O Espírito Santo: O Melhor Amigo do Cristão

O Espírito Santo deve ser para nós o que o próprio Jesus foi para os discípulos quando estava em seu ministério e discipulado.

“Um amigo inseparável”.

No final de seu discipulado, chegando a hora de ir para o Pai Jesus disse-lhes:

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós” (Jo 14.16-17).

Sabendo que eles sentiriam a sua ausência e liderança na caminhada espiritual disse: “Eu vou embora, mas enviarei (Outro) para andar com vocês, ser amigo de vocês e estar com vocês”.

Respondendo a intercessão de Cristo ao Pai, o Espírito Santo vem e começou a ser derramado em pentecostes para preencher o vazio existencial na vida de todos aqueles que se abrem ao Evangelho de Jesus Cristo.  Jesus quer que você tenha COMUNHÃO COM O ESPÍRITO SANTO, o conhecendo, amando, confiando, crendo, crescendo em um relacionamento de amor, para assim dar-Lhe o lugar real que Ele merece – TODO SEU CORAÇÃO.

O Espírito Santo deve ser para nós o que o próprio Jesus foi para os discípulos quando estava em seu ministério e discipulado “Um amigo inseparável”.

Jesus veio resgatar a visão que Adão tinha com Deus antes do pecado original, que Deus é legal, “gente boa” que nos ama, se alegra com nossas vitórias, nos da força e consolo na derrota e se preocupa com nossas maiores necessidades “não é bom que o homem esteja só”. O pecado quebrou esse laço, infelizmente temos uma visão destorcida de Deus, temos medo e nos afastamos d’Ele (cf Gn 3,8).

Jesus iniciando seu discipulado vem revelar a humanidade que Deus nos ama e deseja ser nosso melhor amigo. Para isso desenvolveu um relacionamento de amizade com seus discípulos: teve comunhão com eles, comendo a mesa, partindo o pão, caminhando no dia a dia: Ele os conheceu, dirigiu, instruiu e protegeu, essas atitudes se resumem nas palavras “Não vos chamo de servos, mais de amigos”.   O que é fundamental para a vida cristã e para crescermos em nosso discipulado.  Se você ressuscitou em Cristo, é necessário buscar as coisas do alto, e nesse caminho o melhor amigo que você poderá ter em sua vida é o Espírito Santo.

Nesse artigo você compreenderá que o Espírito Santo é o melhor amigo do Cristão, e encontrará como o Espírito Santo age em nós e através de nós através dos laços de amizade que desenvolvemos com Ele, em oito elementos: Fazendo morada em nós, nos atraindo ao Pai, nos convencendo, nos guiando, nos fortalecendo, nos dando sabedoria, nos selando ao corpo de Cristo, nos consolando.  Confira esse ensino na integra e comece a desfrutar de todos os benefícios dessa verdadeira amizade.

O Espírito Santo se relaciona conosco de várias maneiras:

1º Fazendo morada em nós

“Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus?” (1Co 3.16; 6.19).

Deus na Pessoa do Espírito Santo esta mais perto de nós, que nós de nós mesmos.   Dizia Santo Agostinho: “Tarde te amei… eis que estava dentro e eu estava fora.” O Espírito Santo nos conhece, entende, está conosco e quer agir em nosso socorro.

2. O Espírito Santo Nos Atrai

Você acha que vir a Deus foi ideia sua KBÇAUM? Não foi. Você estava fugindo dEle. Se Ele não o tivesse seguido até cansá-lo, você jamais teria sido renovado em sua vida espiritual.  O Espírito Santo que nos seduz, usando de todos os elementos possíveis para nos resgatar ao Pai.

“Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer” (Jo 6.44).

3º O Espírito Santo Nos Convence

“Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém eu for, eu vo-lo enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim” (Jo 16.7-9).

O Espírito Santo nos convence – Sem o poder convincente do Espírito Santo, você nunca teria percebido sua necessidade do Salvador. Ninguém voluntariamente desistiria de seu pecado e daria as costas a este mundo em verdadeiro arrependimento – exceto quando o Espírito Santo coloca Seu dedo no coração da pessoa e a convence das verdades espirituais.

3º O Espírito Santo Nos Ensina

“Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia” (At 16.14).

Ele abre nosso entendimento para o Evangelho. Quem trouxe Lídia a um entendimento do Evangelho? O Espírito Santo.

O Espírito Santo abre a nossa mente, revela a dimensão do mistério da fé.

Sem o Espírito Santo, as pessoas não conseguem entender as coisas espirituais: “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1Co 2.14).

4º O Espírito Santo Nos Sela

“Também vós (…) tendo nele crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa” (Ef 1.13). O selo é o carimbo que designa propriedade, uma transação terminada. Quando você é batizado, você é marcado, selado e liberto pelo Espírito Santo de Deus.

O Espírito Santo insere no corpo de Cristo: “Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem” (2Tm 2.19).

5º O Espírito Santo Nos Consola

O Espírito Santo é nosso consolador “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja sempre convosco” (Jo 14.16).

Uma vez que o Espírito Santo tenha selado você no corpo de Cristo e habita em você, Ele o conduz pela vida toda. Desde o menor pesar até a mais profunda dor, Ele lhe dá o consolo que ninguém mais pode dar.

6º O Espírito Santo Nos Guia

“Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir” (Jo 16.13).

Jesus é o caminho o Espirito Santo nos coloca no caminho. Sem a guia do Espírito Santo, andamos como cegos, tateando de lá para cá, como um navio sem leme numa noite escura e de tempestade. Não! Você pode caminhar na luz à medida que o Espírito Santo abre seu entendimento, guia você, ensina você, instrui você e dirige você em meio a este mundo.

7º O Espírito Santo nos dá poder

“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas” (At 1.8). O Espírito Santo é o Cireneu que nos ajuda a carregar a cruz, Ele nos fortalece, com revestimento de poder para missão e testemunho.

8º O Espírito Santo Intercede por nós

“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis” (Rm 8.26).

Ele é o Espírito da oração e da intercessão que leva nossos clamores a Cristo e ao Pai.

Temos um amado amigo na Pessoa do Espírito Santo. Ele é para nós o que Jesus foi para os discípulos. E devemos ser para Ele o que os discípulos foram para Jesus. Como somos abençoados por termos um Amigo como Ele!

Comece hoje a rezar com mais simplicidade e profundidade clamando a presença desse hospede da alma em seu coração, e sua vida nunca mais será a mesma. Aleluia!


Autor: Rodrigo dos Santos Jesus (Rodriguinho) – Ministério Marcos

Leave a Reply


2 + 3 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas