O pecado que não tem perdão! (Mateus 12,31-32).

O pecado que não tem perdão! (Mateus 12,31-32).

Se a misericórdia de Deus é infinita, por que o pecado contra o Espírito Santo não tem perdão?

Muitas pessoas me fazem essa pergunta, escrevi a resposta católica sobre esse texto. Confira na íntegra:

Por isso, eu vos digo: todo pecado e toda blasfêmia serão perdoados; mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada. Mesmo se alguém falar uma palavra contra o Filho do Homem, lhe será perdoada. Mas, se falar contra o Espírito Santo, não será perdoado, nem neste mundo, nem no mundo que há de vir (Mateus 12,31-32).

A Igreja apoiada na Sagrada Escritura e na tradição, ensina-nos a sempre recorrer à misericórdia de Deus que é infinita. Veja (Lamentações 3,22) Há bondade no Senhor, sem fim, misericórdia que não acaba!

Mas Jesus revela que existe um pecado que não será perdoado, o pecado contra o Espírito Santo. Como compreender esse texto?

Nesse texto temo revelações eternas para nossa vida, nela fundamentos três dogmas de fé: O céu, o inferno e o purgatório, algo que você poderá aprofundar lendo o artigo 12 do Catecismo da Igreja Católica, creio na vida eterna.

Mas voltando ao texto, em síntese uma frase do Papa Francisco responderá essa pergunta. O Papa diz: “Em um coração fechado a misericórdia não entra”. Aqui compreendemos por que existe um pecado que não tem perdão, não é que a misericórdia de Deus deixa de ser derramada, mas é que nós recusamos a graça para santificação e salvação.

O mesmo vale mediante as tentações, na primeira carta aos coríntios São Paulo diz:

(1 Cor 10,13) Não tendes sido provados além do que é humanamente suportável. Deus é fiel e não permitirá que sejais provados acima de vossas forças. Pelo contrário, junto com a provação ele providenciará o bom êxito, para que possais suportá-la.

Não existe uma tentação maior que nossas forças, junto com a tentação sobrevêm à graça, no entanto quando não suportamos a tentação e pecamos é por que rejeitamos a graça para ter o bom êxito. O Senhor havia exortado os discípulos:

(Mateus 26,41) Vigiai e orai, para não cairdes em tentação; pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca”.

Então podemos afirmar no inferno há continuamente derramamento da misericórdia, mas a misericórdia não transforma pecadores em santos, porque os corações estão permanentemente fechados à graça.

Um terceiro ensino que podemos tirar desse texto é que haverá purificação após a morte, o que a Igreja o magistério denomina como purgatório.

Jesus fala que: “o pecado contra o Espírito Santo não será perdoado nem neste mundo, nem no mundo que há de vir” (Mateus 12,32).

Se o pecado da recusa à graça será eterno, a abertura a graça também será. Os pecadores que não alcançarem um estado de graça em vida poderão expiar seus pecados após a morte, no purgatório, pois a misericórdia de Deus é infinita.

Diante dessa profunda reflexão somos exortados a viver sempre com os corações abertos a misericórdia de Deus, buscando viver em estado de graça, pois por meio dela na corrida pelo céu, o Senhor nos confere o bom êxito na competição que nos é proposta.

Que Deus abençoe a paz e pentecostes!

Leave a Reply


3 + 1 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas