Livro de Provérbios escola de sabedoria!

Vamos conversar um pouco para conhecer o livro de Provérbios? Essa deve ser a atmosfera ao ler o livro de provérbios, o mesmo é um livro que exige reflexão, meditação, provérbios não é um livro para você ler dentro do ônibus, no meio do falatório mas um livro para você degusta-lo aos poucos observando profundamente o conteúdo que contem nas palavras que foram transmitidas peala sabedoria divina.

Imagem relacionada

leia mais….

  1. Quem é o autor do livro de Provérbios?

 O Rei Salomão é o principal escritor de Provérbios. Seu nome aparece em 1,1, 10,1 e 25,1. Podemos também presumir que Salomão coletou e editou provérbios de outros escritores.

  1. Quando foi escrito?

Os provérbios de Salomão foram escritos em cerca de 900 AC. Durante o seu reinado como rei, a nação de Israel atingiu o seu auge espiritualmente, politicamente, culturalmente e economicamente. À medida que a reputação de Israel aumentou, a do rei Salomão também. Dignitários estrangeiros dos confins do mundo viajaram grandes distâncias para ouvir o sábio monarca falar (1 Reis 4,34).

  1. Qual o estilo de Provérbios?

 O livro de Provérbios é classificado como um dos livros poéticos da Bíblia – Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiástico, sabedoria, Eclesiastes e Cânticos dos Cânticos. E como tal compõe-se de algumas características próprias. Encontramos em Provérbios

  • Aforismos (máximas como ‘tal pai, tal filho’). Ex.: Provérbios 22.6

Figuras de linguagem (símile, metáfora, alegoria, hipérbole e outras). Exs.: Provérbios 26.18,19; 11.22; 27.23-27 e 17.10

  • Paralelismos (uma frase em paralelo com outra) algo que é muito comum na poesia hebraica. Ex.: Provérbios 23,20 e 15,33.

  1. Quais são os personagens do livro de Provérbios?

A ) A pessoa que é insensata

 É aquela pessoa que é descuidada, superficial e procura a autossatisfação. O insensato despreza a instrução (1,7,22), confia muito em si mesmo (12,15), fala sem pensar (29,11), acha que sabe todas as coisas (21,24) e debocha do pecado (14,9).

2) A pessoa que é sábia

A pessoa sábia apresentada em Provérbios é bem diferente da insensata. A pessoa sábia ouve a instrução (1,5), obedece ao que ouve (10,8), é humilde (9,9), guarda a instrução recebida (10,14), ganha outras pessoas para o Senhor (11,30), foge do pecado e se desvia do mal (9,4-6,10), controla sua língua e cuida do que fala (16,23), é diligente e esforçada no seu trabalho diário (10,5).

3) A pessoa que é preguiçosa

A preguiça é uma forma de insensatez. A pessoa preguiçosa não começa a fazer nada, não completa nada e não enfrenta nada. (6,9-10, 12,27, 19,24, 22,13, 26,13-16).

  1. Qual o conteúdo?

A sabedoria divina. O conhecimento é nada mais do que uma acumulação de fatos brutos, mas a sabedoria é a capacidade de ver as pessoas, eventos e situações como Deus os vê. No Livro de Provérbios, Salomão revela a mente de Deus em assuntos superiores e nobres, assim como em assuntos ordinários e situações cotidianas. Parece que nenhum assunto escapou à atenção do rei Salomão. Questões relativas à conduta pessoal, relações sexuais, negócios, prosperidade, amor, ambição, disciplina, dívidas, educação infantil, caráter, álcool, política, vingança e piedade estão entre os vários temas abordados neste rica coleção de provérbios.

Há uma inegável praticidade encontrada neste livro, pois em seus trinta e um capítulos encontramos respostas sensatas a todos os tipos de dificuldades complexas. Provérbios certamente é o melhor “manual” já escrito e aqueles que têm o bom senso de seguir de coração as lições de Salomão vão descobrir rapidamente que piedade, prosperidade e contentamento estão disponíveis aos que pedem.

  1. Qual a promessa do livro de Provérbios?

A promessa recorrente do Livro dos Provérbios é que aqueles que escolhem obter sabedoria e seguir a Deus serão abençoados de várias maneiras: com longa vida (9,11), prosperidade (2,20-22), alegria (3,13-18) e bondade de Deus (12,21). Aqueles que O rejeitam, por outro lado, sofrem vergonha e morte (3,35, 10,21). Rejeitar a Deus é escolher loucura à sabedoria e é separar-nos de Deus, Sua Palavra, Sua sabedoria e bênçãos.

  1. Versículos que mais falam ao meu coração:

Versículos-chave: Provérbios 1,5: “Ouça o sábio e cresça em prudência; e o instruído adquira habilidade.”

Provérbios 1,7: “O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.”

Provérbios 4,23 Com todo o cuidado guarda teu coração, pois dele procede a vida.

Provérbios 6,6-9 Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, observa seu proceder e dela aprende a Sabedoria. Ela, embora não tenha chefe, nem vigilante, nem príncipe, prepara seu alimento no verão e ajunta, no tempo da ceifa, a sua comida.

Provérbios 21,1 Água corrente é o coração do rei nas mãos do Senhor: Ele o dirige para onde quiser.

Provérbios 23,26 Dá-me, filho, o teu coração, e teus olhos guardem os meus caminhos.

Provérbios 29,15 A vara e a disciplina dão Sabedoria; a criança entregue a seu capricho envergonha sua mãe.

Provérbios 31.10 A mulher de valor, quem a encontrará? Ela é muito mais preciosa do que as joias.

Conclusão: 

Como não adquirir sabedoria através dos ditados de provérbios? Esse livro é um grande manancial de salvação! Quero deixar uma dica, o livro de provérbios possui 31 capítulos por isso podemos fazer a experiência de ler um capitulo por dia marcando os versículos ao qual Deus mais fala em nossos corações.

Pois “o temor do Senhor é escola de sabedoria antes da glória está a humildade” Pr 15,33 paz e pentecostes!

Leave a Reply


8 + 5 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas