“Não abandonemos nossas assembleias como alguns costumam fazer”

De nada vale ter sido santo por longo tempo, se no fim da vida se morre pecador.

Resultado de imagem para Não abandonemos nossas assembleias como alguns costumam fazer

 leia mais na íntegra

O livro aos hebreus nos revela um grande ensinamento sobre a necessidade da perseverança, no capítulo dez o autor trabalha essse tema em três vertentes:

  1. a) A exortação a confiança (v, 19-25);
  2. b) A advertência contra a apostasia (v,26-31).
  3. c) A exortação à constância (v,32-38).

Nessa meditação vamos aprofundar sobre a importância de perseverar sem nunca desistir: Não abandonemos as nossas assembleias…

Hebreus 10,25 Não abandonemos as nossas assembleias, como alguns costumam fazer. Antes, procuremos animar-nos mutuamente – tanto mais que vedes o dia aproximar-se.

  1. De nada vale ter sido santo por longo tempo, se no fim da vida se morre pecador. Disse Nosso Senhor e Grande Salvador, Jesus Cristo: “Aquele que perseverar até o fim, esse será salvo” (Mt 10,22).

Lembro do começo de nossa caminhada quando meu irmão de Comunidade Ataíde dizia: “Se eu desistir hoje, não perderei apenas minha juventude mas toda minha vida, nada valerá meus anos de convertido”.

Sem perseverança não há salvação. A exortação do Senhor é clara, sem a perseverança final todos os esforços são inúteis; não adianta ser bom uma vez na vida ou durante alguns anos, nós temos que perseverar até o fim. Penitência, orações, sacramentos e boas obras sem a perseverança final é como a fumaça que esvai.

2. Perseverar deve ser nossa meta diária!

É claro que não será fácil, a vida cristã é um combate e exige luta diária, o caminho para o céu é um caminho estreito e cheio de pedras e espinhos, aqueles que não estiverem mergulhados no amor de Cristo jamais conseguiram percorrê-lo.

Existem muitas situações que nos levam ter o desejo de abandonar: perseguições, pecado, decepções com a Igreja, tribulações… Mas nenhuma delas pode ser uma grande justificativa, o Senhor deixou bem claro a todos os seus discípulos:

Marcos 8,34 Chamou, então, a multidão, juntamente com os discípulos, e disse-lhes: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”!

Perseverar quando tudo vai bem é muito fácil; quero ver um cristão perseverar quando a cruz pesar em suas costas, quando tudo se tornar trevas equando a secura espiritual tomar conta da sua alma.

3. Sejamos perseverantes hoje, e sempre sem esmorecer ou desistir!

Não adianta começar bem, é preciso perseverar até o fim e santamente. Muitos começam bem e com louváveis propósitos, mas uma simples tentação ou desânimo, já é motivo para jogar tudo fora, abandonando a avassaladora experiência do Espírito Santo!

Jesus não prometeu o Paraíso para ninguém aqui na terra, a terra é lugar de provação e sofrimento, aquele que abraçar a cruz com amor e perseverar com alegria, esse será salvo.

“Eu preciso da Igreja” (Padre Pio)

Uma das frases que mais me impactou no filme do Padre Pio. Afinal quem sai da Igreja por causa das pessoas nunca entrou por causa de Jesus. Afinal, é possível ser Cristão sem ser Igreja? Claro que não, pois deixamos de cumprir o maior mandando “o mandamento do amor”. Vale para nós a exortação da Sagrada Escritura: Hebreus 10,25 Não abandonemos as nossas assembleias, como alguns costumam fazer. Antes, procuremos animar-nos mutuamente – tanto mais que vedes o dia aproximar-se.

4. Encerro essa meditação com uma canção maravilhosa:

Não dá mais pra voltar, o barco está em alto mar

Não dá mais pra voltar, o barco está em alto mar

Não dá mais pra negar

o mar é Deus e o barco sou eu

E o vento forte que me leva pra frente

é o amor de Deus.

Não dá nem mais pra ver o porto que era seguro

Eu sou impulsionado a desbravar um novo mundo.

Não dá mais para voltar, o barco está em alto mar… Não abandonemos nossas assembleias como alguns costumam a fazer!

Leave a Reply


1 + 8 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas