“O Senhor está no meio de nós, ou não?” Deus esta conosco ou não?

Chamou o lugar com o nome de Massa e Meriba, Prova e Discussão, porque ali os israelitas discutiram e puseram à prova o Senhor, dizendo: “O Senhor está no meio de nós, ou não?” Deus esta conosco ou não? (Êxodo 17.7)

Quantas vezes achamos que Deus não está conosco? Quantas vezes levantamos a voz para dizer que o Senhor nos abandonou e está longe? Quantas vezes olhamos ao redor e não enxergamos Deus conosco?

Resultado de imagem para aridez espiritual

Uma simples tribulação, um problema de difícil solução, uma dor ou algo que tire um pouco de nosso conforto, muitas vezes, já é motivo para questionarmos a presença de Deus ao nosso lado. A fé logo desaparece, vai embora, esconde-se. No lugar dela aparecem as reclamações e a incredulidade.

Quem nunca teve esse sentimento?

leia mais….

A Sagrada Escritura responde todas as perguntas em uma única palavra: PECADO!

O pecado cria uma barreira entre nós e Deus, um abismo nas palavras de Isaías:

Não foi o braço do SENHOR que ficou curto demais para salvar, nem ficaram surdos seus ouvidos e, ele, incapaz de escutar. Ao contrário, vossas injustiças é que viraram um abismo a distanciar-vos do vosso Deus, foram vossos pecados que esconderam a divina Face, impedindo-o de escutar (Isaías 59.1-2).

O Senhor esta relevando nessa palavra que seu poder é o mesmo: ‘Não foi o braço do SENHOR que ficou curto demais para salvar’.  Que ele não ficou surdo diante de nossas orações: nem ficaram surdos seus ouvidos e, ele, incapaz de escutar. Mas pelo CONTRÁRIO a causa raiz de não sentirmos o seu poder e experimentarmos sua presença, sobretudo na oração é justamente o pecado, pecado que não é arrependido e confessado.

O que é o pecado?

O pecado é primeiramente um NÃO CRER.  Uma incredulidade do coração humano diante a vontade de Deus. Quando o homem peca, o mesmo esta  duvidando do caráter da bondade e do amor de Deus que o exorta não para reprimi-lo tirando sua liberdade, mas para leva-lo a plenitude.  Imagine um pai exortando uma criança para não colocar a mão no fogo e essa criança desobedecendo à vontade do pai, lhe diz: Eu sou dono do meu nariz, não acredito em você e vou viver conforme o meu querer… Que ofensa!  O pecado é justamente o mesmo.

Quando o homem começa em sua liberdade a trilhar um caminho de distanciamento da vontade divina o mesmo automaticamente começa a colher suas consequências que são na maioria das vezes amargas, não por que Deus assim o quis mas por que o PERMITE uma vez que lhe deu o livre arbítrio.

Jesus revela que os problemas do mundo não são causados pelo meio em que vivemos, mas por causa da dureza de nossos corações ou seja por causa do PECADO.

 “Pois é de dentro, do coração humano, que saem as más intenções: imoralidade sexual, roubos, homicídios, adultérios, ambições desmedidas, perversidades; fraude, devassidão, inveja, calúnia, orgulho e insensatez. Todas essas coisas saem de dentro, e são elas que tornam alguém impuro” (Marcos 7.21-23).

O Catecismo da Igreja Católica (CIC) nos mostra toda a gravidade do pecado: “Aos olhos da fé, nenhum mal é mais grave do que o pecado, e nada tem consequências piores para os próprios pecadores, para a Igreja e para o mundo inteiro” (CIC § 1488).

São palavras fortíssimas que mostram que não há nada pior do que o pecado. Por outro lado, o Catecismo afirma que ele é uma realidade. O pecado está presente na história dos homens. Tudo o que há de mau na história do mundo é consequência do pecado, que começou com Adão e continua hoje com seus descendentes.

Esta aí a raiz de nosso questionamento: Deus esta conosco ou não?

Por que não percebo? Por causa do pecado.

Se estamos dispostos novamente sentir a presença viva em nós e seu poder em nossas vidas, precisamos QUEBRAR ESSA BARREIRA, chamada pecado.  Tenho para você uma boa noticia, sabendo Deus que não venceríamos sozinhos Ele já enviou de antemão um SALVADOR.

 “Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados” (Mateus 1.21).

 Ele é o caminho, a verdade e a vida… Nele não só obteremos o perdão dos nossos pecados, mas também a libertação, pois Jesus já venceu o pecado na cruz e pagou o preço de nossos atos com seu sangue. Para viver essa salvação só precisamos fazer o caminho oposto do pecado, que a Sagrada Escritura chama de conversão,  por meio da fé em Jesus.

Deus esta conosco ou não?

Clara que sim!

Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos”(Mateus 20.28 b).

Sinta hoje a presença e o seu poder. A paz e pentecostes!

One Comment
  1. Reply Bruna Dos Santos Silva Barbosa 13 de junho de 2018 at 00:34

    Louvado seja Deus!

Leave a Reply


2 + 4 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas