Unidos a Jesus como o ramo na videira (João 15.1-7)

Precisamos estar unidos a Ele (Jesus) como os ramos na videira!  Confira uma explicação Bíblica, versículo a versículo desse texto tão conhecido da Palavra de Deus.

(João 15,1) “Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor”.  

Nesse versículo Jesus nos revela a operação da Santíssima trindade em nós: Ele é a videira verdadeira

Santo Agostinho diz: “Ele diz isso porque ele é a cabeça da Igreja, e nós somos seus membros, o mediador entre Deus e os homens, aquele que é homem, Cristo Jesus”.

O Pai é o agricultor:  Jesus embora seja um com o Pai,  se distingue em suas operações. O Pai é o agricultor, aquele que cuida da terra, planta a semente e colhe os frutos.

(João 6,44) Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrair. E ainda: (Mateus 9,37-38) “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos.  Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para sua colheita!”

E o Espírito Santo ?  Jesus disse: (v,1) “Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor”.

O Espírito Santo é o personagem mais discreto e poderoso da Sagrada Escritura, ele age no oculto,  Ele é a seiva que corre entre a videira e os ramos, para que os mesmos possam  ter vida e dar frutos.

(v,2)  Todo ramo que não dá fruto em mim, ele corta; e todo ramo que dá fruto, ele limpa, para que dê mais fruto ainda.

Os ramos –  Os ramos somos nós. No corpo místico: Jesus Cristo é a cabeça da Igreja e nós somos os membros.

“Todo ramo que não dá fruto em mim, ele corta;”  Santo Hilário: Todos os galhos inúteis e estéreis que precisam ser cortados serão destinados ao fogo.

E os ramos que dão frutos?   ele limpa, para que dê mais fruto!

São João Crisóstomo.  E já que mesmo os mais virtuosos precisam do agricultor, ele acrescenta: “E quem der fruto o purificará, para que ele dê mais fruto”. Ele diz isso por causa das tribulações que estavam sofrendo na época, afirmando que as tentações os tornariam mais corajosos, porque limpar (ou seja, podar) o galho o torna mais frutífero.

Santo Agostinho: Quem é tão limpo nesta vida que deveria haver mais e mais? Onde, se dissemos que não há pecado em nós, enganamos a nós mesmos ( 1Jo 1,8). Portanto, limpe os limpos, isto é, aqueles que dão frutos, para que dêem mais, mais limpos são.

Aqueles que dão frutos, devem ser santificados diariamente para cada vez se tornarem mais limpos. Essa é a condição para que os mesmos possam dar frutos.

(v.3)Vós já estais limpos por causa da palavra que vos falei.

Há duas formas de sermos purificados: Por meio dos sacramentos, quero dar ênfase a três deles: (Batismo, penitência e eucaristia) e por meio da Palavra (Pregação do Evangelho).

Aqueles que já foram purificados e continuam sendo purificados diariamente precisam estar unidos a Ele.

(v,4)  Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto se não permanecerdes em mim.

O verbo destaque para o capitulo 15 de João é  palavra: PERMANECER.

Permanecer não é ficar. Ficar indica momento, permanecer indica comunhão permanente.

Como permanecer em Jesus?

Três verbos: Fé, obediência e perseverança.

Não existe outra forma de dar fruto (Obras) sem exercer diariamente essas três virtudes.  Se ilude o ramo que pensa que pode dar frutos sem em comunhão com a videira.

Jesus da ênfase a essa verdade  (v,5) Eu sou a videira e vós, os ramos. Aquele que permanece em mim, como eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim, nada podeis fazer.

Santo Agostinho comenta:  Mas, para que ninguém suspeite que o ramo da videira possa dar frutos, mesmo que pequenos, ele acrescenta: “Porque sem mim você não pode fazer nada”. Não diz: você pode fazer pouco, porque se o ramo não estivesse na videira que vive da raiz, nenhum fruto dará.

(v,6) Quem não permanecer em mim será lançado fora, como um ramo, e secará. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.

São João Crisóstomo comenta: O ramo secará (isto é, ele perderá tudo o que recebeu das raízes, privados de sua ajuda e de sua vida), e eles o empilharão. ”  

E Santo Agostinho conclui:  Tão desprezíveis serão esses ramos se forem separados da videira, e gloriosos enquanto permanecerem nela. Uma dessas duas coisas combina com o galho: estar na videira ou no fogo. Se não estiver na videira, estará no fogo, como se não estivesse no fogo, estará na videira.

(v,7) Se permanecerdes em mim, e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será dado.

(São João Maria Vianney)  “Para que nossa oração seja ouvida não depende da quantidade de palavras, mas do fervor de nossas almas”. Ou seja da comunhão que temos com Deus;

Que possamos estar unidos a Ele, para que possamos dar frutos e nossos frutos permaneçam. Aleluia!

Leave a Reply


8 + 1 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas