Maria mulher de pentecostes! (lucas 1.35)

Confira nessa meditação um ensino sobre Maria e o Espírito Santo, faço minhas as palavras do Frei  Ignacio Larrañaga, “Não sei o que Maria tem, mas aonde ela está o Espírito Santo opera maravilhas” na mesma ótica nos revela o Catecismo O CIC §724 diz:  Ela é “a Sarça ardente da Teofania definitiva” : repleta do Espírito Santo, revela o verbo na humildade de sua carne.  Acredito que Deus vai falar com você  essas duas afirmações já despertam um grande anseio de descobrirmos qual o segredo de Maria para ser tão intima do Espírito Santo. Confira esse ensino na integra, Deus você!

Resultado de imagem para maria no filme a paixão de cristo

 (Lc 1,35) O Espírito Santo descera sobre ti, e o poder do altíssimo te cobrirá com a sua sombra.

Ninguém ou melhor nenhuma criatura humana experimentou o Espírito Santo como Maria.  Faço minhas as palavras do teólogo Inácio Larrañaga: “Não sei o que Maria tem, onde ela aparece, temos manifestações do Espírito Santo”. E isso acontece desde a encarnação do verbo quando o Espírito Santo apoderou-se de Maria para que essa virgem jovem pudesse viver a plenitude do projeto de Deus.

Aqui vemos o pentecostes de Maria, sua grande experiência onde ela recebeu uma nova missão, ser a mãe do salvador “THEOTOKOS” mãe de Deus. O CIC §724 diz:  Ela é “a Sarça ardente da Teofania definitiva” : repleta do Espírito Santo, revela o verbo na humildade de sua carne.

E como ela é a sarça ardente, lugar da experiência de Deus, aonde ela esta o Espírito Santo começa a operar na vida de Maria de forma poderosa. Nesse texto vemos uma promessa em relação àquela jovem virgem que foi agraciada.

1º O Espírito Santo descerá sobre ti  –  O poder do alto desceu sobre Maria, assim ela se tornou além de ‘THEOTOKOS”, “KARITOMENE”. No texto o anjo não a chame pelo nome, mas diz de cheia da graça, revelando que o Senhor estava preparando para ela um novo estado de vida ao qual ela só poderia viver repleta do Espírito Santo.

2º Que o Espírito Santo será nela como uma sombra – Sombra significa intimidade, comunhão, proteção. Diz o Salmo 91 “Tu que estas sobre a proteção do altíssimo e moras a sombra do onipotente, dize ao Senhor: meu refugio, minha fortaleza, meu Deus, a quem confio.

Assim o Espírito Santo se uni a Maria de uma forma extraordinária.  Pergunto: Você conhece algum personagem bíblico que apenas com uma saudação, Shalon; fez com que o batismo no Espírito Santo acontecesse?

Eu conheço dois: Jesus e Maria… Não acredita? então veja comigo (cf Lucas 1,39-41) Maria saudou e Isabel ficou repleta do Espírito Santo.

Isso acontece porque Maria esta totalmente unida com Aquele que Batiza no Espírito Santo, Jesus.  Mas essa experiência é tão fantástica que Isabel também experimenta o poder dos carismas.

Com voz forte, ela exclamou: como mereço que a mãe do meu salvador venha me visitar! (v,42-43) Pergunto, quem revelou a Isabel que Maria era theotokos, mãe de Deus?

O Espírito Santo por meio do dom da palavra de conhecimento (cf 1 Cor 12,8). A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria, a outro é dado, uma palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito.

Essas duas realidades colocam Maria na mesma afirmação de Marcos sobre os apóstolos de Jesus: Então eles foram anunciar a Boa nova por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra pelos sinais que acompanhavam. (Marcos 16.20).

Toda essa realidade foi afirmada pelo anjo quando disse: Alegra-te cheia de graça o Senhor esta contigo! Aleluia!

Por isso existe uma grande comunhão entre Maria e o Espírito Santo, tanto é que Lucas enfatiza que entre algumas mulheres que estava no cenáculo no dia de pentecostes, esta Maria a mãe de Jesus, a única que foi citada pelo nome juntamente com os 12 apóstolos no meio daquelas 120 pessoas. (cf Atos 1,12-14).

Os padres da Igreja falam que Maria também passou pelo crescimento da graça, o que chamamos de vida no Espírito, assim ela já recebeu o Espírito Santo em sua concepção, o que afirmamos como dogma de fé que Maria foi concebida sem pecados, o dogma da imaculado conceição, proclamado em 1854 pelo papa Pio IX: “cumulada de graça” por Deus, foi redimida desde a concepção. depois diante da anunciação do anjo ela recebe uma nova efusão do Espírito Santo, na encarnação do verbo, e depois ela recebe o Espírito Santo no cenáculo em pentecostes. Por isso ela foi intima de Deus durante toda sua vida e realmente é magnifica e merece toda nossa veneração.

Mas nunca podemos perder de vista que Maria é uma criatura, é humana e assim como nós para viver no Espírito teve que cooperar com a ação do Espírito. Vale um ensino de Santa Teresinha do menino Jesus: antes de ser venerada, Maria quer ser imitada. Afinal todos os santos foram colocados no altar pela Igreja com essa finalidade serem exemplos de como nós também vivermos a santidade em nossa humanidade.

Debaixo desse contexto, quero colocar algumas predisposições que aprendo com Maria para que possamos experimentar como ela um grande avivamento em nossa alma.

1º Maria é uma mulher de oração. #AoraçãoNãoétudosó100%

Imagem relacionada

Qual era o segredo de Maria para ser tão intima dócil do Espírito Santo, ao ponto dEle vir à ela como uma sombra?

Sem duvida a vida de oração; a oração diz o catecismo no paragrafo 2697 é a vida do coração novo. A escritura diz que o Pai procura aqueles que são adoradores, o Espírito é atraído por aqueles que preferem a oração a tudo. Irmão o que Maria estava fazendo antes da anunciação do anjo?  Rezando, rezando, rezando.  Irmãos não existe avivamento sem oração! Como você quer ter visitação de Deus, manifestação poderosa do Espírito Santo se você não reza?

Lucas 11,13 Quanto mais o Pai saberá dar o Espírito Santo aqueles que lhe pedirem.

2º Docilidade à palavra de Deus

Maria acolheu o projeto que Deus tem para sua vida ( Lucas 1,38)  Maria disse: Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a vossa palavra.  Dize os Santos que “A Virgem Maria realiza da maneira mais perfeita a obediência da féNa fé, Maria acolheu o anúncio e a promessa trazida pelo anjo Gabriel, acreditando que “nada é impossível a Deus” (Lc 1,37)”.   

Assim ela se torna dócil ao Espírito Santo, para que Ele possa realizar nela a sua obra. E qual é a obra do Espírito Santo? Formar Cristo em nós, nos tornando Santos, nos fazendo renunciar o pecado, as obras da carne e viver os frutos do Espírito Santo. Você tem deixado o Espírito Santo gerar Cristo em você? Ou ainda o homem e mulher velhos reinam em seu coração, sua mente, ouvidos, boca?

Quer avivamento? Seja dócil ao Espírito Santo!

3º Disposição para o sacrifício!

Maria estava disposta a pagar um alto preço para cumprir o projeto de Deus.

Resultado de imagem para maria no filme a paixão de cristo

Essa disposição levou aquela jovenzinha de 12 para 13 anos a correr um grande risco:  De acordo com o contexto judaico uma mulher que fosse pega em adultério, deveria ser arrastada pelos cabelos em praça pública e depois ser apedrejada. Como Maria estava prometida em casamento, José poderia ter alegado segundo a lei de Moisés o apedrejamento de Maria por adultério.  Mas Maria não mediu esforços para fazer a vontade de Deus, ela estava disposta a pagar um alto preço, Maria não é medíocre!

O QUE É SER MEDÍOCRE? – MEDROSA, MAS MARIA ERA DESTEMIDA, ela acolheu tudo aquilo que Deus quer para ela.  Ela estava disposta a ser mártir por amor a Deus.  Maria não aceita os planos de Deus de qualquer jeito, pela metade. por isso ela se torna a mulher mais dócil de toda sagrada escritura ao Espírito Santo.

concluindo: Esse é um ensino que aprendemos no antigo testamento, quando alguém queria fazer uma oferta a Deus, ou lhe prestar adoração, essa pessoas deveria colocar o melhor sacrifício no altar. Geralmente o animal levado ao altar deveria ser o primogênito, e nela não poderia haver nenhum defeito.  Quando o sacrifício era agradável a Deus, a resposta vinha com fogo, o fogo descido do céu consumia todo o sacrifício, que subia ao céu como incenso, fumaça, santo e agradável a Deus.

Se Maria se da pela metade o Espírito não viria sobre ela, se  você não render toda sua vida, consagrando a Deus totalmente para que o plano dele não se cumpra, nunca virá avivamento sobre sua vida.

Para experimentarmos o avivamento apresento esses três caminhos: Oração, docilidade ao Espírito Santo e disposição para o sacrifício.  Hoje o Senhor veio te visitar, qual a sua resposta?

Leave a Reply


3 + 9 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas