Livro de números

         Resultado de imagem para livro de numeros

O livro de números é o quarto livro que encontramos na Bíblia. Ele é uma extensão do Êxodo que narra a saída do deserto para a terra de Canaã por isso esta inserido entre os cinco primeiros livros do Pentateuco, atribuídos a Moisés.

Porque esse livro recebeu esse nome?

leia mais…

Como vimos nos vídeos anteriores cada livro revela a essência que encontramos neles:

Gênesis = Origem, Êxodo = Saída, Levítico por causa dos levitas, os sacerdotes instituídos por Deus, e agora veremos o significado do livro de números.  Esse nome foi dado porque nele encontramos dois grandes recenseamentos. A palavra recenseamento significa “contagem”.

A primeira contagem do povo Israelita já encontramos no inicio do livro (Nm 1.1-3).

Antes de ingressar na terra prometida, Deus pede que contem o numero de homens acima de 20 anos, ou seja aqueles que era segundo a cultura aptos para guerra. O total dessa contagem, encontramos no versículo (45-46) 653.050 mil Israelitas, sem contar mulheres, crianças e os levitas.

O segundo recenseamento encontramos no capitulo 26.2 o total desse segundo recenseamento foi de 601.030 (v.51).

Mas por que aconteceram dois recenseamentos?

Por causa de dois grandes pecados, pecados que vamos ver em toda caminhada no deserto:

O pecado da incredulidade,  e o pecado da rebeldia.

Os Israelitas duvidaram que Deus fosse capaz de realmente introduzi-los no deserto e por isso se rebelaram contra a autoridade de Deus e de Moisés.

Um capitulo chave para compreender essa verdade é o capitulo treze.  Moisés envia doze príncipes que eram líderes das tribos patriarcais. (cf Nm 13.2), esses homens  tinham a missão de explorar a terra de Canaã, dez desses homens na expedição viram apenas as dificuldades, mas apenas Josué e Caleb viram os frutos e as bênçãos da terra prometida. Esses dez homens colocaram toda nação de Israel contra Moisés, e começaram a desejar voltar para Egito.

O Senhor ficou enfurecido com essa geração incrédula e rebelde por isso aplicou uma punição, como eles ficaram 40 dias nessa expedição, Israel deveria ficar 40 anos caminhando na terra do Egito.  Por causa do pecado eles ficam andando em circulo, o pecado faz o mesmo com nossa vida espiritual.

Vale a pena você conferir Números 26.63-65 Números 32.9-13.

O propósito divino era que entrassem em canaã um povo com uma mentalidade nova. Aqueles caminhavam no deserto por dois princípios opostos, a fé e a obediência.  Assim aqueles que não foram contados no primeiro recenseamento, agora serão contados no novo.

Essa geração convertida seria liderada por esses dois homens que possuíam a visão de Deus, Josué e Caleb.

 

Pontos interessantes:

Capitulo 10 – O povo parte com  o sinal da nuvem –  Uma prefiguração do Espírito Santo que será enviado para guiar a Igreja até a terra prometida, o céu.

Capitulo 13 – Os dois tipos de lideres espirituais: Os que veem apenas as dificuldades  (representado pelos 10 homens escolhidos).  E Josué e Caleb, (Aqueles que veem a benção e voltam com frutos).

Capitulo 12 – O Senhor revela que Moisés é seu amigo, entre eles não a segredo. Queremos chegar a tamanho nível de intimidade?

Capitulo 14 – Que fala da tentação de voltar ao Egito por causa da incredulidade e rebeldia. Será que temos caminhado sobre esses princípios?

Capitulo 21 – Narra a serpente de bronze, que foi levantada por Moisés para punir os pecados dos Israelitas, assim aqueles que olhavam para serpente levantada eram feridos e curados.  Uma prefiguração de Cristo, em João 3.14, O Evangelista aplica sobre o Cristo que seria levantado por causa dos nossos pecados, mas aqueles que voltassem seus olhos para ele seriam curados de suas feridas.

Capitulo 22 – A jumenta que Balaão fala – O Senhor revela ao profeta que é ele quem manda.

 

 

 

Leave a Reply


2 + 4 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas