existem mais de 8.000 promessas na bíblia, eu mesmo não sei por que não contei. Mas se você realmente pegar a Sagrada Escritura e começar a contar as promessas você vai ficar maravilhado porque a bíblia é um livro de promessas, existem milhares de promessas feitas por Deus a nós.

Mas Jesus não diz, vou enviar todas as promessas de meu Pai, mas ele diz: “Enviarei a promessa de meu Pai” então precisamos compreender que no meio de tantas promessas, existe uma por excelência, aquela que foi denominada por Jesus como “A PROMESSA DO PAI”.

Jesus escolheu uma, uma dentre todas, aquela que é sublime…   Se você começar a seguir os mandamentos de Jesus, participar dos grupos de oração, ler toda a bíblia e até prega-la as multidões, mas deixar de lado “A PROMESSA DO PAI” você estará deixando de lado uma das coisas mais maravilhosas que Jesus veio nos revelar, o néctar da Sagrada Escritura “o Batismo no Espírito Santo” a maior promessa da Sagrada escritura, a promessa das promessas, a promessa por excelência.

Tanto que sem ela o Evangelho de Jesus seria apenas um livro de autoajuda, uma propaganda de motivação, sem o Batismo no Espírito Santo não somos nada.

Não adianta eu fazer uma pregação motivacional que Deus vai te dar vitória, que você será um vencedor, se eu não te falar COMO você vai vencer!

Não existe vitória alguma sem a força e a presença do Espírito Santo!

Existe uma revelação em Efésios que nos confirma isso: (Efésios 4.6) um só Deus e Pai de todos, que é acima de todos, por meio de todos e em todos. Nesse texto encontramos toda ação trinitária na história da salvação.

Observe, Deus é: acima “Sobre todos, por meio de todos, e em todos” O que esse texto esta nos revelando?

No antigo testamento Deus Pai era sobre todos, eles sabiam que existia um Deus por eles “O Senhor dos exércitos” eles o invocavam, mas ainda esse Deus era um Deus distante

Vem Jesus na plenitude dos tempos, se fez homem para andar no meio de nós. Deus esta por todos: Ele toma nossas enfermidades e morre no nosso lugar, como nosso salvador.

Agora vem a promessa do Pai, não mais só sobre e por meio de todos, mas em todos! O Espírito Santo vem morar dentro de nós.

Por isso nós seremos mais do que vencedores, porque não lutamos mais sozinho, mas Deus esta conosco. “Mas o defensor, o Espírito Santo que o meu Pai prometeu enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.( Jo 14.26).

E essa morada dentro de nós Jesus revelou ser chamada “Batismo no Espírito Santo!”

Portanto o cumprimento da promessa é o Batismo no Espírito Santo.

Você sabe quem foi a primeira pessoa na bíblia a falar da promessa do Espírito Santo?

O Rei Salomão, o filho de Davi. (Provérbios 1.23) Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.

Para você saber se uma promessa do antigo testamento esta falando da promessa do derramamento do Espírito no novo testamento, ligue duas palavras: o verbo Derramar e pronome Espírito.

Quem foi o segundo a falar da promessa do Batismo no Espírito Santo?

O profeta Isaías. “Derramarei água na terra seca, ribeirões no terreno ressecado, derramarei meu espírito nos teus descendentes, minha bênção em teus rebentos”. (Isaías 44,3)

Falando da promessa compreenda que só recebe o Espírito Santo aqueles que são sedentos…

O terceiro?

O jovem Joel. “Depois de tudo isso, derramarei o meu espírito sobre todos os viventes. E, então, todos os vossos filhos e filhas falarão como profetas: Os anciãos receberão em sonho suas mensagens e os jovens terão visões”. (Joel 3.1).

E por ultimo a consequência da promessa: Seremos “revestidos de poder

O EFEITO DA PROMESSA “REVESTIMENTO DE PODER”

Primeiro seremos revestidos: Se você lembrar de Adão você tomara um choque ELE ESTAVA NÚ.

Lembre-se de Adão, quando ele pecou ele viu que estava nu. Mas pergunto, ele já não estava nu?

Sim e porque não tinha vergonha?

Ele não tinha vergonha porque existia uma veste muito mais poderosa do que as que estamos vestidos, a veste da inocência. É como uma criança nos seus primeiros anos de vida, elas são puras porque são inocentes. Mas quando é que uma criança perde a inocência?

Quando ela toma consciência do que esta fazendo, uma vez que você toma consciência automaticamente ela começa a ter medo, vergonha… Perdeu a inocência.

Adão era puro, não conhecia o mal, não deseja coisas impuras e más, por que era vestido com a roupa incorruptível da inocência, mas no momento que ele pecou ele perdeu essa veste e tomou consciência de seu pecado. O seu pecado revelou suas misérias e por isso ele teve vergonha de si mesmo, de Eva e de Deus, seu pecado o condenava dia e noite e ele se afastou do paraíso.

Quando Jesus fala da promessa do Espírito Santo ele releva que o homem ainda esta nu diante de Deus, portanto sente-se acusado dos seus pecados…

Satanás tem um desejo de ver os homens despidos, porque tudo aquilo que está despido gera vergonha e se fazemos algo fazemos nas trevas.

Por isso ele promete que toda nossa nudez será revestida com a presença do Espírito Santo. A veste incorruptível, que nos deixa mais brancos do que a neve. Seremos como Adão no paraíso antes do pecado original, teremos comunhão com Deus e nossos pecados já não mais nos acusarão. “Agora, portanto, já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus” (Rm 8.1). E mais… Se alguém esta em Cristo, é criatura nova. O que era antigo passou agora tudo é novo. (2 Cor 5,17).

Essa nova veste, não só garante a volta para casa do Pai, como o filho prodigo que não recebeu só os beijos e abraços do Pai, mas também o anel, a veste e as sandálias novas. Sandálias nos pés significam aqueles que anunciam à nova.

Recebemos poder para Evangelizar, poder para dar testemunho de Jesus, com nossa vida, por meio da pregação da palavra com sinais, prodígios e milagres.

(Atos 1.8) Mas recebereis o poder do Espírito Santo e sereis minhas testemunhas.

Irmãos, o Batismo no Espírito Santo como experiência não é para o céu é para terra.

Quando alguém recebe o Espirito Santo no sacramento Satanás sabe que você tem seu nome no livro dos céus.

Mas quando você é batizado no Espírito Santo ele sabe que você tem poder para vencê-lo.

BATISMO NO ESPÍRITO SANTO É UMA BOMBA, É PODER, É UMA ARMA DE GUERRA, É UNÇÃO PARA DAR TESTEMUNHO DE CRISTO.!

Ele age em nós, e atraves de nós… Dando corragem, parresia, disposição até mesmos para sofrer o martirio, ele nos coloca para frente.

Uma Igreja que não vive a experiência do Batismo no Espíirito Santo é uma Igreja timida, fria, sem vida sem poder…

PEÇAMOS AO SENHOR ESSE REVESTIMENTO DE PODER ALELUIA!

A igreja só poderá sacudir o mundo, quando ela for sacudida pelo Espírito Santo!

Leave a Reply


2 + 7 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas