O amor não é sentimento, mas compromisso – (Os 6,4) Formação de líderes.

(Oséias 6.4) Que farei contigo, Efraim? Que faço de ti, Judá? Teu amor é como nuvem passageira, como orvalho da manhã, que logo evapora.

Uma das grandes causas que tem feito muitos lideres perderem a experiência do primeiro amor é justamente querermos amar o Senhor com um amor descomprometido um amor de sentimentos e não de decisão.
Nesse texto vemos Deus reclamando do amor imaturo que Efraime Judá tinham para com Ele. Um amor que não era constante radical, mas insuficiente como “nuvem passageira, como orvalho da manhã, que logo evapora”.

Resultado de imagem para COMPROMISSO COM DEUS


Gosto de quando Jesus nos ensina em Mateus 5,37 que o seu sim seja sim e seu não seja não, o que passa disso vem do maligno.

O Senhor reclama constantemente na sagrada escritura de amarmos sem convicção, por isso o amor que ele reclama em Apocalipse 2,4 “Tenho contra ti que abandonaste o teu primeiro amor”, não se refere a sentimento, mas a radicalidade de seu amor, somos chamados a ama-lo com um amor total, amaras o Senhor teu Deus, te toda tua alma, todo seu coração e todo seu entendimento.

E não podemos ama-lo dessa forma tão intensa se não estivermos dispostos a nos comprometer com Ele. Por isso essa palavra compromisso é uma palavra que me inquieta, mas que também ao mesmo tempo me irrita.
Vivemos em uma sociedade que não quer se comprometer com nada que exija trabalho, esforço, sacrifício é só meditarmos nos relacionamentos, os jovens querer ficar e os adultos querem fugir do casamento buscando uma união estável, mas sem muito comprometimento. Mas o terrível é que essa mentalidade penetrou dentro da Igreja, muitas querem ser abençoados, seja com prosperidade, cura e até mesmo o avivamento, mas poucos estão dispostos a pagar o preço de se comprometer com o evangelho.

O EVANGELHO EXIGE DE NÓS DISPOSIÇÃO DE PAGARMOS UM ALTO PREÇO.

Fui um grupo de oração esses dias e propus de darmos inicio a um seminário de vida no Espírito Santo, exigindo o mínimo dos participantes, oração pessoal diária e mais um reunião de pastoreio na semana, foi um escanda-lo, metade dos participantes disseram que iriam sair do grupo porque estava sendo exigido de mais dos mesmos.
Nessa mesma ótica muitos que são simpatizantes com a espiritualidade da Javé Nissi optam pela pastoral não porque se sentem vocacionados, mas porque querem menos trabalho, compromisso responsabilidade.
Mas precisamos compreender que a falta de comprometimento pode ser tudo menos o evangelho que Jesus veio trazer em sua nova, o Senhor não veio para melhorar nossas vidas e nos dar sossego, ele veio para transformar nossas vidas e nos tirar da zona de conforto, por meio de um grande avivamento espiritual. Fogo eu vim trazer a terra (Lucas 12,49).

O Senhor veio para incendiar a terra com o fogo do seu Espírito Santo!

Santa Teresinha do menino Jesus dizia: Uma alma inflamada pelo fogo divino não consegue ficar inativa.
Quando olhamos a vida dos primeiros cristãos o que vemos é essa realidade, diz a escrituras “eles eram assíduos” “perseverantes” “ousados” obstinados em fazer a vontade de Deus, nem mesmos as perseguições conseguiam para-los. Pedro e João vão dizer diante dos sacerdotes do templo: Não podemos nos calar diante aquilo que vimos e ouvimos. (cf Atos 4,19).
E isso não acontece sem comprometimento, porque o seguimento de Jesus exige cruz (cf Mc 8,34)
O comprometimento é fundamental no discipulado. A palavra discípulo vem da raiz da palavra disciplina, pois isso Jesus chama a multidão, aqueles que o seguiam como um artista do instagram a tomar uma decisão. Renunciar a si mesmo, tomar a cruz e segui-lo.

O líder não é aquele que tem um cargo, tempo de caminhada e nem um nome, o líder é que influência, enquanto as pessoas não nos verem crucificados com Cristo elas não sentiram seduzidas pelos evangelho.
Porque o estado islâmico tem atraído jovens pelo mundo inteiro?
Por causa de sua radicalidade. As pessoas de hoje não querem ver nossos troféus, mas sim nossos sacrifícios, as pessoas precisam nos ver como pessoas que morreram pela causa ao qual acreditam. Portando podemos ser dois tipos de lideres dentro de nossa comunidade: Os descomprometidos e os comprometidos com a obra.

A ausência de comprometimento nos leva a CINCO consequências em nossa vida espiritual:

1. PROCRASTINAÇÃO – Procrastinar é negligenciar, deixar para depois o que se deve fazer hoje.
2. MEDIOCRIDADE – Ser medíocre é sem alguém que vive sempre abaixo da média, por isso o medíocre se torna alguém insignificante, ordinário, comum.
3. HIPOCRISIA – A palavra hipócrita deriva do latim e do grego e significava a representação no teatro, dos atores que usavam máscaras, de acordo com o papel que representavam em uma peça. Muitos cristãos hoje são hipócritas vivem uma dicotomia entre a fé e a vida.
4. DESOBEDIÊNCIA – Não crer, não se submeter a palavra de Deus.
4. A TIBIEZA – Em apocalipse 3,15-16 o Senhor fala dos tíbios quando diz: Oxala fostes quentes ou frios mas o morno eu vomitarei. Irmãos ser frios é não conhecer a Cristo! O Senhor diz que é melhor você ser um cristão frio, pecador devasso, do que ser um cristão mundano, light, esses são aqueles que dão ânsia de vomito ao Senhor, ou seja são rejeitados da comunhão com Ele, mesmo se dizendo Cristãos, carismáticos, católicos.
São Pio V dizia: Todos os males do mundo são devidos aos católicos mornos.
Precisamos compreender que a vida espiritual exige cruz, aqueles que desejam seguir a Cristo precisam estar dispostos a entrar pela porta estreita, e para passarmos pela porta estreita precisamos estar dispostos a deixar para traz muitas coisas.
                                                                    Qual seria o remédio para todos esses males?
Efetivar nosso compromisso. Como efetivamos nosso compromisso?
Através da experiência do Batismo no Espírito Santo.
O batismo no Espírito Santo nos leva a sermos identificados com o propósito de Deus para nós. É por seu impulso que nos tornamos comprometidos e consagrados. Se ainda não somos comprometidos com a obra de Cristo é porque ainda não fomos batizados no Espírito Santo ou perdemos o primeiro amor.

Concluindo o batismo no Espírito Santo nos leva a duas vias que são Pedro nos mostra o termômetro para sabermos se somos comprometidos ou não: (Atos 20.28) Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos estabeleceu como guardiães, como pastores da Igreja de Deus que ele adquiriu com o seu sangue.
1. Cuidai de voz mesmos – 6 elementos: Vida de oração, formação, vida comunitária, vida sacramental, jejum ascese e disciplina, missão.
2. Cuidai do rebanho – (Pastoreio) Todo discípulo precisa ser um discipulador. Você tem se comprometido com as ovelhas do Senhor?
Lembra do que o Senhor falou a Pedro: Tu me amas? Apascenta minhas ovelhas. O Senhor cobrou de Pedro paixão pelas almas, zelo, dedicação.

Vamos rezar pedindo ao Senhor a graça de efetivarmos o nosso compromisso.

Leave a Reply


2 + 8 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas