COMO DECORAR UM TEXTO BÍBLICO

Resultado de imagem para memorização

Como decorar um texto Bíblico confira na íntegra!

Essa formação será pratica e objetiva não ficarei abordando pontos objetivos e claros como orar pedindo a Deus que de entendimento ou procurar lugar calmo e silencioso para aplicação do método, creio que elementos como esse já estão refletidos de forma intuitiva em sua mente. Vamos direto ao ponto:Vamos tomar como exemplo um texto da Sagrada Escritura para que possamos tentar decora-lo. Vou escolher um texto muito conhecido que chamo de coração do Evangelho:  (cf JOÃ0 3.16). De fato, Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. (Tradução CNBB).

1º Escolha sempre a mesma tradução para decorar a Bíblia:

Dependendo da tradução o sentido das palavras traduzidas do original para o português podem mudar. Exemplo a tradução da Bíblia Ave Maria: (João 3.16) Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

2º Memorize do micro para o macro.

Quando escolhemos um versículo ele está inserido em um contexto: Bíblia (antigo ou novo testamento), livro, capitulo, versículo.

Primeiro se preocupe em memorizar o livro. Gaste alguns segundos fixando sua mente no livro a ser lido. Algumas pessoas dizem: “Eu sei que texto fala dessa palavra, mas não sei aonde o mesmo se encontra”.  Primeiramente memorize o livro, em nosso caso estamos meditando no Evangelho de João, novo testamento.

Uma vez memorizado o livro, já atingimos um grande progresso, de 73 livros eu sei em qual exatamente esta o versículo que desejo decorar. Passamos para o segundo estágio: Memorizar o capitulo.

Em nosso caso: Evangelho de João, capitulo 3.  Agora novamente memorize por alguns segundos o capitulo juntamente com o livro. Passamos para o terceiro estágio: Memorize o versículo.

Evangelho de João, capitulo 3, versículo 16.  Agora memorize por alguns segundos o livro, juntamente com o capitulo e o versículo.

Finalmente chegamos no versículo!

(cf JOÃ0 3.16). De fato, Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. (Tradução CNBB).

3º Leia o versículo e deixe seus cérebro gravar palavras chave.

Essas palavras chave serão gatilhos que nos fará lembrar do texto quando ouvirmos em uma pregação, canção… e quisermos encontra-lo ou citá-lo.

Em nosso texto podemos destacar algumas palavras chave: Deus, amou, mundo, Filho único, crer, pereça, vida eterna.  Memorize essas palavras chave,  escreve apenas essas palavras e tente depois escrever ou falar todo o versículo a partir delas.

4º Escreva, fale e ensine o versículo memorizado.  

Essas três atitudes nos levará a decorar os versículos desejados com mais propriedade. Espero que essas pequenas dicas te ajudem a decorar o maior número de textos e versículos bíblicos.

 

Versículos para decorar no Novo Testamento

Mateus 9.12 2 Tessalonicenses 3.10
Marcos 1.8 1 Timóteo 4.12
Lucas 11.13 2 Timóteo 1.6
João 7.37 Tito 3.5
Atos 4.12 Filêmon 3.6
Romanos 5.5 Hebreus 11.1
1 Cor 9.16 Tiago 2.17
2 Cor 5.17 1 Pedro  3.15
Gálatas 5,22 2 Pedro 3.18
Efésios 1.4 1 João 4.8
Filipenses 1.21 2 João 1.6
Colossenses 3.1 3 João 1.11
1 Tessalonicenses 4.7 Judas 1.20
  Apocalipse 3.20

Leave a Reply


5 + 1 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas