Moisés o amigo de Deus (Êxodo 33.11)

O Senhor falava com Moisés face a face, como alguém que fala com seu amigo (Êxodo 33.11).

  Quantos amigos você tem? Não quero te deixar em crise, mas será difícil contar nos dedos quantos amigos verdadeiros nós temos em nossas vidas. Nós temos muitos colegas, pessoas se se aproximaram de nós por causa do ambiente ao qual estamos inseridos, escola, trabalho, comunidade, atividades que praticamos, até mesmo relacionamentos…  Esses relacionamentos tendem a se esfriar e até mesmo perder totalmente o vinculo quando por diversos motivos mudamos nossa rota de convivência.

O que é um amigo?  confira na íntegra: 

Imagem relacionada

O amigo é aquele que da a conhecer os segredos mais profundos de nosso coração.  Jesus vai revelar a seus discípulos que não quer ter com eles um relacionamento de servos, mas de amigos.

Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. (João 15.15).

O amigo é aquele que não temos medo de abrir nossos corações, que não temos medo de contar nossos segredos, que confiamos e temos prazer de estar, pelo simples fato do outro existir.

Deus criou o homem para se relacionar com ele, vemos no jardim do Éden que Deus todos os dias passeava no jardim do Éden para conversar com Adão, eles eram amigos. Até que o pecado quebrou essa comunhão de amizade, quando Adão pecou ele começou a ter medo de Deus e vendo Deus que o chamava ele se escondeu (Gn 3).

Desde então Deus em toda história da salvação procurou e procura não servos, mas amigos, homens e mulheres que se aproximam de Deus, se tornam íntimos, para conhecerem os seus planos e viverem suas promessas.

Hoje em dia muitas pessoas falam de Deus, mas são poucas as pessoas que falam com Deus. Falar de Deus até mesmo um ateu fala, os espiritas falam de Deus, os agnósticos, céticos, macumbeiros, políticos, atores da globo… A maioria dessas pessoas se referem a Deus como um conceito, uma matéria ou teoria, prova é que são muitas as definições dadas a Deus: Arquiteto do universo, energia cósmica, pai castigador, iluminado…

Mas poucos realmente conhecem o Deus revelado por Jesus Cristo, o Deus amor, amigo fiél, rocha inabalável, refugio seguro,           Pai amoroso.  Isso explica o porquê temos tanta dificuldade para rezar, como é difícil ficar perto de alguém que você não conhece.

O inferno nada mais é do que um cessar eternamente o conhecimento de Deus ao passo que o céu será o oposto, um eterno conhecimento de Deus.

Santo Agostinho dizia: Te conhecer mais, para te amar mais e te amando mais te conhecer melhor.  Quanto mais nós mergulharmos nesse relacionamento de conhecimento mais seremos felizes, curados, transformados, mais seremos preenchidos desse profundo vazio que tem levado muitos jovens as drogas, para uma vida fútil de prazeres que se resumem a um final de semana, e em casos extremos ao suicídio.

A oração torna o impossível possível, aquilo que é difícil, fácil, é impossível que caia em pecado um homem que tem vida de oração.

Você quer também como Moisés se tornar um amigo de Deus?

Se sim quero lhe apresentar alguns elementos que aprendemos com Moisés o amigo de Deus.

A Tenda do Encontro (Êxodo 33.7-11)

Moisés levantou a Tenda. Montou-a, fora, a certa distância do acampamento. Chamou-a “Tenda do Encontro”. Assim, todo aquele que quisesse consultar o Senhor saía até a Tenda do Encontro, fora do acampamento. Quando Moisés se dirigia à Tenda, o povo todo se levantava e ficava de pé à entrada da própria Tenda, seguindo Moisés com os olhos até ele entrar. Logo que Moisés entrava na Tenda, a coluna de nuvem baixava e ficava parada à entrada, enquanto o Senhor falava com Moisés. Ao ver a coluna de nuvem parada à entrada da Tenda, todo o povo se levantava e cada um se prostrava à entrada da própria barraca. O Senhor falava com Moisés face a face, como alguém que fala com seu amigo. Depois, Moisés voltava para o acampamento. Mas seu ajudante, o jovem Josué filho de Nun, não se afastava do interior da Tenda.

1º – Moisés Levantou a tenda : 

Quem montava? Josué? Não o próprio Moisés. Mesmo tendo um exercito a sua volta, Moises montou sua própria tenda. A tenda de Moisés era só dele; ela representava a intimidade de Moisés com Deus.

Quem constrói a nossa vida espiritual não é meu coordenador, meu colega, mas sou eu.

Você já construiu sua tenda?

Para construir uma vida de oração precisamos praticar alguns elementos:

  1. Precisamos estabelecer um lugar apropriado e fixo para rezar.
  2. Precisamos deixar para traz o que pode nos atrapalhar.
  3. Comece lendo um trecho da Sagrada Escritura: Quando lemos a bíblia, Deus fala conosco, quando oramos, nós falamos com Deus.
  4. Invoque a presença do Espírito Santo: (cf Rm 8.26) Ele vem em socorro de nossas fraquezas porque nós não sabemos rezar como convém.
  5. Conte seu dia, seus preocupações, interceda pelas situações: família, problemas, sonhos…
  6. Não tenha pressa para acabar a oração e nem fique preso ao relógio.
  7. Reze todos os dias: Moisés levantava sua tenta todos os dias: Tenho que começar a compreender que o amigo de Deus é aquele que não passa um dia sem conversar com Ele. As amizades não nascem prontas são construídas em momentos de relacionamento.

Eu preciso fazer com que as disciplinas espirituais sejam um costume diário em minha vida. A oração antes de tudo é uma conquista, a motivação nos leva a começar mais o habito nos leva a continuar.

Muitas vezes não conseguimos rezar em grupo porque não exercitamos  diariamente a oração pessoal.

2º Ele montava a tenda fora do acampamento:

Existiam duas tendas: A tenda da comunidade e a tenda do Moisés. Existem dois tipos de oração: A oração comunitária e a oração pessoal, mas a oração comunitária não substitui a oração pessoal.

A oração pessoal é a oração que entrarmos na tenda a sós para falar unicamente com Deus, deixamos de lado o celular, os amigos e apenas voltamos nossos corações para Deus.

A oração é uma necessidade vital ou seja se pararmos de rezar morremos para vida espiritual. Essa oração antes de tudo é a oração pessoal, a oração comunitária deve ser uma extensão da oração pessoal. Para isso precisamos compreender uma lei clara da vida: Para dizer sim para Deus precisamos dizer não para muitas coisas.

3º Quando Moisés entrava na tenda a glória de Deus descia.

(V,9) Essa nuvem era a presença do Espírito Santo que descia, a oração atrai a glória de Deus em nossas vidas.

(Lucas 3,21-22) Enquanto todo o povo era batizado e Jesus estava em oração, o céu se abriu e uma pomba  desceu sobre ele. E do céu veio uma voz: tu és meu filho amado.

Por que só Jesus ouviu a voz do Pai o chamando de filho amado? Por que só ele estava em oração.

4º Na comunidade vão existir dois tipos de cristãos:

(v,8) Existia dois grupos, os que experimentavam a glória de Deus e o grupo daqueles que viam a glória de Deus na vida de Moisés.

Sempre nos questionamos porque Deus usa tanto algumas pessoas e outras não? Por que Deus só usava Moisés no meio de milhares de Judeus?

Existia um segredo na vida de Moisés, o segredo era claro: Moisés tinha uma vida de oração, enquanto você não começar a sua vida de intimidade com Deus, você sempre ficará vendo Deus usar os outros e nunca você.

 Quero te falar algo: É bom ver como Deus usa  nossos irmãos de comunidade, mas nada se compara a ser usado por ele, experimentar seu poder e sua glória respondendo nossas orações.

5º Se ainda não temos tanta intimidade com Deus na oração, podemos aprender com aqueles que são mais experientes com Jesus.

(v.11) Josué nunca se afastava da tenda: Adivinha quem assumir o lugar de Moisés depois de sua morte?  O cara que ficava na tenda e nunca se afastava dela.

Com quem Deus vai contar?

Deus vai contar com quem o busca. Josué trilhos os mesmos caminhos de Moisés, por isso ele foi além de Moisés, Moisés não entrou na terra prometida, mas a terra prometida foi conquistada pela liderança de Josué.  Então se você ainda não foi usado por Deus ou experimentou seu poder na vida de oração, persevere que logo chegará a sua hora.

Deus quer contar com você, basta que você se torne seu amigo!

Leave a Reply


8 + 9 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas