Grupos de oração eficientes – Formação de Líderes

Grupos de oração  (Atos 4,29-31) Quando terminação a oração, todos ficaram cheios do Espírito Santo!

Irmãos,  não existe um melhor mais apropriado para o que o Espírito Santo desça do que em uma reunião de oração. Dizia a Beata Helena Guerra: É precisa que a Igreja retorne ao cenáculo, é preciso que voltemos ao Espírito Santo, para que o Espírito Santo retorne a Igreja. Confira essa formação em áudio, nela apresento três elementos para que um grupo de oração seja eficaz:

  1. Realizar reuniões de Oração eficientes.
  2. Promove vínculos de fraternidade, para que os membros se tornem um grupo e por fim uma comunidade.
  3. Gerar líderes comprometidos e identificados.

Paz e pentecostes!

Essa afirmação vem desde todo antigo Testamento e ganha sua maior força com o ensinamento do Senhor Jesus: Em ( Mateus 18.19-20) Eu vos digo mais isto: se dois de vós estiverem de acordo, na terra, sobre qualquer coisa que quiserem pedir, meu Pai que está nos céus o concederá. Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles.”

Já dizia a canção: “Quando oramos em comunidade tudo acontece tudo se torna realidade” Essa afirmação encontra uma resposta teológica: O Espírito é dado para formar o corpo de Cristo, ele edifica a Igreja através da multiforme graça de Deus, que opera em todos conforme Ele quer.  Assim o Senhor capacita sua Igreja através dos seus santos e juntos construímos a sua Igreja.

(Ef 4,11-13)  A alguns ele concedeu serem apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas; a outros, pastores e mestres.  Assim, ele capacitou os santos para a obra do ministério, para a edificação do Corpo de Cristo, 13 até chegarmos, todos juntos, à unidade na fé e no conhecimento do Filho de Deus, ao estado de adultos, à estatura do Cristo em sua plenitude.

O grupo de oração é um instrumento poderoso que Deus colocou em nossas mãos para anunciarmos sua palavra, louvarmos o seu Santo nome, experimentarmos seus prodígios, crescermos em nossos relacionamentos fraternos e formarmos novos líderes. Quase todos nós que estamos aqui recebemos a efusão do Espírito do Espírito em uma reunião de oração, são raras as exceções que o Espírito Santo é dado de maneira isolada e mesmo  quando isso acontece, ele automaticamente nos empurra para uma Comunidade de irmãos que vivam essa experiência para que a mesma não morra em nós. Foi o caso de S. Paulo que foi batizado no caminho de Damasco, mas só voltou a enxergar quando Ananias impôs a mão sobre ele. Nesse texto vemos a importância de estarmos inseridos em uma comunidade (Cf Atos 9,17-19)  Paulo automaticamente adentrou a Comunidade, recuperou a visão quando ficou cheio do Espírito Santo, foi batizado (inserido no corpo de Cristo), se alimentou (Palavra e eucaristia) e recuperou a sua força. ( É com essa força que ele vai ganhar o mundo para Jesus).

A Comunidade é para nós lugar de sobrevivência!

Aqueles que são batizados no Espírito precisam estar inseridos a mesma para que o fogo de pentecostes não se acabe.

Lembro de uma cena o filme de Padre Pio, quando o bispo o perseguia, e disse: A Igreja não precisa de você, e ele disse: Eu preciso da Igreja.

Por isso precisamos voltar os olhos para nossos grupos de oração, ELES SÃO O MEIO pelo qual o Senhor forma uma comunidade de Cristãos maduros, eles não podem deixar de ser eficientes, pois é o meio ao qual a Comunidade cresce e fortalece.

Para que um grupo de oração seja eficaz, o mesmo precisa fomentar três elementos:

  1. Realizar reuniões de Oração eficientes.
  2. Promove vínculos de fraternidade, para que os membros se tornem um grupo e por fim uma comunidade.
  3. Gerar líderes comprometidos e identificados.

Se o grupo de oração promove a abertura a esses três elementos o mesmo é verdadeiramente caracterizado como um grupo de oração eficaz.

Vamos meditar sobre cada um deles:

  1. Realizar reuniões de Oração eficientes: Ou seja, as reuniões eficientes são aquelas que realizam os objetivos do movimento. Qual é o objetivo primário da Comunidade Javé Nissi?

Promover uma abertura decisiva a pessoa do Espírito Santo, para que a experiência do Batismo no Espírito Santo aconteça e todos vivam no Espírito Santo (Gl 5,25).

Nós somos João Batista aqueles que não são a luz, mas dão testemunho da luz, para que todos sejam iluminados, nós somos aqueles que apontam para Jesus e dizemos: Eis o cordeiro Deus, é Ele que tira o pecado do mundo e batiza com Espírito Santo e fogo.

O nosso apostolo é pentecostes, nós somos o amigo do noivo, os promotores do Avivamento, aqueles que despertam o desejo, que fomentam a espiritualidade de pentecostes, como a Beata Helena Guerra que dizia: É preciso que a Igreja volte para o cenáculo, para que o Espírito Santo volte para Igreja.

Nós como líderes do grupo ao qual estamos inseridos devemos facilitar para que essa abertura aconteça. Desde a acolhida fraterna até o momento da oração final.

  • As canções devem favorecer a abertura de coração, principalmente através do louvor que é onde o Espírito mais age, onde Cristo é exaltado e reconhecido como Senhor.
  • A oração inicial deve ser mais espontânea possível ( Não deve ser mecanizada, formulada  e todos devem se abrir a mesma, desejando a presença do Espírito e clamando por sua presença de forma intima, para que a experiência aconteça).  É o que Santo Agostinho chama de apropriação da graça, ou seja a graça dada deve ser apropriada, eu não posso me apropriar da graça pelo outro, mas o outro pela tomada de conhecimento da mesma precisa deseja-la.  Por isso devemos evitar orações de repetições: Digam comigo. Eu renuncio as drogas… E devemos favorecer o protagonismo de todos através de uma oração partilhada, promovendo silencio para ouvir as profecias, exortações, palavras de sabedoria.
  • A pregação deve ser profética, despertando o desejo de que aconteça o que foi partilhado.
  • A oração final deve ser uma resposta à palavra anunciada, e todos os lideres devem ficar atentos às moções do Espírito que conduz o grupo e intervém manifestando os dons a quem ele quer.

 

Alguns elementos que bloqueiam uma reunião de oração eficiente:

  1. Falta de docilidade aquilo que o Espírito Santo quer para o grupo. Os líderes precisam estar em oração para discernir o que o Espírito quer falar. (Isaías 50.4).
  2. Ausência de sintonia entre os dirigentes do grupo ( O animador reza pedindo perdão, o orador clamando bênçãos e o pregador fala de perseverança). Afinal qual é a moção do Espírito Santo?
  3. A centralização ( Lembre-se é grupo de oração, quem reza? O grupo, e não o coordenador.
  4. Tornar o pequeno grupo em uma assembleia ( Microfones, som alto, muitos instrumentos, colocar as cadeiras de forma litúrgica).
  5. Lideres desinteressados e desanimados (Que não rezam , ficam conversando ou não valorizam aqueles que estão a frente do grupo).

 

  1. PROMOVER VINCULOS DE FRATERNIDADE PARA QUE OS MENBROS SE TORNEM UM GRUPO E POR UMA COMUNIDADE.

 

Precisamos fortalecer os vínculos de amizade. (1 Cor 15.33)  Essa verdade explicita revela uma verdade implícita.  Uma pesquisa de uma Igreja Coreana que é uma das maiores do mundo revelou que se uma pessoa não tem pelo menos 6 vínculos de amizade dificilmente ela persevera na comunidade.

 

De acordo com a Sociologia existe uma grande diferença entre um aglomerado de pessoas “reunidas no mesmo lugar” e um grupo.

Um aglomerado de pessoas é chamado de reunião:  Uma reunião constitui uma aglomerado de pessoas que, apesar da proximidade física, tem um mínimo de comunicação e de relações sociais.

Apresentam as seguintes características: anonimato, limitado contato social, insignificante modificação no comportamento dos componentes, e seus vínculos são territoriais e temporários. Pense em show, na missa, em nossa assembleia de quinta.

Pouco nos conhecemos, pouco partilhamos e comungamos nossas alegrias e dificuldades.  Esse tipo de reunião não forma Comunidade por que é uma aglomeração indiferente.

Agora vamos ver o que é um grupo:

Nos grupos sociais: há normas, hábitos e costumes próprios, divisão de funções e posições sociais definidas. Como exemplos: família, escola, Igreja, time de futebol, etc.

Os mesmos buscam atingir o bem comum. Se sacrificam e comprometem pela causa.

Características de um grupo:

  • Pluralidade de indivíduos – há sempre mais de um indivíduo no grupo;
  • Interação social – no grupo, os indivíduos comunicam-se uns com os outros;
  • Organização – todo grupo, para funcionar bem precisa de uma certa ordem interna; (LIDER)
  • Conteúdo intencional ou objetivo comum – os membros de um grupo unem-se em torno de certos princípios ou valores, para atingir um objetivo de todo o grupo;
  • Consciência grupal ou sentimento de “nós” – são as maneiras de pensar, sentir e agir próprias do grupo; existe um sentimento mais ou menos forte de compartilhar uma série de ideias, de pensamentos, de modos de agir.;
  • Assim o grupo promove: Interação entre os membros, Comunicação, Cooperação.
  • ——————— até aqui

 

No grupo perseveram aqueles que se sentem parte do mesmo, que se sentem bem acolhidos e que fortalecem fortes vínculos de amizade.

Por isso é fundamental que a reunião não seja maçante como de uma empresa e que proporcione momentos de lazer e interação.  O grupo de oração não é só lugar de salvação mas também de acolhida (Por isso não podemos apenas pregar, mas devemos nos amar). Esse é o lema da Casa de formação: Anunciar e Acolher, nós só ficamos com a primeira parte, por isso as pessoas não sentem prazer de estar em nossas atividades, grupo de oração tem que ser lugar também de convívio e comunhão.

  1. O grupo de oração precisa gerar líderes comprometidos e identificados.

 

Primeiro vamos refletir sobre lideres identificados:

Lideres identificados são aqueles que se identificam com a espiritualidade da Renovação Carismática, abertura ao Espírito Santo, as manifestações carismáticas, a nossa forma de louvar, alias só permanecem na Comunidade aqueles que se identificam.

Segundo lideres comprometidos:  São aqueles que se comprometem com os objetivos do grupo.

Algumas características:

 

  1. São perseverantes
  2. Sentem compaixão pelas necessidades do mesmo.
  3. Se preocupam com a continuidade do grupo.
  4. Rezam constantemente por ele.
  5. Apoiam os objetivos e interesse do grupo.
  6. E sempre querem que o mesmo cresça.

 

Ex: Fatinha de Itajubá

 

 

Leave a Reply


1 + 2 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas