“Uma palavra no poder do Espírito Santo tem poder de derrubar um gigante”

“Uma palavra no poder do Espírito Santo tem poder de derrubar um gigante”

Reflexões acerca do ministério das artes, destinadas a todos os servos que desenvolvem seus talentos através da adoração e evangelização.

Confira na íntegra.

O ministério Davi é um ministério importante na comunidade, alias tenho um carinho especial por ele pois converti através de uma canção chamada Deus é maior Ministrada por Xandy e Jamile no programa Raul Gil. O louvor abriu meu coração duro e machucado por causa do pecado, para que a palavra de Cristo transformasse meu coração.  Naquele dia 23/05/2009 às quatro horas da tarde, fiz uma profunda experiência com Deus através do louvor, e isso aconteceu através de uma frase: Deus “pega a pessoa que não tem mais jeito” estava em um péssimo dia, com depressão, pensamentos suicidas, estava drogado nesse momento, mas aquela palavra revelou o amor infinito de Jesus por mim, aquela palavra me lançou ao chão, caí prostrado e me rendi a Cristo pela primeira vez. Aleluia!

De fato, uma palavra inspirada pelo Espírito Santo tem poder de derrubar um gigante.

Muitos infelizmente não valorizam o poder das artes na Evangelização e por outro lado alguns ministros não compreendem que não foram chamados para serem artistas, mas adoradores, pescadores de almas através de “suas redes”, seus dons e talentos dados por Deus em seus corações.

Hoje infelizmente percebo que tiramos os profetas e adoradores do altar e colocamos os artistas, precisamos compreender que nem toda musica é um louvor e nem todo musico é um adorador. O resultado dessa inversão de valores é grande por que reflete no elemento mais importante de um Cristão evangelizador; A UNÇÃO.

Pergunto: Qual seria a diferença de um artista que ministra para Deus do mundo?

A unção: Cantar qualquer um canta, até papagaio canta, Dançar qualquer um dança, fazer teatro até criança faz teatro quando faz birra, mas adorar a Deus só quem tem a unção do Espírito Santo. ( Cf João 4,23) Mas vem a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em Espírito e verdade. Estes são os verdadeiros adoradores que o Pai procura.

Aqui esta o segredo de uma palavra, palavra ungida que pode derrubar um gigante, a unção.

Observe esse ensino sobre Davi: (1 Sm 17,38-39)  Saul revestiu Davi com sua própria armadura, pôs-lhe na cabeça um capacete de bronze e armou-o com uma couraça. Davi cingiu a espada de Saul sobre a armadura e tentou caminhar armado, pois não estava acostumado. E disse a Saul: “Assim não posso andar, não estou acostumado a isso”. E tirou a armadura.

O contexto desse versículo é o combate entre Davi e Golias, Saul tenta colocar em Davi a sua armadura, mas Davi decide confiar na força do seu Deus. 

Por mais talentosos que posamos ser, não podemos confiar em nossas armaduras, nossas capacidades; experiência, sabedoria; podemos cair na tentação de entrar no combate sem a unção, Davi poderia confiar no poder de sua armadura para enfrentar Golias, mas a rejeitou, não estava acostumado, suas armas eram outras. Muitas vezes caímos no pecado da autossuficiência onde confiamos mais em nossos talentos do que na unção e vamos para batalha em nome de Deus sem estarmos unidos a Ele, confiando no profissionalismo.

EXORTAÇÃO  APOSTÓLICA EVANGELII NUNTIANDI DO PAPA PAULO VI: Nº 75

 Nunca será possível uma evangelização sem a ação do Espírito Santo:

As técnicas da evangelização são boas, obviamente; mas, ainda as mais aperfeiçoadas não poderiam substituir a ação discreta do Espírito Santo. A preparação mais apurada do evangelizador nada faz sem ele. De igual modo, a dialética mais convincente, sem ele, permanece impotente em relação ao espírito dos homens. E, ainda, os mais bem elaborados esquemas com base sociológica e psicológica, sem ele, em breve se demonstram desprovidos de valor. Nós vivemos na Igreja um momento privilegiado do Espírito. Procura-se por toda a parte conhecê-lo melhor, tal como a Escritura o revela. De bom grado as pessoas se colocam sob a sua moção.

O que temos nos preocupado mais, nas técnicas ou na unção?  Gastamos mais tempo, nos ensaios ou na adoração?

Sem a unção a missão não tem eficácia; “Pois agora, assim diz o Senhor dos exércitos: Prestai atenção ao vosso modo de viver! Plantais muito e colheis pouco, comeis e não ficais satisfeitos, bebeis e não matais a sede, vestis as roupas e não esquentais o corpo e o trabalhador está guardando seu salário numa sacola furada. (Ageu 1, 5-7).

O livro alma de todo apostolado um tratado sobre a oração na missão diz que toda missão sem oração é uma ocupação maldita, o Deus das obras não pode ser esquecido pelas obras de seu Deus.

É inútil qualquer evangelização sem unção. (Salmo 127, 1-2) Se o Senhor não construir a casa, é inútil o cansaço dos pedreiros. Se não é o Senhor que guarda a cidade, em vão vigia a sentinela.

Me preocupa que essa mentalidade esta na cabeça dos mais novos, uma das lideres do ministério das artes me disse: “São tantas as ocupações que tenho na casa de oração que estou sem tempo para rezar” embora a mesma estivesse enfiada até o pescoço nas missões artísticas da Comunidade.

“KBÇAUM” Davi só enfrentou Golias por causa de intimidade com Deus “O Senhor me livrou das garras do leão e do urso. Ele me salvará também das mãos desse filisteu”. (1 Sm 17,37).

Um dos ensinamentos de Santa Teresinha padroeira das missões:

Nenhum missionário, por mais que saiba e por mais eloquente que seja, nada conseguirá se não for homem de oração. Rezar é conversar com Deus amando. Vale especialmente para o missionário o que vale para qualquer cristão: Não saia ao encontro dos homens sem antes ter uma conversa com Deus na oração! ( Vida de Santa Teresinha pag 137)

Como obter unção em nosso ministério?

Davi usou apenas três armas para derrubar Golias (1 Sm 17,40) Cajado, funda e pedra.

“cajado de pastor” O cajado é sua autoridade ministerial, São Tomas de Aquino ensina que para cada missão é dada uma nova unção, quando o Senhor chamou os discípulos dando-lhes uma missão, automaticamente deu-lhes uma nova unção: (Mateus 10.1) Chamando os doze discípulos, Jesus deu-lhes PODER para expulsar os espíritos impuros e curar todo tipo de doença e de enfermidade.

Você ministro das artes é antes ministro de Deus, toda autoridade que foi dada a Jesus é derramada sobre nós para edificarmos sua Igreja, aleluia! Por isso não precisamos ter medo, mas devemos avançar… Tome posse da sua autoridade com zelo, amor pelo seu ministério.

“Funda” A funda é a oração. A oração é o elemento que nos convence da unção, ela nos capacita para realizar a missão, assim como um instrumentista precisa afinar seu instrumento para que um som seja agradável no louvor, da mesma forma pela oração Deus nos afina, nos converte, inspira e direciona para cada missão.

“A pedra” a pedra é a palavra de Deus, o próprio Cristo vivo. Precisamos estar “edificados sobre o alicerce dos apóstolos e dos profetas, tendo como pedra angular o próprio Cristo Jesus”. (Ef 2.20).

Aonde Davi encontra essa PEDRA?

“No riacho”, ou seja, do Espírito Santo o rio de águas vivas.  Meu irmão (ã), de onde você tem tirado suas pedras? Suas inspirações, moções, direções, para o ministério, grupos de oração, canções, composições?

Se não for do riacho, tenha certeza que essa pedra não é a pedra angular que é o Cristo.

Com as armas na mão, Davi avança contra Golias, e qual foi o resultado dessa batalha?

 (v, 49-50) Davi meteu a mão no bornal, apanhou uma pedra e arremessou-a com a funda, atingindo o filisteu na fronte com tanta força, que a pedra se encravou na sua testa e o gigante tombou com o rosto em terra. E assim Davi venceu o filisteu com uma funda e uma pedra. Feriu o filisteu e matou-o, sem ter espada na mão.

Aleluia! “Uma palavra no poder do Espírito Santo derrubou o gigante”. No capacete de Golias havia apenas um lugar desprotegido no meio da sua fronte, Davi acertou no único ponto fraco de Golias. Entenda a importância da unção, só a palavra discernida pela oração, tem poder de derrubar os gigantes na evangelização.

O artista deve estar em profunda intimidade com esses dois elementos a oração e a palavra de Deus, aliás essas eram as únicas ferramentas dos apóstolos no exercício de seu ministério (Atos 6,4) Deste modo, nós poderemos dedicar-nos inteiramente à oração e ao serviço da Palavra”.

Algumas perguntas para meditação:

Quanto tempo você se dedica a oração antes de uma missão?

As musicas, (Danças e Teatros) são inspiradas pelo Espírito ou fruto de sua experiência ministerial?

Você conhece a palavra de Deus? Lê todos os dias? Já leu a bíblia toda? Estuda o Kerigma antes dos grupos de oração?  Procura saber o tema do grupo de oração?  Reza com o mesmo pedindo direção? Usa palavra de ciência em seu ministério?  Se abre as experiências carismáticas?

Lembre-se uma palavra no poder do Espírito tem poder de derrubar um gigante! É tempo de voltarmos ao primeiro amor, clamemos a Jesus uma nova unção para derrubar gigantes!

Leave a Reply


8 + 2 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas