Até que sobre nós se derrame do Espírito que vem do alto! (Isaías 32.15)

Eai jovem: Quer ser batizado o Espírito Santo?  Deus tem uma promessa para você!  Essa promessa vem do alto, volte seu coração para Jesus, abandone as coisas da terra, tudo aquilo que te prende ao pecado, ao distanciamento de Deus e espere porque o melhor de Deus esta por vir. Existe uma promessa linda sobre o derramamento do Espírito que vem do alto e da transformação que Ele veio para realizar. Acompanhe essa meditação na íntegra, Deus vai falar aos seu coração.

Esse texto fala sobre a grande expectativa da promessa, que existia no antigo testamento. Desde o pecado de Adão o homem ficou privado da gloria de Deus, aquela atmosfera de comunhão, graça, paz foi quebrada, o homem se afastou de Deus e seu coração se tornou vazio como a terra seca.

(Salmo 63,2) O Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água;

No livro de Numeros cap 11 – encontramos um deslumbre do que seria a experiência de pentecostes. Moisés era cheio do Espírito Santo, naquele tempo só os profetas, sacerdotes e reis, recebiam o Espírito Santo. Então o Senhor resolve fazer uma grande experiência, Ele manda Moisés escolher 70 anciãos que estavam no acampamento. O Senhor vem e retira um pouco do Espírito que estava em Moisés e derrama sobre os 70, os anciãos começam a profetizar mas logo param. Existiam dois jovens que estavam fora do acampamento, um chamava Eldad e o outro Medad, o Espirito desceu sobre eles da mesma forma. Quando Josué ouve os dois jovens profetizando fora do acampamento, ele corre até Moisés.

E em Número 11.29 Moisés respondeu: “Você está com ciúmes por mim? Quem dera todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor pusesse o seu Espírito sobre eles!”

Existia uma promessa sobre o derramamento do Espírito Santo e todos esperavam ardentemente pelo seu cumprimento.

Por isso o texto de Isaías 32,14 diz: O palácio esta abandonado!

O Rei não está presente. No tempo que não haviam juízes e reis sobre Israel, Deus era o Rei de seu povo. E toda autoridade que era levantada estava debaixo da autoridade do Senhor “Reis dos reis e Senhor dos senhores”  Isaías esta profetizando que: Enquanto o Espírito não fosse derramado do alto, Deus continuaria distante.

Assim dizia Anetágoras no séc II: 

Sem o Espírito Santo:  Deus está longe,  O Cristo permanece no passado, O Evangelho é letra morta,  A Igreja é uma simples organização,  A autoridade é uma dominação,  A missão é propaganda,  O culto é uma velharia e  O agir cristão uma obra de escravos.

Mas, no Espírito Santo:  O cosmos é enobrecido pela geração do Reino,  BO homem está em combate contra a carne,  O Cristo ressuscitado torna-se presente,  O Evangelho se faz poder e vida,  A Igreja realiza a comunhão trinitária,  A autoridade se transforma em serviço que liberta,  A missão é um Pentecostes,  A liturgia é memorial e antecipação,  O agir humano é deificado.

Não podemos viver sem a presença do Espírito de Deus!

O Espírito vem do alto! Se quisermos experimentar o derramamento do Espírito Santo, precisamos buscar com todas as forças as coisas que vem do alto.        (cf Cl 3,1).

Esse clima de expectativa em relação a promessa é preenchido por quatro elementos:

1ª Retidão de coração – Precisamos desejar com um coração reto, que o Espírito Santo venha para nos moldar como Ele nos quiser e não o contrário. Cabe a nós apenas o desejar, agora como vai acontecer depende de Deus, o Espírito vem do alto e não da terra, de Deus e não dos homens.  

2º Oração  – O Espírito Santo é dado na oração (Lucas 9,13) Quanto mais o Espírito Santo será dado aos que lhe pedirem.

3º Obediência  – o Espírito Santo é derramado sobre aqueles que obedecem a palavra. Quando Maria falou: “eis aqui a serva do Senhor, cumpra em mim a tua palavra” o Espírito Santo desceu sobre essa e Jesus foi gerado em seu ventre.

4º Fé – Precisamos crer que estamos debaixo de uma grande promessa e que Deus a cumprirá porque Ele é fiel.

5º Perseverança – Precisamos estar determinados sobre o que queremos nessa. Precisamos ser como Jacó na luta com o Anjo de Deus.

(Cf Gn 32,23-29) Jacó não largou o anjo enquanto não foi abençoado. Determinação, perseverança e propósito de mudança, qualidades de um homem que deseja er cheio do Espírito Santo de Deus.

 

Leave a Reply


5 + 8 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas