APARECERAM COMO UMAS LÍNGUAS DE FOGO (Atos 2.3)

 

Resultado de imagem para APARECERAM COMO UMAS LÍNGUAS DE FOGO (Atos 2.3)

(At 2, 3) “Apareceram-lhes, então, línguas como de fogo, que se repartiam e que pousaram sobre cada um deles”.

No FOGO encontra-se o simbolismo da ação do ESPÍRITO SANTO, que ao ILUMINAR as inteligências dos discípulos, os faz compreender os ensinamentos de Jesus Cristo, como prometeu na Última Ceia (cfr Jo 16, 4-14); ao inflamar de amor os seus corações, DESTRÓI os  seus temores e move-os a pregar Cristo Jesus com valentia. O FOGO, além disso, PURIFICA, tal como a ação divina limpa a alma de todo o pecado.

Confira essas três consequências de sermos atingidos pelo fogo em nossas vidas!

I. O fogo ilumina

Basta que você acenda uma fosforo em meio uma grande escuridão e automaticamente a luz começa a reinar sobre as trevas. Na luz podemos ver as maravilhas e as sujeiras que estão diante de nós. Jesus prometeu na ultima ceia que esclareceria todas as duvidas e daria entendimento aos discípulos quando o Espírito Santo viesse sobre eles.  Eis a primeira ação do Espírito Santo em nós como fogo Ele nos tira da escuridão, ILUMINANDO nossa inteligência para que possamos compreender os ensinamentos de Jesus Cristo, como prometeu na Última Ceia (cfr Jo 16, 4-14);

II. O fogo transforma –

Diziam nossos padres da Igreja: Tudo aquilo que o Espírito Santo toca Ele transforma.  Se essa regra vale para as coisas naturais, pois até mesmo uma massa informe dura de ferro, quando colocada em contato com o fogo torna-se mole, quanto mais veremos em nós a ação do Espírito Santo se Ele nos tocar.  Toda dureza de nossos corações se tornará mole, como dizia o profeta Ezequiel:

E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Ezequiel 36.26

Essa transformação, porém, é muito mais íntima e profunda por que o Espírito Santo toca nas almas com seu fogo de amor. Sob a sua ação silenciosa, porém, ativa e fecunda, o homem, livre já do pecado, pouco a pouco se inflama no amor de Deus, aprecia as coisas celestes e escuta as inspirações santas. A vinda do ESPÍRITO SANTO à nossa alma é o princípio da divinização que a sua permanência irá depois continuando, nos transformando de glória em glória segundo o Espírito do Senhor (cf 2 Cor 3.17). Sim! Porque ter o ESPÍRITO de Deus é também participar da própria vida de Deus.

Quando Samuel, inspirado pelo Céu, derramou sobre a cabeça de Saul um frasquinho de óleo para consagrá-lo Rei, dirigiu-lhe estas palavras: “O Espírito do Senhor te investirá, e serás mudado num homem inteiramente outro!” (1 Sm 10, 6), foi assim com Samuel, com Davi, com todos os profetas, apóstolos, Maria e será com todos aqueles que se deixarem transformar pelo fogo do Espírito de Deus…

 III. O fogo destrói

Quantas vezes sucedem-nos ler nos jornais que o fogo destruiu muitas casas, regiões inteiras, acarretando danos incalculáveis! Ai de quem deixasse cair um fósforo aceso em uma mata seca, num palheiro! Em poucas horas seria destruído.

 Este fogo precisamos temê-lo, e, visto que de costume ele advém por desgraças imprevistas, todos põem no seguro quanto possuem. Mas o fogo do ESPÍRITO SANTO não é um fogo que se deva temer, pois como o Senhor disse Moisés ao ver o fogo sobre a sarça ardente: Moisés notou que a sarça estava em chamas, mas não se consumia (cf Ex 3.2).

O que então o Espírito Santo destrói quando nos toca?

Os nossos pecados, as feridas produzidas pelo mesmo e nossas escravidões. O pecado é o nosso maior inimigo, mais nocivo do que qualquer mal, porque nos tira a amizade de Deus e é a ruína da alma. Mas nós podemos vencê-lo. Basta invocarmos o ESPÍRITO SANTO, e este, com a sua força, dar-nos-á aquele vigor que Ele infundiu na vida de todos os Santos. Com o seu auxílio, destruiremos o mal que habita em nós.

Portanto, se estamos em pecado e queremos a todo custo tirá-lo de nós, se a tentação quer arrancar-nos a vida da alma, invoquemos o ESPÍRITO SANTO, Ele destrói todas as ciladas do diabo.

Peçamos ao Senhor que nos aqueça com seu fogo, ILUMINADO, TRANSFORMANDO E DESTRUÍNDO o que for preciso em nossos corações…

VEM O FOGO SANTO DE DEUS E REPOUSA SOBRE NÓS COMO AS LÍNGUAS DE FOGO EM PENTECOSTES!

Leave a Reply


8 + 2 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas