FORMAÇÃO PARA PREGADORES!

 

– Lc 4,18ss: “O espírito do senhor está sobre mim…; ele me consagrou com a unção e me enviou para anunciar aos pobres uma alegre mensagem!”

Resultado de imagem para pregadores da palavra

Trabalharemos nessa meditação quatro importantes elementos da pregação:

  1. A principal missão do pegador é ANUNCIAR a Boa-Nova. Para isso precisa compreender o que vem a ser anunciar.
  2. Precisa também entender que o EVANGELHO DEVE SER O CONTEÚDO do seu anúncio e que os DESTINATÁRIOS DA EVANGELIZAÇÃO SÃO OS FILHOS DE DEUS.
  3. Deve ainda conhecer as CONDIÇÕES PARA SER UM ANUNCIADOR, a REALIZAÇÃO DO QUERIGMA
  4. E saber que o EVANGELHO DEVE SER ANUNCIADO DE FORMA DIRETA E PESSOAL.

Confira esse ensino na íntegra.

  • A principal missão do pegador é ANUNCIAR a Boa-Nova.

O que é anunciar?

  1. a) Anunciar é proclamar, pregar, e ministrar a palavra.

– “Proclamar” e “Anunciar a Boa-Nova” são frequentemente sinônimos;

– “Proclamar” é uma palavra peculiar do NOVO TESTAMENTO que indica a ação de transmitir o Evangelho;

– Anunciar para se fazer ouvir o Evangelho. Anunciar: proclamar com voz forte, gritar, como Pedro no dia de pentecostes (At 2,14s).

Quem deve anunciar essa Boa nova?

  1. b) Proclamação é a Obra do Arauto

– Arautos, na antiguidade eram mensageiros dos reis enviados para anunciar os editos reais. Os mesmos anunciavam com voz forte (aos gritos, se fosse preciso) anunciavam nas praças, nas cidades, nas aldeias, as mensagens do rei.

– Somos Arautos do Rei do Universo; devemos anunciar a Boa-Nova com voz forte. Em todos os lugares e situações.

  • Mas o que é o Evangelho?

– O Termo “Evangelho” vem da língua Grega (ευαγγελιον: euaggélion). Assumiu no cristianismo o significado de boa notícia.

– Jesus Cristo é a Boa Notícia de Deus a este mundo (LC 2,11). Ele é a essência da boa notícia; é a melhor notícia que a humanidade poderia ter.

– “A Boa-Nova de Deus aos Homens é a própria pessoa de Jesus. Ele é o Evangelho de Deus” (Mc 1,11);

– A Boa-Nova não é uma teoria nem o ensinamento de uma verdade ou dogma; é a apresentação de uma pessoa que está viva no momento presente.

– Portanto, anunciar a Boa-Nova é anunciar Jesus Cristo.

  • Mas qual é o conteúdo dessa boa nova?
  1. a) O anúncio deve ter um conteúdo bem definido: JESUS.

– A pessoa de Jesus deve ser a primeira revelação a ser levada aos povos, pois é nesse nome que está a salvação (Cf. At 4,12).  José H. Prado Flores, Ide e Pregai o Evangelho, p. 16.

– O pregador não pode transmitir Jesus pela metade, em partes; mas deve anunciar Jesus integralmente, completo, que se encarnou, morreu, ressuscitou e está glorificado à direita de Deus Pai. Que agora derrama seu Espírito para nos fazer criaturas novas.

Onde posso encontrar essas verdades de fé?  Alguns textos Bíblicos:

√ Jesus encarnado (Jo 1,14)  √ Jesus Morto (Fl 2,8)  √ Jesus Ressuscitado (Jo 20,18; At 2,32)

√ Jesus glorificado (At 2,32-33)  √ Jesus Salvador (Lc 2,29-30)  √ Jesus Messias (Lc 3,22)  √ Jesus Senhor (Mc 4,41)

  1. b) Essas verdades de unidas de forma integral os primeiros cristãos chamavam de querigma.
  • Jesus é o núcleo, o centro do querigma. √ Atos 2,22–33

√ Este primeiro anúncio do Evangelho é o querigma que suscita a fé, abre o coração, leva à conversão e prepara adesão pessoal a Jesus Cristo (Cf Rm 10,17)).

Por isso nos diz a encíclica Evangeli Nuntiand:  Não haverá nunca evangelização verdadeira se o nome, a doutrina, a vida, as promessas, o Reino, o mistério de Jesus de Nazaré, filho de Deus, não forem anunciados (Cf. EN, 22).

  • CONDIÇÕES PARA SER ANUNCIADOR
  1. a) Experiência de Salvação.

– É difícil anunciar o Evangelho sem antes experimentá-lo.

– Para anunciar a Jesus Cristo eficazmente é necessário primeiro experimentar o seu poder na  própria vida.

– Se o anunciador não tiver experiência de Salvação não terá autoridade para anunciar.

– A principal condição para bem realizar o anúncio é que ele, o anúncio, seja baseado numa experiência de vida (Testemunho).

– “A experiência pessoal tornou-se uma condição essencial para a eficácia profunda da pregação, somos até certo ponto, responsáveis pelo avanço do evangelho que nós proclamamos” (EN, 76).

  1. b) Zelo pelo Evangelho

– Zelo pelo evangelho para que Cristo seja conhecido, amado e servido por todos os Homens.

– Zelo pelo Evangelho requer uma constante renovação do “primeiro amor” (Ap 2,3-4) que nos leva a proclamar para todos o amor com que Deus nos amou (Cf. Jo 3,16).

– Faz parte do zelo, o cuidado para não disseminar confusão ao anunciar o evangelho. “pregar, não as suas próprias pessoas ou as suas idéias pessoais, mas sim um Evangelho do qual nem eles nem ela são senhores e proprietários absolutos” (EN, 15).

– “Exortamos, pois, (…) É preciso que o nosso zelo evangelizador brote de uma verdadeira santidadede vida, alimentada pela oração e sobretudo pelo amor à eucaristia, e que, conforme o Concílio nos sugere, a pregação, por sua vez, leve o pregador a crescer em santidade” (EN, 76).

  1. c) Testemunho de Vida

– “Mais do que nunca, portanto, o testemunho da vida tornou-se uma condição essencial para a eficácia profunda da pregação. Sob este ângulo, somos, até certo ponto, responsáveis pelo avanço do Evangelho que nós proclamamos” (EN, 76).

– A vida fala muito mais do que as palavras.

– Testemunho de vida autenticamente Cristão é o primeiro meio de Evangelizar.

– São Pedro exprimia isto muito bem quando evocava a singularidade de uma vida pura e respeitável para que aqueles que “não obedecem a palavra, venham a ser conquistados sem palavras, pelo procedimento” (EN, 41).

  • DESTINATÁRIOS DA BOA-NOVA
  1. a) Aqueles que nunca ouviram a Boa-Nova de Jesus.

– Os pagãos (RM, 27):

“E me empenhei por anunciar o Evangelho onde ainda não havia sido anunciado o nome de Cristo, pois não queria edificar sobre fundamento lançado por outro. Fiz bem assim como está escrito: Vê-lo-ão aqueles aos quais ainda não tinha sido anunciado; conhecê-lo-ão aqueles que dele ainda não tinham ouvido falar” (Rm 15,20-21).

  1. b) Batizados não praticantes

– Este “primeiro anúncio está se tornando cada vez mais necessário para um grande número de pessoas que receberam o batismo, mas vivem à margem de toda vida Cristã” (EN, 52).

– São aqueles que, apesar de terem uma tradição Cristã, perderam o sentido da fé e não se reconhecem membros da Igreja, ficando distantes de Cristo e de sua palavra.

– Muitos católicos foram “sacramentalizados” sem terem sido suficientemente Evangelizados, por isso hoje necessitam experimentar a salvação de Jesus.

  1. c) Aos seguidores de Jesus

– Para manter-lhes acesa a chama do amor de Cristo.

– Mc 16,9-10: Maria Madalena, após experiência de Jesus ressuscitado, foi anunciar o fato aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e choravam.

– Diariamente os discípulos precisam proclamar como Tomé: “Meu senhor e meu Deus” (Jo 20,28).

– O querigma deve ser anunciado mais e mais vezes aos seguidores de Cristo para lhes firmar a conversão e lhes aprofundar a fé.

 

Nossa formação continuará. Que Deus abençoe e ilumine seu ministério profético.

Leave a Reply


7 + 4 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas