Existe uma cura para todas as amarguras de nossa alma: A CRUZ DE CRISTO!

A ÁGUA SE TORNOU DOCE

(Ex 15, 25) “Moisés clamou a Deus e Deus lhe mostrou um pedaço de madeira. Moisés o lançou na água, e a água se tornou doce”.

oim

Assim que o POVO de ISRAEL saiu do Egito, TERRA da ESCRAVIDÃO, DEPAROU-SE com a PRIMEIRA DIFICULDADE: a falta de ÁGUA.  Depois de caminharem por três dias no deserto sedentos chegaram em Mara, em Mara por sua vês encontraram água, mas a água de Mara era amarga e não puderam beber.  Assim o povo murmurou contra Moisés, dizendo: “Que havemos de beber?” (Ex 15, 24). Moisés clamou a Deus e Deus lhe mostrou um pedaço de madeira. Moisés o lançou na água, e a água se tornou doce.

Nesse texto aprendemos três lições sobre a vida cristã:

Nós bem sabemos que há um paralelo perfeito entre a caminhada do povo de Israel até a Terra Prometida com a trajetória da Igreja, que caminha em um deserto (o mundo em qual vivemos) em direção a Terra Prometida (Eternidade).

1º lição: Mesmo sendo libertos da escravidão do Egito passando pelo mar vermelho (figura do batismo) os hebreus tiveram que passar por tribulações, sede e angustia.

O batismo no Espírito não eliminará as tribulações, tentações e dificuldades em nossa vida. Mesmos cheios do Espírito Santo com certeza, pelo DESERTO da VIDA ele encontraremos muitas “MARAS”, isto é, AMARGURAS.  Da mesma forma que Israel passou por dificuldades, foi provado, passou por momentos difíceis e contaram com o recurso de Deus para a vitória, nós também (a Igreja) passamos em alguns momentos, por situações difíceis, mas sabendo sempre que podemos contar com o recurso de Deus (Jesus) para vencer as nossas lutas.

2º lição: As águas de Mara não podem matar a sede dos Hebreus.  A amargura da água representa o pecado, ele não pode matar nossa sede interior, mas pelo contrario, nos leva a morte. A amargura das águas precisam ser convertidas em águas doces para que o povo sobreviva.

Muito interessante que o caminho que os hebreus percorrem até Mara foram de três dias, esses três dias representam os três dias da passagem da morte para ressurreição do Senhor Jesus.

Foi no terceiro dia, justamente ao terceiro dia, quando o povo estava sedento, morrendo de sede, precisando de descanso para continuar a caminhada, que o Senhor orienta a Moisés que tomasse o lenho e jogasse sobre as águas, transformando a água amarga em doce.

Para que a água amarga se convertesse em água doce era necessária que uma madeira fosse lançada sobre as águas de Mara.

Os padres da Igreja veem nessa MADEIRA uma representação profética da CRUZ DE CRISTO. Foi exatamente na cruz, quando Jesus tomou sobre si nossos pecados que fomos curados. No capítulo 53, verso 4, quando diz que: “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

Leave a Reply


2 + 2 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas