A negação de Pedro (Mateus 26.31-35)

Quebrando a cara!  efeitos de um jovem que não tem Vida de oração (Mateus 26.31-35)

Confira na integra uma meditação sobre umas das maiores figuras do Novo Testamento “Pedro” vamos ver que nessa meditação, Jesus o chama para ter uma vida de oração mais profunda mais o kbçuam se acha autossuficiente… E por isso não reza, acompanhe em áudio e textos as consequências desastrosas de não termos uma vida de oração.

 

Nessa meditação quero frisar a figura de Pedro o maior kbçaum dos discípulos de Jesus, um desastre anunciado. Quando observamos na Sagrada Escritura percebemos que ele pensava com a boca, era imaturo, explosivo e muito impulsivo. Quando Jesus foi transfigurado  no Getsemani, o texto diz que quando Pedro estava falando, é bom para nós ficarmos aqui, vamos construir três tendas…  Desceu do céu uma nuvem de glória e os discípulos ficaram tomados de temor. Acho que aquela nuvem desceu só para calar a boca de Pedro, porque ele não sabia o que estava falando. Engraçado que o mesmo vemos depois de pentecostes na casa de Cornélio em (Atoa 10.44) o texto diz: Pedro estava ainda falando quando o Espírito Santo desceu sobre todos os que estavam na casa.

Pedro era um “boca fedida” quando abria a boca só falava…

Nesse texto depois de cantarem um salmo, Jesus cita o profeta (Zacarias 13,7) ferirei o pastor e as ovelhas dispersarão. (cf,v.32). Ai vem Pedrão: Pedro lhe disse: “Mesmo que todos se escandalizem, eu jamais”. Jesus conhecendo o intimo do seu coração diz: (v.34) Jesus lhe  declarou: “Em verdade eu te digo: esta noite, antes que o galo cante, três vezes me   negarás” Novamente o kbçudo retruca: “ (v.35) Pedro respondeu: “Ainda que eu tenha de morrer contigo, não te negarei”. E todos os discípulos disseram a mesma coisa.

Vocês conhecem jovens assim?  Que se sentem participantes da liga da justiça? Que vivem na autossuficiência sem vida de oração?

Lembro de uma vez em Itajubá que eu e a Jessica exortamos uma menina do grupo de jovens que queria dormir na casa de seu namorado. A Jessica ligou ela disse: Vocês acham que eu sou criança? Nós falamos é justamente por isso sua tonta. Ela disse: “eu tenho maturidade para dormir com ele e viver a castidade!”

Eco das palavras de Pedro: Ainda que todos te neguem eu não te negarei!, sabe o que aconteceu? Como dizia o profeta do Tchan “Depois de nove meses você vê o resultado”.

Tente imaginar aqui era de tardesinha, Jesus fala para Pedro: “Em verdade eu te digo: esta noite, antes que o galo cante três vezes me negarás” de três a quatro horas depois… Jesus estava falando que Pedro iria cair na apostasia, o abandono da fé.

Te pergunto: Estava profetizado que Pedro iria negar Jesus?

Não, estava profetizado que um deles iria trai-lo. No Salmo 41.10 esta escrito: Até o amigo que eu confiava, também aquele que comia do meu pão, levanta contra mim seu calcanhar. Foi o que aconteceu com Judas, mas não estava profetizado que Pedro iria negá-lo.

Mas como a bíblia diz:  Aquele que esta de pé tome cuidado para não cair  (1 Cor 10.12), Jesus conhecendo o coração de Pedro o exorta a oração.

A oração é o melhor remédio para você vencer a tentação.  (cf Mateus 26.36-38).

Jesus chegou com eles a uma propriedade chamada Getsêmani e disse aos discípulos: “Sentaivos, enquanto eu vou orar ali!” 37 Levou consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu e começou a ficar triste e angustiado. 38 Então lhes disse: “Sinto uma tristeza mortal! Ficai aqui e  vigiai comigo!”

Jesus falou para eles vigiem ou seja orem, porque rezar é estar com o coração em Deus. Com ele podemos  dizer: Tudo posso naquele que me fortalece (Fl 4,13), ou passo que sem ele diz o Senhor: Sem mim nada podeis fazer (Jo 15.5).

Aqui vemos um elemento mais fortes da oração segundo os padres da Igreja: A oração é um combate!

A oração é para os violentos porque orar exige esforço, luta, entrega e total decisão de coração. Orar é entrar em guerra. Agora pergunto um atleta consegue vencer um campeonato sem preparo físico?

Como que você vai viver os combates da castidade, os vícios da masturbação, discernir as propostas que o inimigo faz através do prazer, se você não tem uma vida de oração kbçuam?

Grave isso: A oração é um conquista!

Você precisa ser violento para mante-la e mais para progredir na sua vida Espíritual. Diz o catecismo CIC 2709  “Não fazemos oração quando temos tempo, reservamos um tempo para ser do Senhor”.

Se você for orar quando tiver tempo você nunca vai rezar. Você precisa conquistar esse tempo e depois cerca-lo com uma cerca de arrame farpado, diz Ranierro Cantalamessa.

Os discípulos de Jesus não tinham uma vida de oração, como estava chegando a hora da prova Jesus manda que eles fiquem em estado de alerta, ele vai um pouco mais a frente e ora…

Quando ele volta como eles encontram os díscipulos?

(v. 40) Quando voltou para junto dos discípulos, encontrou-os dormindo. Disse então a Pedro: “Não fostes capazes de ficar vigiando uma só hora comigo?

Eles estavam dormindo!

Ignãcio Larranaga  fala sobre as quatro leis da oração:

1ª Quanto mais eu rezo, mais eu tenho vontade de rezar.

2º Quanto menos eu rezo, menos eu tenho vontade de rezar.

3º Quando mais eu rezo mais Deus é Deus em mim;

4º Quando menos eu rezo menos Deus é Deus em mim;

Os discípulos não tinham uma vida de oração por isso caíram em uma profunda tibieza. “Seus olhos estavam como que pesados”

O que é a tibieza?

A tibieza segundo os padres da Igreja, é um estado da alma caracterizado pelo desanimo, por uma apatia espiritual, onde não temos vontade de rezar, força para lutar contra os pecados e perdemos o temor há Deus.

São João Crisostomo fala do exemplo do sapo. Ele diz que se você colocar uma sapo em uma bacia de agua morna e ir aquecendo a bacia aos poucos o sapo vai se adaptando a temperatura da agua até morrer cozinhado. Ele fala de o diabo faz o mesmo conosco, ele não nos arranca da vida Cristã de uma vez, mas ele vai nos cozinhando no banho maria. Ele vai te afastando do primeiro amor gradativamente, você vai deixando de rezar, vai assumindo outros compromissos, faltando as reuniões da comunidade, vai caindo em pecados maiores, logo você esta fora da Comunidade.

Os caras caíram na tibieza, eles não conseguiram rezar por uma hora, pergunto se fosse você e Jesus te pedisse para rezar por uma hora, você conseguiria?

Se você sempre dorme na oração, vive em distração, é necessário que você comece a rezar com disciplina, até que sua oração se torne um prazer.

As pesquisas cientificas dizem que para um ser humano criar um habito ele precisa executar a mesma tarefa por 21 dias.

Então se você começar a acordar 20 minutos mais cedo, para rezar por 15 minutos pela manha existira uma grande probabilidade de em menos de um mês você começar a desenvolver uma vida de oração frutuosa.

Notem no texto que Jesus repreende os discípulos por varias vezes:

(v.41) Vigiai e orai, para não cairdes em tentação; pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca”.

Aqui Jesus estava se referindo a profecia da apostasia (Zacarias 13,7) “Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão”.  Isso porque quem para de rezar morre. Faça uma experiência pergunte para os jovens de se afastaram da comunidade como esta a vida de oração deles… Eles vão falar que abandonaram a vida de oração, aí esta a causa de toda desistência e apostasia da fé.

Sabendo disso, Jesus os exorta pela segunda vez:

(v.42-45) Jesus afastou-se pela segunda vez e orou: “Meu Pai, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, seja feita a tua vontade!”  Voltou novamente e encontrou os discípulos dormindo, pois seus olhos estavam pesados. Deixando-os, afastou-se e orou pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras. Então voltou para junto dos discípulos e disse: “Ainda dormis e descansais? Chegou a hora!

Os discípulos cansaram o Senhor, ele tentou exorta-los de todas as formas, Jesus estava orando por Pedro há muito tempo (lucas 22,31-32)  “Simão, Simão! Satanás pediu permissão para peneirar-vos, como se faz com o trigo. Eu, porém, orei por ti, para que tua fé não desfaleça. E tu, uma vez convertido, confirma os teus irmãos”.

2º  Esta no v.58  Pedro seguia Jesus de longe

Nos afastamos do primeiro amor. 

Em Isaías 55.6 Procurai o Senhor enquanto é possível encontra-lo. Chamai por ele agora que ele esta perto.

Estamos vivendo um kairós é um tempo favorável para aqueles que estão seguindo de longe  se aproximarem.

Sabe qual o problema de seguirmos Jesus de longe?

Nós não nos comprometemos com a graça e nos tornamos presas fáceis do inimigo.

3º  A apostasia o abandono  da fé

Para encerrar vamos ver o cumprimento da profecia  (Mateus  26,69-75).  Pedro amarelou…

Se tornou um cristão camaleão, seu personalidade, sem convicção, a tradição da Igreja diz que ele chorou tanto que as marcas de suas lagrimas ficaram em seu rosto.

 Jesus tinha uma grande promessa para ele, mas Pedro negligenciou a vida de oração. Só depois de pentecostes que eles vão compreender que a oração não é tudo só 100%

Vamos pedir ao Senhor que nos convença, que nos torne em guerreiros de oração, para que possamos suportar a tribulação e tomar posse das vitórias que Deus tem para nós aleluia!.

Leave a Reply


1 + 6 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas