João Batista “O cara” que arrancou o maior elogio de Jesus! (Mateus 11,11)

Nessa meditação apresento o Jovem profeta que arrancou o maior elogio de Jesus  João Batista “O cara”

O dicionário ensina que a expressão “O CARA” é uma expressão usada para designar uma pessoa de destaque, que pode realizar algo exclusivo.  Não existe uma linguagem melhor para designar João Batista e seu ministério, Isso porquê…

1)  Alguns estudiosos dizem que João Batista não pregou mais do que 2 anos. No entanto nem grandes do Antigo testamento Moisés, Davi e Elias nem os do novo Pedro e Paulo receberam o elogio que João Batista recebeu.
2)  João foi muito louco, convicto naquilo que ele acreditava e vivia o evangelho de forma tão autêntica que as pessoas o confundiam com Jesus (cf João 3,28-30) “Eu não sou o Cristo…” Testemunho radical e autêntico que mesmo sem ver Jesus em ação, imitou a Jesus radicalmente.
3)  João preparou o caminho ou seja, Ele começou um trabalho pra Jesus continuar. Na sua primeira pregação Jesus continua a pregação de João “Arrependei-vos convertei-vos” (cf Mc 1,14-15).
4)  O cara batizou  Jesus!

João tinha uma missão “Anunciar a chegada do Senhor! proclamando a conversão”  E João radicalizou tanto em seu objetivo que sua missão se tornou seu estilo de vida.  João foi tão perfeito em sua missão que arrancou um dos maiores elogios da boca de Jesus         (cf Mateus 11,11) “Em verdade, eu vos digo, entre todos os nascidos de mulher não surgiu quem fosse maior que João Batista”Mas qual era o segredo de João Batista? Como ele em tão pouco tempo conseguiu dar um salto tão grande de fé?

 

Tentando responder essa pergunta, convido você a pegar (cf Lucas 1,80) “O menino crescia e seu espírito se fortalecia. Ele vivia nos desertos, até o dia de se apresentar publicamente diante de Israel”.

 

Chamo essa meditação de: Os quatro estágios da voz que clama no deserto!

A vida Cristã é um eterno crescimento e aperfeiçoamento, quando o cristão para de crescer ele começa a morrer, por isso somos chamados a não só nascer do Espírito mas crescer  no Espírito até chegarmos a estatura de Cristo. E João progrediu rapidamente em seu ministério ao ponto de ser confundido com Jesus o sonho de todo cristão, mas vamos ver nessa meditação que João não veio pronto ele passou por quatro estágios em sua espiritualidade. Que o Espírito Santo também nos treine pois queremos ser campeões, queremos combater o bom combate terminar a carreira e guardar a fé. Que Deus te abençoe nessa leitura paz e fogo!

Primeiro estágio que João Batista enfrentou: O crescimento  espiritual!

•O texto começa: “João crescia” –  Esse é o primeiro passo para ser um campeão na vida: Temos que buscar o crescimento espiritual. João já era cheio do Espírito Santo desde o ventre (cf Lc 1,13-15); Mas à cada oportunidade ele experimentava uma nova experiência com Deus. Não podemos conformar com as experiências que já tivemos com Deus a  palavra de Deus nos exorta “Antes crescei na graça e no conhecimento do Senhor Jesus  (2 Pd 3,18)”

 

O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO é só uma introdução, um começo, um novo nascimento, mas temos que buscar uma vida no Espírito ou seja uma vida repleta do poder de Deus.  Se você não buscar um crescimento  espiritual logo você perderá a experiência de Deus. (cf Galata 3,3)Sois assim tão insensatos? A ponto de, depois de terdes começado pelo Espírito, quererdes terminar na carne? Aqui esta o motivo do porquê muitos começam mas não perseveram “podemos começar no Espírito e terminar na carne”

Após crescermos com experiências de Deus, precisamos avançar para o segundo estágio, voltemos ao texto  (cf Lucas 1,80 b) João se fortalecia .

Nos fortalecemos na vida espiritual na medida que nos enraizamos em Cristo.  Observe a exortação de Paulo aos novos convertidos: “Assim como acolhestes o Cristo Jesus, o Senhor, assim continuai caminhando com ele.  Continuai enraizados nele, edificados sobre ele, firmes na fé tal qual vos foi ensinada, transbordando em ação de graças”. (Cl 2,6-7).

Precisamos estabelecer com Cristo raiz, intimidade,  comunhão, amadurecimento. De modo especial podemos os unir a cristo e nos fortalecer em quatro elementos:

1º Vida de oração: A vida de oração é o oxigênio do cristão, cristão sem vida de oração vive como pagão.  A oração transforma nosso coração, nos da conhecimento da vontade de Deus e nos capacita para realizar a sua missão e vontade, por isso quem não reza não se fortalece.

2º Comunhão Eucarística: Basta recordarmos as palavras de Jesus “Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele”.

São Paulo exorta que muitos cristão estavam doentes porque não comungavam ou comungavam em estado pecaminoso por isso não se fortaleciam. (1 Cor 11,27-30) Portanto, todo aquele que comer do pão ou beber do cálice do Senhor

indignamente, será culpado contra o corpo e o sangue do Senhor. 2Examine-se cada um a si mesmo e, assim, coma do pão e beba do cálice;  pois, quem come e bebe sem distinguir devidamente o corpo, come e bebe sua própria condenação.  É por isso que há entre vós muitos enfermos e doentes, e não poucos têm morrido.

3º Pela meditação da palavra:  Quanto falo meditação da palavra, não falo apenas da bíblia, mas toda tradição oral da Igreja.  Precisamos conhecer a palavra de Deus e tudo o que a Igreja refletiu e ensinou sobre ela, existem milhares de livros excelentes que irão nos auxiliar no crescimento e fortalecimento espiritual. Observe o conselho que Paulo da a Timóteo seu discípulo predileto. (1 Tm 4,13) Até que eu chegue aí, dedica-te à leitura, à exortação, ao ensino. Aqueles que não leem vivem como crianças na fé, além de serem ignorantes facilmente são enganados pelas doutrinas do anticristo.

4º Pela vida comunitária: Cristão que não vive em comunidade não é cristão. É a comunidade que nos acolhe, nos ensina, nos envia e confirma nosso testemunho de vida.  Há maior arma de satanás é nos afastar da comunidade, nos afastando da comunidade automaticamente deixamos de viver esses três elementos citados acima. Antes de Jesus ensinar os discípulos a rezar ele os ensinou a ser comunidade por isso há maior tentação que temos é justamente nos afastarmos dela.

3º Fase de João Batista (cf Lucas 1,80) João vivia no deserto!

João só saiu do deserto para morrer. Sete lições sobre deserto:

1)O deserto foi o lugar que aconteceram os maiores milagres bíblicos no Antigo e no Novo testamento.
2)O deserto é o lugar onde temos maior intimidade com Deus.
3)O deserto é o lugar onde Deus fala ao coração (cf Oseias 2,16).
4)O deserto é lugar de fortalecimento para missão.  Antes de ir para missão, Jesus foi para a escola do deserto. (cf Lucas 4,1-2)
5)O deserto é lugar onde destruímos toda acomodação. Fique parado no deserto, você morrerá.
6)O deserto é o lugar onde aprendemos a vencer adversidades.
7)O Deserto é fábrica de líderes: Moisés, José do Egito, João Batista, Jesus, Paulo.

A espiritualidade do líder cristão deve ser de um deserto, recolhimento interior, escuta, mortificação, vigílias, luta para exercer as virtudes, viver a castidade. Por isso João escolheu o deserto, escolha você também!

E para concluir, entramos na quarta e ultima etapa (cf Lucas 1,80 d) João apareceu publicamente.

 

O Senhor diz: “Não se acende uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma caixa, mas sim no candelabro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. Assim também brilhe a vossa luz diante das pessoas, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus. (Mateus  5,15)

Esse treinamento tem uma finalidade nos preparar para o testemunho de vida e missão. Somos chamados a dar testemunho  de vida e pregar o evangelho em todas ocasiões. Paulo exorta a Timóteo “proclama a Palavra, insiste oportuna ou inoportunamente, convence, repreende, exorta, com toda a paciência e com a  preocupação de ensinar.( cf 2 Tm 4,2). Meu irmão (ã) no Evangelho não pode ter agente secreto, não podemos querer apenas ser telespectadores de um grupo de oração, precisamos ser protagonistas em todos os lugares onde nós estivermos.

Se você está sendo forjado pelo Espírito Santo como João Batista saiba disso: Uma hora Deus resolve abrir as cortinas do palco e chegará a sua vez.  Ele nos capacita com tudo o que precisamos para realizar sua missão.  O mundo clama por novos Batistas, homem e mulheres loucos  por  Jesus, homens e mulheres cheios do Espírito Santo que desejam mudar essa geração. E para isso Deus conta com você!  Aleluia!

Leia mais: http://voltandoparaacasadopai.webnode.com/news/joao-batista-o-cara-que-arrancou-o-maior-elogio-de-jesus-mateus-11-11/

Leave a Reply


4 + 7 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas