QUEM TIVER SEDE, VENHA A MIM, E BEBA! João 7.37 – (Pregação áudio MP3)
QUEM TIVER SEDE, VENHA A MIM, E BEBA!
(João 7.37-39) Pregação em áudio Mp3
Nesse texto o Senhor esta falando de algo essencial para vida humana: Aguá.
Todos nós sabemos que somos compostos de 70% de água, nosso organismo é um complexo hídrico: Absorve, transporta e elimina água constantemente. Sem comer uma pessoa pode viver até 45 dias, mas sem beber muitas pessoas não vivem mais de uma semana.
(João 7.37-39) No último e mais importante dia da festa, Jesus, de pé, exclamou: “Se alguém tem sede, venha a mim, e beba quem crê em mim” — conforme diz a Escritura: “Do seu interior correrão rios de água viva”.Ele disse isso falando do Espírito que haviam de receber os que acreditassem nele; pois não havia ainda o Espírito, porque Jesus ainda não fora glorificado.
Santo Agostinho ensina que Deus fez duas cartas de amor para humanidade. A primeira é a obra criada a natureza, a segunda é a Sagrada Escritura. Nessas duas cartas podemos compreender os mistérios de Deus. E nesse texto Jesus usa de sua obra criada para revelar seus mistérios a nós: A necessidade que temos de agua viva.
Nesse texto o Senhor esta falando de algo essencial para vida humana: Aguá.
Em todos os lugares onde há agua é escassa a morte, destruição e miséria… Quem já foi no norte de Minas e em alguns estados do nordeste pode testemunhar o que estou falando, a pobreza é abundante. No primeiro livro de Reis o profeta Elias orou e não choveu por três anos e meio, diz o texto que a miséria foi tamanha que as pessoas clamavam para morrer.
Essa realidade do mundo natural, revela uma realidade ainda maior do sobrenatural:
Aguá no contexto bíblico representa a Pessoa do Espírito Santo. Isso podemos ver de maneira clara no versículo 39 “Ele disse isso falando do Espírito que haviam de receber os que acreditassem nele.”
O Papa Paulo VI fala que a maior necessidade da Igreja é o Espírito Santo. O Espírito Santo é aquele que da a vida e transforma todas as realidades em nossa volta.
- A bíblia em Gn 1.1-2 Diz que o mundo estava em caos, tudo era trevas até que o Espírito do Senhor pousou sobre as aguas e foi transformando pela palavra de Deus o caos em ordem.
- Adão só ganhou vida, quando Deus soprou sobre suas narinas o folego de vida.
- Maria só concebeu o verbo de Deus em seu ventre porque o Espírito Santo desceu sobre ela
- Jesus esperou até os trinta anos a vinda poderosa do Espírito Santo.
- Os apóstolos só saíram em missão depois que o Espirito Santo foi derramado em pentecostes.
- Na Santa missa irmãos é o Espírito Santo quem transforma o pão e vinho em corpo e sangue de Cristo quando fazemos a oração de epiclese ou seja invocação do Espírito Santo: Mandai vosso Espírito Santo”.
- É ele quem convence os corações do Evangelho, É ele quem nos ensina a orar como convém, que nos Santifica em relação aos nossos pecados, nos da poder para testemunhar o nome de Jesus…
Poderia ficar aqui dias falando das operações do Espírito Santo e não teria fim, um dia fiquei umas três horas na capela e não consegui relembrar todas as maravilhas que o Espírito Santo faz. Mas compreenda apenas uma, sem Ele não teremos comunhão com Cristo e nossa vida será uma vida miserável, exatamente como aqueles que vivem em escassez de agua.
Por isso o Senhor clama: Se alguém tiver sede!
Ter sede é uma experiência angustiante. A fome dói o estomago mas passa, agora a sede não ela machuca e corrói por dentro, seca os lábios e leva ao desespero.
Para receber o Espírito Santo de forma abundante ao ponto de experimentarmos a vida de Deus em nós precisamos estar sedentos de Deus. Sedentos como o Salmista Davi: Ó Deus, vós sois o meu Deus, com ardor vos procuro. Minha alma está sedenta de vós, e minha carne por vós anela como a terra árida e sequiosa, sem água. (Salmo 62.2).
O que é ter essa sede: DESEJAR
Um dia um jovem chegou perto de um monge e disse que queria ter uma experiência de Deus. O monge disse: volte aqui amanha cedo as 05 da manha.
No dia seguinte o jovem veio e disse ao monge pronto estou aqui. O monge disse volta amanha no mesmo horário. E isso se repetiu por três dias.
No quarto o monge disse ao jovem vamos até o rio vou te mostrar Deus, quando chegaram a margem o monge disse vamos atravessar o rio, o jovem foi a frente o monge atrás. No meio do rio o monge subiu nos ombros do jovem e o afundou, o jovem tentava subiu e o monge não deixava, ele foi lutando e subiu com toda sua força, quando ele não aguentava mais o monge o soltou, ele subiu e respirava ofegantemente…
Então o monge disse: O dia que você desejar Deus como você desejou respirar, você terá uma experiência profunda de Deus.
- Venha a mim
Jesus se apresenta como a fonte onde se brota essa agua viva. Fonte significa agua viva que sai da terra; nascente: Lugar, onde nasce água perene. Água nascente, água que irrompe perenemente do solo. Origem; princípio. Causa.
Água que nós mais necessitamos de beber saí de uma fonte: Por isso Jesus se coloca de pé, Jesus Cristo é a fonte. O batismo no Espirito Santo jorra do coração de Jesus Cristo.
Logo se queremos beber dessa agua viva, precisamos ir ao encontro de Jesus. Pois é ele quem batiza no Espírito Santo.
Essa ida a Ele implica em duas coisas: A primeira é a fé (crer) v.38 a segunda é a conversão: Quanto mais perto da fonte mais pura a água se torna, o mesmo acontece quando nos aproximamos de Jesus, ele vai purificando nossos corações, para derramar de maneira mais abundante o seu Espírito.
Beba – Quando você esta com sede o que você faz: Pede.
Ou seja o Espírito Santo é dado na oração (lc 11.13) #AoraçaonãoétudoSó100%
Para concluir: Preciso falar da consequência da promessa:
Se você experimentar o derramamento do Espírito diz Jesus que “Do seu interior correrão rios de água viva”. Ou seja teremos vida sobrenatural dentro de nós, seremos benção de Deus para as pessoas, transformaremos realidades de morte, pecados, misérias com o poder da palavra de Deus. Aleluia! Clame por essa agua viva!
Podcast: Play in new window | Download