Salvos pela graça!

(Efésios 2,8) É pela graça que fostes salvos, mediante a fé. E isso não vem de vós: é dom de Deus!

Resultado de imagem para a graça

O que é graça?

Leia mais

Graça é um favor imerecido de Deus em nosso favor, um dom e não mérito de nossa parte. Quando encontramos na bíblia que somos “salvos pela graça” a Bíblia nos remete ao contexto judaico ao qual os fariseus e escribas ensinavam que o homem era salvo pela lei ( pelos seus méritos); Mas a lei que é boa foi dada por Deus não se mostrou suficiente pois se tornou um fardo pesado e o insuportável, ao invés de salvar leva-va o homem a condenação, pois o mesmo tinha o conhecimento mas não a força.

É o que testemunhou São Paulo:

“Portanto, descubro em mim esta lei: quando quero fazer o bem, é o mal que se me apresenta. Não faço o bem que quero, mas faço o mal que não quero. Ora, se faço aquilo que não quero, então já não sou eu que estou agindo, mas o pecado que habita em mim. Como homem interior, ponho toda a minha satisfação na Lei de Deus; mas sinto em meus membros outra lei, que luta contra a lei de minha mente e me aprisiona na lei do pecado, que está nos meus membros. Infeliz que eu sou! Quem me libertará deste corpo de morte?” Graças sejam dadas a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. Em suma: pela minha mente sirvo à Lei de Deus, mas pela carne sirvo à lei do pecado.” (Romanos 7,20-25).

O que aprendemos?
a) O homem não pode salvar-se por si mesmo.

“Todo aquele que comete o pecado se torna escravo do pecado” e o “salário do pecado é a morte” Quando o homem inflige uma só lei se condena por toda ela, assim está destinado à morte eterna condenado pela justiça da lei.

b) Portanto o homem necessita de um Salvador.

Essa é a maravilha que São Paulo descobre em sua experiência de salvação, Jesus é o salvador, Ele que estava imune a maldição da lei pois não pecou, se tornou maldição tomando sobre si os nossos pecados e nos justificou pelo derramamento de seu precioso sangue na cruz (cf 1 Pd 1.18-19).

Essa graça foi adquirida na cruz é mérito e dom de Cristo mas existe um paradoxo ao mesmo tempo a mesma deve ser acolhida pelos homens para sua salvação.

Como acolhemos a graça?

Pela obra de conversão. Nessa obra o Espírito Santo opera em nós de três formas:
a) Trazendo o arrependimento e a purificação de nossos pecados (cf João 16.8).
b) Nos santificando – imprimindo em nós o caráter de Cristo. Que haja entre vós os pensamentos e sentimentos de Cristo Jesus (filipenses 2.5).

c) Renovando o homem interior – o transformando de glória em glória através da experiência do Batismo no Espírito e a vida no Espírito.

Assim, a medida que cooperamos com a obra do Espírito Santo ele se manifesta em nós e através de nós.

a) Em nós – pelos frutos – “O fruto do Espírito, porém, é: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, lealdade,mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não existe lei.” (Gálatas 5,22-23).

b) Através de nós pelos carismas – Carismas são as manifestações do Espírito Santo de forma visível para edificação da Igreja ( curas, milagres, profecias, dons de línguas, sabedoria, discernimento dos Espíritos…)

Em fim louvemos ao Senhor Jesus Cristo pois somos salvos hoje por meio de sua graça.

Leave a Reply


1 + 9 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas