E depois da experiência do Batismo no Espírito Santo?

Ananias enviado por Deus ora por Saulo e o mesmo fica cheio do Espírito Santo! E depois da experiência do Batismo no Espírito Santo?

Resultado de imagem para saulo de tarso

Estamos no final de 2018, quero deixar uma breve reflexão para orientar aqueles que fizeram a experiência durante esse ano de graça e Avivar aqueles que já caminham no Espírito há mais tempo. Confira na íntegra!

Vou escolher para essa reflexão o jovem Saulo de Tarso considerando os sinais de sua pós-conversão, quais foram os sintomas da vida de Paulo que podemos aplicar como normativos na vida de um recém-convertido, que fez a impactante experiência do Batismo no Espírito e agora é inserido na vida do Espírito.

Texto Base: cf Atos 9,17-30

Ananias enviado por Deus ora por Saulo e o mesmo fica cheio do Espírito Santo! E depois da experiência do Batismo no Espírito Santo?

1º Recebemos uma nova visão (v,18)Caíram as escamas e Saulo tornou a ver – A experiência do Batismo no Espírito da ao novo convertido uma nova visão, chamada também pelos santos de iluminação, essa visão é dada para que possamos enxergar o que no pecado éramos impedidos de enxergar: a) Nossa condição de pecador; b) A Santidade, o amor e o poder de Deus, que nos constrange e atrai; c) A condição da sociedade, que vive sem a graça.

O Senhor veio justamente para nos dar essa visão espiritual: Jesus disse: “Eu vim a este mundo para um julgamento, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos”. João 9,39

2º O jovem Saulo imediatamente foi Batizado (v,18)O que significa ser batizado? Batizado não é apenas um rito, mas o Batismo significa comunhão, compromisso, se tornar parte do mesmo propósito. É engraçado que alguns “convertidos” se dizem batizados na pratica buscam um caminho oposto em suas escolhas e decisões.

3º Alimentou-se e recuperou suas forças (v,19).  A experiência genuína do Batismo no Espírito gera fome de Deus. Fome que se traduz em: a) vida de oração, b) leitura assídua das Sagradas Escrituras, c) busca de uma vida Sacramental (Eucaristia e reconciliação)… Quem se alimenta se fortalece, um Cristão fraco é aquele que por não se alimentar constantemente deixa a força de Deus morrer em seu coração.

4º  Desejo de testemunhar (v,20) “logo após Saulo saiu para pregar” Quem faz a experiência não se cala (cf Atos 4,20), testemunhamos primeiramente com nossa vida, mas também com a coragem de falar sobre a Pessoa e missão de Jesus para que todos sejam salvos!

5º  Começamos a causar impacto (v,21)Sua conversão tem causado impacto? As pessoas já puderam apalpar sua mudança interior através de suas atitudes? Essas atitudes se traduzem na manifestação do amor e da Santidade (cf Ef 1,4).

6º  Crescimento espiritual constante (v,22)- “Saulo se fortalecia cada vez mais”  Paulo não estagnou, mas  crescia cada vez mais em sua experiência, intimidade, convicção, zelo… O Batismo no Espírito é apenas uma porta para algo maior, a vida no Espírito (cf Gl 5,25).  Somos chamados ao mais, até crescermos na fé a estatura de Cristo.

7º Perseguição (v,23) “Os judeus confabularam para mata-lo!” –  Se você não sofre perseguição por ser um autentico Cristão é por que sua experiência ainda é superficial. Muitos Cristãos são omissos, medrosos, tímidos e covardes, preferem ser politicamente corretos, por isso o reino não se estabelece onde estamos e o mal cresce.

8º Vida Comunitária v,26 –  Saulo procurava se ajuntar aos irmãos – Saulo vai ao encontro dos irmãos, alias essa era a grande marca dos cristãos primitivos, a unidade (cf Atos 2,42; Hb 10,25)–  Os elementos citados acima só realmente são vividos quando estamos unidos a Igreja ao corpo de cristo, cuidado com a carreira solo, somos Comunidade e precisamos da mesma para sobreviver na fé.

Como você tem cultivado sua experiência com Cristo? Espero que essas breves considerações possam te ajudar no crescimento da fé. Fogo!

Leave a Reply


1 + 9 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas