O EXEMPLO DO ATLETA ( 1 Cor 9.24-27)

Esse texto fala de uma competição. Podemos perceber várias palavras chave que nos indicam essa verdade: Estádio, corrida, prêmio, atleta, disciplina, luta, golpear…

A vida Cristã sempre foi comparada com práticas esportivas, principalmente envolvendo corrida e luta. Algo que é propício para compreendermos porque estamos vivendo querendo ou não em clima de copa do mundo. A copa do mundo é o maior evento esportivo do planeta, todas as nações estão com os olhos voltados para essa festividade do futebol.  De quatro em quatro anos todos correm e lutam abdicando de suas vidas para conquistar o prêmio a taça do mundo e ser a única nação campeã.

Resultado de imagem para CORRIDA E PERSEVERANÇA

leias mais…

Essa era a visão panorâmica de São Paulo quando visita a Grécia e escreve exortando os novos Cristãos aos mistérios da vida Cristã. Os gregos eram apaixonados pelos esportes olímpicos e Paulo não perdeu a oportunidade para trazer uma revelação Cristã sobre essa realidade.

Então ele trabalha sobre o exemplo dos atletas:

1º Eles viviam em busca do prêmio.

2º Corriam ou seja, viviam de tal maneira que pudessem alcançar o prêmio.

3º Viviam debaixo de extrema disciplina para competir sempre em alto nível.  

4º Competiam com propósito sempre com os olhos fixos em suas metas e objetivos.

Elementos que é comum em todo atleta profissional, todo atleta profissional se torna um mártir por seus ideais sonhados, pois sem entrega, empenho, renuncias compromissos os mesmos não chegam em lugar nenhum.  

Então o apóstolo provoca:

(v.25) Todo atleta se impõe todo tipo de disciplina. Eles assim procedem, para conseguirem uma coroa corruptível. Quanto a nós, buscamos uma coroa incorruptível!

Ou seja, os atletas abrem mão de suas vidas e dedicam por uma vitória passageira, sem mérito e nenhum valor de salvação, quanto mais nós que temos uma grande promessa devemos lutar pelo prêmio a nossa salvação.

A doutrina da Igreja ensina que ninguém foi predestinado a condenação eterna, o inferno, mas ele existe é uma possibilidade real e podemos perder nosso prêmio, a salvação, já conquistado por Jesus Cristo no calvário se não lutarmos e corrermos por nossa salvação.

Somos chamados a ser atletas de Deus, pois a vida Cristã é um combate!

São Paulo vai dizer: ( 2 Cor 4.7) Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.

Assim como nos esportes de corrida existem os obstáculos na vida Cristã também temos três grandes inimigos opositores de Cristo que tentam impedir nossa salvação.

1º Diabo – O tentador.  (1 Pd 5.8) Ele é como um leão que ruge procurando a quem devorar.

2º Mundo – O mundo esse sistema contrário ao projeto de Deus. Hoje vivemos em tempos de militância contra os valores estabelecidos por Deus em Cristo: A família em sua identidade patriarcal (pai, mãe e filhos), a vida humana em seu valor, vivemos em uma cultura de morte (O estado de todos as formas tenta aprovar leis como aborto, pena de morte, eutásia…).

– Os meios de comunicação expõe a imagem da Igreja como uma intuição falida, atrasada.

– vivemos hoje em uma degradação moral ( sexualidade, política, cultura…).

3º O pecado –  O pecado é uma ofensa a Deus, ao seu caráter e amor. Quando optamos pelo pecado estamos nos opondo ao plano de Salvação que Deus tem para nós.

Como podemos vencer essa corrida? Essa luta?

Olhando o exemplo dos atletas! 4 elementos:

1º Eles viviam em busca do prêmio.

Desejo, temos que desejam a vinda do reino de Deus “Assim rezamos todos os dias: Venha o teu reino”  no começo do cristianismo os Cristãos as vezes trocavam venham o teu reino por: “ Venha o teu Espírito” por que é no poder do Espírito Santo que adquirimos força para matar todo procedimento carnal e viver conforme a vontade de Deus, aqui na terra antecipando o céu (cf Rm 8.13).

2º Corriam ou seja, viviam de tal maneira que pudessem alcançar o prêmio.

Vida de Santidade. Diz a carta aos Hebreus: Sem a Santidade ninguém verá a Deus (cf Hb 12.14). A santidade é nossa vocação maior, todos nós no estado de vida que estamos hoje somos chamados a sermos santos.

3º Viviam debaixo de extrema disciplina para competir sempre em alto nível. 

(1 Cor 9.25) Todo atleta se impõe todo tipo de disciplina. Essa disciplina é ensina pelos padres da Igreja como ASCESE. Ascese são práticas voluntárias que podemos e devemos fazer para dominar as vontades desordenadas de nossa carne.

Segundo nossa doutrina aqueles que não alcançarem o premio o céu em vida, mas confessarem Cristo em suas vidas como Salvador e Senhor irão para o purgatório. O purgatório já é o céu, mas não em plenitude, as almas que estiverem no purgatório sofreram uma purificação, até alcançarem o estado de Santidade.

Conta a tradição da Igreja que um amigo de Padre Pio frei Daniele um dia teve um sonho, que estava no julgamento perante Deus. E nesse julgamento Deus o acolheu com alegria, dando-lhe um abraço mas fez-lhe uma repreensão: Como você não se esforçou diante de alguns pecados voluntários, você precisará ficar três anos no purgatório. Ele ficou feliz “só três dias…”

No purgatório ele sofria uma dor apavorante justamente nas partes que ele mais pecava, as horas não passavam, então ele reclamou para Deus. Essas horas não passam?

Deus lhe disse: Três horas no purgatório, equivalem a 300 anos na terra. Então ele acordou e disse ao padre Pio: Antes morrer do que pecar.

Por isso a Igreja nos ensina as práticas de penitencia, mortificações, jejuns, esmolas, caridade, paciência, misericórdia, os sacramentos… Como formas de expiar nossos pecados em vida, no texto Paulo diz: 27 Trato duramente o meu corpo e o subjugo, para não acontecer que, depois de ter proclamado a mensagem aos outros, eu mesmo seja reprovado.

4º Competiam com propósito sempre com os olhos fixos em suas metas e objetivos.

Nessa corrida que somos chamados a perseverar mas com os olhos fixos em Jesus.  Diz a carta aos Hebreus no capitulo 12.11 b -2 a – Corramos com perseverança na competição que nos é proposta, 2 com os olhos fixos em Jesus, que vai à frente da nossa fé e a leva à perfeição.

Somos chamados a fixar os olhos para Jesus, a comtemplar o Senhor. Fixar significa não perde-lo de vista, a experimentá-lo, crescendo no conhecimento e na graça de sua presença. A bíblia diz que somos mais que vencedores graças aquele que nos amou (Rm 8.37) nele temos a vitória a salvação, é como cantamos:

NADA PODERÁ NOS ABALAR, NADA PODERÁ NOS DERROTAR, POIS NOSSA FORÇA E VITÓRIA É JESUS!

Leave a Reply


9 + 8 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas