Quem disse que homem não chora?  Jesus  chorou (João 11,35)

Quem disse que homem não chora?

Existem diversas situações em nossas vidas que nos fazem chorar.  Chorar não é sinal de fraqueza, mas sinal que somos humanos e não super-heróis, que temos medo, dores, que nem sempre seremos perfeitos, que vamos errar, porque somos limitados.   Confira três importantes lições diante de todas as dores que sofreremos em nossas vidas.

Pessoas, Homem, Guy, Chorar, Lágrimas

Iniciarei essa reflexão responde uma pergunta: Mas por que Jesus chorou se sabia que iria logo após ressuscitar Lazaro?

Nesse texto se aflora a humanidade de Jesus, como relatam os Evangelista em vários textos bíblicos “ Ele foi movido de compaixão” uma palavra que em latim significa “Sofrem com” tomar a dor do outro em nosso coração. Jesus tomou as dores de Marta e Maria, a dor de Lazaro que enfermo perdeu a vida e por isso não se conteve, mas rompeu em lagrimas.

Afirma o concilio de Calcedônia 450 d C que Jesus é 100% Deus e 100% homem,  ou seja, como cada um de nós exceto no pecado, Jesus teve fome, passou frio, ficou cansado, teve medo e também chorou amargamente.

Quem disse que homem não chora?

Existem diversas situações em nossas vidas que nos fazem chorar.  Chorar não é sinal de fraqueza, mas sinal que somos humanos e não super-heróis, que temos medo, dores, que nem sempre seremos perfeitos, que vamos errar, porque somos limitados.

Existe alguma situação que tem feito você chorar?

Aprenda três lições que aprendemos com Jesus:

A dor é inevitável

O sofrimento é opcional

Haverá sempre em Deus uma ressurreição em áreas de nossas vidas que foram sepultadas;

1º A dor é inevitável – Todos nós passaremos por tribulações e momentos de dor em nossas vidas, perdas, traumas, desilusões. A felicidade não é a ausência de sofrimento, o sofrimento faz parte de nossa natureza humana. Quando o pecado entrou no mundo, trouxe consigo a dor e a morte como suas terríveis consequências, só não haverá dor e sofrimento quando estivermos no céu, diz o livro do Apocalipse 21,4

“Ele enxugará toda lágrima dos seus olhos. A morte não existirá mais, e não haverá mais luto, nem grito, nem dor, porque as coisas anteriores passaram”.

2º O sofrimento é opcional – A dor é inevitável, mas podemos escolher se queremos ficar sofrendo a vida inteira ou não!

Quando eu era criança sofri um acidente de bicicleta, nesse acidente um corte profundo foi aberto em minha mão esquerda. Enquanto aquela ferida estava aberta, havia muita dor e todas as vezes que eu tocava naquela ferida a dor aumentava. Esse sofrimento ele foi gradativamente aniquilado à medida que fui cuidando daquela ferida. Hoje tenho apenas uma cicatriz que não produz dor alguma, apenas ficaram as lembranças.

A cura interior que Jesus quer realizar em nossa vida pode nos libertar desse sofrimento opcional, nos tirando do pranto que leva a depressão, angustia de ficar remoendo e se alimentando de magoas passadas.

3º Haverá sempre em Deus uma ressurreição em áreas de nossas vidas que foram sepultadas;

Jesus chorou, ele teve compaixão tomando sobre si as nossas dores e por suas feridas diz a Escritura fomos curados. (1 Pd 2,24). A presença de Jesus paralisou todo sofrimento em que Marta e Maria estavam mergulhadas, lazaro foi arrancado pelo poder de uma palavra do sepulcro em que foi depositado.

A presença de Jesus que chora, também é a presença de Jesus que cura e restaura, Jesus pode trazer um animo novo, ressurreição para nossas vidas. Creia! Hoje o Senhor contempla a sua dor e chora; Chora por que sua unção esta sendo derramado de seus olhos, o Espírito Santo de Deus a água viva para curar as feridas mais profundas de nossas almas.

 

Leave a Reply


3 + 7 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas