O que é ser um líder Cristão?

O líder é aquele que influência.  

(José Prado Flores, no livro, Formação de líderes, 1982 pag 1)

O que a Igreja mais necessita são autênticos líderes que vão adiante do rebanho e conduzam-no aos prados de relva fresca. Homens e mulheres com visão clara do plano de Deus, cheios poder do Espírito Santo para leva-lo a cabo, com sabedoria prática de como realiza-lo

O líder é aquele que faz toda diferença na comunidade cristã.

Imagem relacionada

confira na íntegra

O que é ser um líder?

O líder é aquele que influência, é aquele que consegue fazer, com que os outros façam o que precisa ser feito.

Para influenciarmos precisamos compreender a diferente entre poder e autoridade.

“Poder” é a maneira de coagir as pessoas a executarem uma tarefa, mesmo que elas não queiram realizar.  Autoridade é a capacidade de influenciar as a agirem sem que você mande, elas executam a tarefa porquê acreditam na obra e sentem prazer em realiza-las.

  • Nas palavras de Flores: “Aqueles que vão adiante do rebanho e conduzam-no aos prados de relva fresca”. Na meditação anterior citei: (João 12,32) e quando eu for levantado da terra, atrairei todos a mim”.

Quando compreendemos a obra que Cristo realizou por nós na cruz, só nos resta dizer como Paulo. (1 Cor 5,14) O amor de Cristo nos impele, Jesus nos inspira, nos motiva, nos impulsiona a dar a vida por Ele e sua obra.

As pessoas no inicio do ministério de Jesus ficavam extasiadas com sua capacidade de influenciar. (cf Lucas 4.32) Eles ficavam maravilhados com os seus ensinamentos, pois sua palavra tinha autoridade

Jesus tinha autoridade porque se diferenciava dos fariseus, que falavam bem, conheciam toda lei, tinham um status e poder perante a religião, mas não viviam o que ensinavam, colocavam fardos nas costas dos outros, que eles mesmos não carregavam.

Jesus influência “tem autoridade” aos olhos humanos, porque seu testemunho de vida convence, mas que suas palavras, posição religiosa ou status.  Jesus é o protótipo de homem perfeito e o maior líder da história. Quando em João 19,5 pilatos diz: “Eis o homem” pilatos esta profetizando que em Jesus é revelado como Deus é, e nele também se revela como o homem deve ser.

Quando encontramos na tradição a frase “O testemunho arrasta”  o testemunho que arrasta, não é o da conversão moral, mas o da total identificação com Cristo. 

(Efésios 4.12-13) Assim, ele capacitou os santos para a obra do ministério, para a edificação do Corpo de Cristo,  até chegarmos, todos juntos, à unidade na fé e no conhecimento do Filho de Deus, ao estado de adultos, à estatura do Cristo em sua plenitude.

(Filipenses 2,5) Haja entre vós o mesmo sentir e pensar que no Cristo Jesus. 

Nós devemos buscar a total identificação com Cristo, quando Paulo fala que devemos ter a mente de Cristo, ele esta falando que o caráter do Senhor deve ser impregnado em nós.

Caráter no grego significa: “estampa”, “impressão”, “gravação”, “sinal”, “marca” ou “reprodução exata”.

O caráter é uma virtude: Caráter é algo que vai sendo formado e impresso com o tempo em nosso interior, uma verdadeira marca.

Quando nascemos de novo, o caráter de Cristo começam a ser impressos em nós pela ação do Espírito Santo, nos tornando em verdadeiros cristãos.  A Igreja nos ensina a exercer as virtudes para manifestarmos o amor de Cristo em nós ao mundo.

Assim, cada um de nós pode virar um santo ou um demônio a cada dia.

Dentro de cada um de nós existe, um Santo e um pecador. Podemos viver na carne ou no Espírito, portanto como líderes podemos formar ou deformar a nossa comunidade.

O líder não é aquele que possuí um cargo, um poder, mas aquele que influência. Por isso quanto maior for a nossa influência no Reino maior deve ser a nossa busca pela conversão diária.

Encerro essa meditação com o exemplo negativo de Pedro que após ter visto Jesus por duas vezes: “Voltou a pescar e todos foram com ele”

(cf João 21,3-4)  Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Gêmeo, Natanael, de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos dele.  Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Nós vamos contigo”. Saíram, entraram no barco, mas não pescaram nada naquela noite.

continua confira a reflexão 2 https://bit.ly/2uTPYqA

 

Leave a Reply


9 + 7 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas