A vida interior do pregador (Neemias 1,4)

 (Neemias 1,4) Ouvindo as notícias, sentei-me a chorar. Fiquei de luto durante dias, jejuei e rezei diante de Deus do céu.

Nessa meditação vamos descobrir o grande segredo de Neemias e consequentemente de todo líder espiritual em qualquer ministério, a vida interior. Confira na íntegra!

Imagem relacionada

Neemias se destaca como um homem de oração, que nunca age sem antes rezar. Voltemos ao texto, quando Neemias descobriu a situação que estavam o povo e as muralhas era o mês de Casleu, o mês de calasceu no calendário hebraico que corresponde ao final do mês de dezembro. Nessa data Neemias começou uma grande campanha de oração, como diz o Apóstolo Paulo em Romanos 15,30  “Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do seu Espírito, que vos junteis a mim numa ofensiva de orações a Deus”. E essa campanha vai terminar no mês de Nisã (veja Nm 2,1) O mês de Nisã no calendário Judaico corresponde ao final do mês de Abril, ou seja Neemias rezou durante quatro meses antes de falar com o rei.

Isso por que o mesmo tinha em sua visão um principio espiritual que revela o livro a alma de todo apostolado:

Quem reza, trata com a Causa primeira; opera diretamente sobre ela (A vontade soberana de Deus) Tendo o consentimento da causa primeira, o orante tem em suas mãos todas as causas que são secundárias, cuja eficácia depende desse princípio superior. Por isso, o efeito desejado é, então, obtido com maior segurança e rapidez.

Nesse sentido se aplica a palavra de Jesus (Mateus 6,33) Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e todas as coisas serão dadas por acréscimo. “Dez carmelitas a rezar, dizia um bispo da Cochinchina ao governador de Saigão, auxiliar-me-ão muito mais do que vinte missionários a pregar” Isso porque nos exortou o Senhor: Sem mim nada podeis fazer (cf João 15,5).

São Bernardo aconselhava aos seus discípulos no caminho da vida interior: “Se sois sábios, sede reservatórios, e não canais“

O canal deixa correr a água recebida, sem guardar uma só gota. Pelo contrário, o reservatório enche-se, primeiramente, e, depois, sem se esvaziar, derrama torrentes, incessantemente renovadas, sobre os campos que fertiliza.

               O Cristão que não tem vida de oração é apenas um canal, mesmo quando deseja fecundar os corações, fica sempre seco.  Precisamos compreender o que vale para vida natural vale no crescimento biológico, vale para nosso crescimento espiritual. A mãe só pode alimentar o filho se a mesma se alimentar.

Para poder dar aos outros o Evangelho é necessário primeiro receber:  “Antes de permitir à sua língua que fale – diz Santo Agostinho – o apóstolo deve elevar a Deus a sua alma sequiosa, a fim de exalar o que tiver bebido e disseminar aquilo de que estiver repleto.

#AoraçãoNãoétudoSó100%

Leave a Reply


7 + 4 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas