“O esgotamento espiritual” um dos sintomas do arrefecimento do primeiro amor (Mateus 6.31)

 

Resultado de imagem para esgotamento

“Ele disse-lhes: Vinde à parte, para algum lugar deserto, e descansai um pouco. Porque eram muitos os que iam e vinham e nem tinham tempo para comer.” (Marcos 6.31).

  1. “O esgotamento espiritual” um dos sintomas do arrefecimento do primeiro amor (Ap 2.4);

Sintoma que infelizmente leva a desistência valentes guerreiros, almas que um dia já foram inflamados com o fogo do amor divino, que se tornaram a ponta de lança em suas comunidades, mas hoje se encontram esgotados, cansados e fatigados…

É importante frisar que esse não é um sintoma causado pela radicalidade na missão, pois a mesma é para o discípulo campo de crescimento espiritual,  mas sim do esvaziamento interior. Muitos apóstolos em toda história da Igreja caíram nessa terrível tentação de tentar dar uma resposta a crise causada pela ausência de intimidade interior com um ardor farisaico missionário, o que chamamos de ativismo.

O ativismo por sua vez é todo esforço missionário que esgota nossa vida interior, lembro de uma vez que conversando com uma jovem, lhe perguntei: Como esta sua vida de oração? a mesma respondeu: Estou muito atarefada com as atividades da comunidade e escola que não encontro tempo para rezar, faço da minha missão, minha vida de oração.  Essa jovem como já não era de esperar abandonou as atividades da comunidade e também sua convicção de fé.

Esse esgotamento espiritual é exatamente como um carro que um dia esteve com o tanque cheio de gasolina e por isso fez grandes viagens, mas não parou para novamente abastecer, pensando que o tanque cheio fosse o suficiente para todas as jornadas de sua vida. Algo que é inevitável, mais cedo ou tarde o mesmo para.

Esse é o contexto da palavra que vamos refletir, os discípulos estão voltando de uma grande missão, mas ainda havia muito trabalho para ser realizado, as multidões entravam e saiam a procura de Jesus e os doze não encontravam tempo nem mesmo para comer.  Se não tinham tempo para comer, não encontravam tempo para rezar, conviver, refletir, descansar… Jesus percebeu que eles estavam exaustos, estressados, fadigados a beira do esgotamento espiritual, e qual foi o remédio revelado pelo Senhor aos doze?

2. “O DESCANSO” 

Que maravilhoso se nós pudéssemos agora ouvir o mesmo conselho: “larga tudo o que estás fazendo e vem descansar um pouco em um lugar calmo”.

Descansar é uma válvula de escape para nossas fadigas.  Deus levou em consideração essa necessidade do homem, quando nos deu o exemplo criando o mundo em 6 dias e descansando no sétimo. E foi mais além ao transpor isto para o mandamento, não permitindo ao homem realizar coisa alguma no “sábado” do Senhor.

Jesus percebeu que era necessário que os discípulos descansassem e levou-os para um lugar deserto. Levá-los para o deserto significava desviá-los por um pouco de suas atividades, para que suas forças fossem novamente restauradas.

Esse descanso não é apenas físico, mas atinge as dimensões psicológicas e espirituais é a fadiga revelada pelo profeta Isaías no cativeiro Babilônico. “Até os adolescentes podem esgotar-se, e jovens robustos podem cambalear,”  (Isaías, 40.31). 

Fadiga ou esgotamento significa o cansaço extremo, físico, mental e espiritual, causado pelo esforço repetitivo ou trabalho intenso.

Resultado de imagem para esgotamento

Por isso é necessário era necessário DESCANSAR… assim obedecendo a ordem de Jesus, os discípulos foram com Ele, para conversar, experimentar o poder de sua presença. É  exatamente como na recuperação muscular de um atleta, é no descanso que o músculo é novamente fortalecido para as novas batalhas, se o músculo já fatigado não respeitar seus limites o mesmo sofrerá graves lesões.

Entende agora por que você precisa descansar?

O risco desse ativismo febril é que abandonamos as praticas iniciais de nossa caminhada de fé, e sem perceber nos distanciamos do Senhor. Se você se sente assim é necessário recalcular a rota. Quando paramos para novamente buscar esse refugio interior, ou mesmo a descanso para nossa mente ou físico, temos mais força para realizarmos nossos propósito e ouvir a voz do Senhor.

3. O maior descanso que o Senhor desejou para os discípulos foi de leva-los novamente a íntimidade com Ele.

Quando estamos em profunda intimidade com o Senhor encontramos descanso para nossas almas. É na oração que realmente descansamos…  Descansar não é porém toda a resposta de Deus para o problema da fadiga. Jesus retirou os discípulos do meio da multidão e os levou para um lugar calmo a fim de conversar com eles. Que privilégio poder usar algum tempo fora de seus afazeres diários a fim de ficar a sós com Jesus.

Fazendo do Senhor nosso refugio e fortaleza, assim unidos a Ele seremos Avivados no mais profundo do nosso interior. Alguns sintomas desse Avivamento:

  1. Encontramos descanso para nossa alma.
  2. Teremos paz e cura interior.
  3. Encontraremos cura, libertação, salvação em áreas especificas de nossas vidas que ainda não foram alcançadas pelo Senhor.
  4. Receberemos um novo vigor missionário.
  5. Entraremos em um novo nível de crescimento espiritual, avançaremos para águas mais profundas.

Hoje o Senhor te convida para viver em um novo estilo de vida, menos agitado, mais contemplativo, menos desgastante porem muito mais produtivo. Já diziam os Santos que se o seu dia estiver muito atarefado reze meia hora a mais, no final do dia perceberá que suas atividades se resolveram mais rapidamente.

“Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. 29.Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. 30.Porque meu jugo é suave e meu peso é leve.”
São Mateus, 11.28

 

Leave a Reply


6 + 6 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas