Por que não consigo levantar cedo para rezar?

Por que não consigo levantar cedo para rezar?

Dormir um pouco, outro tanto cochilar, só um pouquinho cruzar as mãos para descansar, (Pr 24,33). Quando medito nesse texto me vem ao coração à soneca do despertar do celular, aquela programação que você faz para colocar o celular para despertar de tempo em tempo.  Você põe para despertar, acorda, cochila mais um pouco, confiando no despertador da soneca, quando você olha já esta na hora de ir para trabalhar.

confira a meditação na integra !

Texto Bíblico: “PASSEI PELO CAMPO DO PREGUIÇOSO”  (Provérbios 24,31-34).

Passei pelo campo do preguiçoso e pela vinha do insensato: e o que vi foram às urtigas enchendo tudo, os espinhos cobrindo o terreno e o muro de pedra, destruído. Diante disso, considerei no coração, vi, e aprendi a instrução: “Dormir um pouco, outro tanto cochilar, só um pouquinho cruzar as mãos para descansar, e a miséria virá sobre ti como que correndo e a mendicância, como um assaltante”.

Quando medito nesse texto me vem ao coração à soneca do despertar do celular, aquela programação que você faz para colocar o celular para despertar de tempo em tempo.  Você põe para despertar, acorda, cochila mais um pouco, confiando no despertador da soneca, quando você olha já esta na hora de ir para trabalhar.

Lembro-me de uma vez que coloquei para despertar a primeira vez as 06h30 da manhã, mas fui cochilando e acordando, quando fui me levantar era 09h10, detalhe eu entrava no serviço as 09h, cheguei atraso, sem fazer minha oração pessoal, tomar café, todo desarrumado.

Quantas pessoas não vivem assim, sempre atrasadas, com preguiça para levantar, pecando por negligência na vida de oração?

E isso tem uma explicação cientifica quando acordamos nós impedimos a produção de cortisol é como se você estivesse avisando o seu corpo que você acordou. Quando você coloca soneca, cochila, soneca, Cochila, você aumenta o pico de cortisol no seu corpo e fica ainda mais preguiçoso.

Como funciona o ciclo do preguiço:

O preguiçoso ativa o despertador, por exemplo: 7h00, 7h15, 7h30;  O despertador toca, ele não levanta 07h, o horário de rezar já se foi, como já esta tarde o que você faz? Pega o celular e começa a ver as publicações no instagram, sem perceber você perde mais 20 minutos. Ai ele vai ao banheiro, leva o celular fica mais 10 minutos avaliando as postagens. Nesse ciclo você acordou as 07hs, mas só começa a produzir as 08h.

Essa enrolação é prejudicial por que nos impede de termos uma vida de oração pessoal diária e de produzir tudo àquilo que precisamos ao longo do dia.

Benefícios de acordarmos mais cedo:

“Toda manhã ele desperta meus ouvidos para que, como bom discípulo, eu preste atenção”. (Isaías 50,4 b).

Toda vez que você acorda mais cedo seu dia é mais produtivo. Pela manha temos mais capacidade de produzir coisas. Coloco alguns motivos:

  1. Estamos mais dispostos. 2. As pessoas ainda estão dormindo e paradas (você consegue ter mais silêncio).    Acordamos com as preocupações latentes em nossa cabeça; e conseguimos colocar todas elas em oração. 4. Durante o passar do dia as desculpas começam a passar pela nossa cabeça, o que nos levam a  procrastinação.

Faça essa experiência:  Ative o despertador apenas um vez, coloque o celular longe de você ao ponto de você precisar levantar para pega-lo, ao despertar o celular , levante imediatamente, lave o rosto, escove os dentes, beba um copo de agua, ou um copo de café e corra para seu quarto feche a porta e reze.  Faça o proposito de rezar pelo menos meia hora pela manhã, logo a disciplina se tornará um prazer e você crescerá na vida de oração.

Leave a Reply


1 + 8 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas