Derrubando as muralhas de Jericó

LEITURA BÍBLICA Josué 6.1-5, 15-16; 20-21

Os Israelitas avançavam em marcha para conquistar Canaã, a terra prometida por Deus. Mas nesse caminho eles irão encontrar o primeiro obstáculo: Jericó.

Resultado de imagem para as muralhas de jerico

Nessa reflexão quero meditar sobre: Derrubando as muralhas de Jericó!

Irmãos existem muitas muralhas que precisamos vencer para avançarmos em busca das promessas que Deus tem para nós. Mas o inimigo de Deus o diabo, tenta nos impedir colocando barreiras, construindo muralhas para impedir nossa visão e nos paralisar.  Nesse intuito quero tirar algumas lições preciosas do Cap 6, de Juízes: ‘A conquista de Jericó” .

leia mais…

Juízes 6.1-2: 

A vitória já estava decretada. Deus já havia entregado antes mesmo da batalha a cidade de Jericó e também seus valentes guerreiros; O texto já deixa bem claro que a maior batalha não esta no plano físico que aos olhos dos Israelitas seria impossível alcançar uma vitória, mas essa batalha estava no plano Espiritual, uma batalha que poderia ser vencida somente pela fé.

Você crê que sua vitória esta decretada?

Em muitas situações de nossa vida ficamos descrentes em relação à vitória que Deus tem para nossa vida, porque nossa visão foi impossibilitada por causa das muralhas que o inimigo coloca em nossa direção.

Mas somos chamados a crer que Deus tem uma vitória no combate por meio da fé. O autor dos Hebreus diz: “Pela fé ruíram os muros de Jericó, após as voltas ao redor durante sete dias’ (Hb 11.30).

A fé revela o autor “é a certeza daquilo que ainda se espera, é a demonstração das realidades que não se veem”. A Bíblia diz que Moisés viveu com se visse o invisível, ou seja Moisés viveu pela fé, sabendo que Deus era fiel para cumprir tudo aquilo que prometeu, independente do tamanho da muralha.

Aos olhos humanos era impossível Israel vencer essa batalha:

Algumas considerações:

  • A cidade de Jericó foi à primeira cidade inimiga que o povo de Deus enfrentou na conquista de Canaã. Os Israelitas eram escravos, eles eram fracos e inexperientes, não sabiam lutar e não tinham experiência em combates.
  • Jericó era protegida um por uma grande muralha. As grandes civilizações usavam essa tática na guerra, construíam muros de proteção e do alto tinham ampla vantagem contra os inimigos.
  • Jericó tinha um Rei e valentes guerreiros treinados e preparados para combater.

Qual é o tamanho da muralha que você precisa derrubar?

Talvez seja a muralha dos vícios, das drogas, da destruição de sua família, uma enfermidade, um sonho…    Muralhas são tudo aquilo que nos impedem de ver e avançar diante a promessa que Deus tem para nós.

Nesse texto Deus da a Josué uma ordem inusitada: (v.3-5).

  • 1º Nessa batalha não serão os guerreiros que terão o papel principal no combate, mas os Sacerdotes;
  • 2º Nessa batalha não serão as armas de guerras que terão o lugar principal mas os instrumentos de louvores.
  • 3º Nessa batalha não será o General que irá a frente dirigindo os soldados, mas a Arca da Aliança;
  • 4ª Nessa batalha a muralha não será destruída por força dos armamentos atingidos contra a mesma, mas pelo clamor.

O que Deus quer ensinar?

  • Deus quer ensinar o seu povo, que a vitória não depende de nós, mas da intimidade que temos com Ele. Como esta escrita no livro de Macabeus (Mc 3,19) A vitória no combate não depende do tamanho do exército, mas da força que vem do alto.
  • Precisamos compreender que muitas áreas de nossa vida elas são materiais, mas são decidas no plano espiritual, nesse sentido necessitamos de uma grande intervenção divina, vemos no livro de Atos dos Apóstolos que a Igreja primitiva vencia todas as ciladas de Satanás, recorrendo ao poder sobrenatural da fé. (2 Cor 10.4) “As armas do nosso combate não são carnais. São armas poderosas aos olhos de Deus, capazes de destruir fortalezas”
  • Você cre que pelo poder de Deus podemos destruir fortalezas, como a cidade de Jericó?

 

O texto fala de três atitudes, que os Israelitas fizeram para obter sucesso nessa batalha:

 

  1. Estar em Comunidade: A ordem foi dada para Josué, mas deveria ser executada por toda a Comunidade. Existe um poder em nossa comunhão que não conseguimos imaginar, o Senhor diz: onde estiverem reunidos em meu nome dois ou três, eu ali estou no meio deles.
  2. Obediência à palavra. “Deus mandou darem voltas ao redor da muralha por sete dias”.

Essa é a primeira lição do texto, obedecer à palavra de Deus, às vezes até não entendemos, mas ele sabe o que é melhor para nós. Quando pecamos quebramos esse primeiro elemento que é a fidelidade ao Senhor, nos enfraquecemos e os inimigos nos vencem. Lute todos os dias para não pecar, se formos fiéis no pouco, Ele nos confiará muito mais.

  1. O louvor. Os instrumentos deveriam ser tocados continuamente enquanto o momento da graça não acontecia.

O Louvor cria em torno de nós uma atmosfera de graça, fortalece a nossa fé e esperança porque no louvor reconhecemos a grandeza de Deus, como Maria ao visitar Isabel diz: Minha alma glorifica ao Senhor por que o poderoso fez em mim maravilhas e Santo é seu nome!

  1. Clamor! (.v20 a) ao ouvir o som da trombeta, deu seu grito, desabaram de repente as muralhas.

Tudo pode ser mudado pela força da oração. Diz o Catecismo: Nada se compara ao valor da oração, ela  torna aquilo que é impossível possível, fácil o difícil é impossível que caia em pecado o homem que reza.  Nós podemos vencer batalhas, derrubar muralhas pela força da oração.

Te desafio a rezar com fé, confiança, perseverança e obediência diante as muralhas que estão em sua vida, logo verás como grande é o Senhor teu Deus.

Leave a Reply


8 + 7 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas